quinta-feira, 3 de julho de 2014

ROTEIROS DE TRABALHOS - 9º ANO – A e B

1)    HISTÓRIA – Profª Cleonice

Ø  Governo Juscelino Kubsticheck
TODO TRABALHO DEVERÁ SER DIGITADO E FORMATADO NAS NORMAS DA ABNT, OU SEJA, CAPA, CONTRACAPA, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONCLUSÃO E BIBLIOGRAFIA.

2)    FILOSOFIA – Profª Cleonice

Ø  A Filosofia de Hegel
TODO TRABALHO DEVERÁ SER DIGITADO E FORMATADO NAS NORMAS DA ABNT, OU SEJA, CAPA, CONTRACAPA, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, CONCLUSÃO E BIBLIOGRAFIA.

3)    GEOGRAFIA – Profª Loide

 TEMA: Aquecimento global, destacando os seguintes itens:
a)    Efeito estufa
b)    Buraco na camada de Ozônio
c)    Chuvas acidas
d)    Ilhas de Calor
e)    Inversão térmica
f)     Biodiversidade
Obs: Colocar anexos – poderá ser em dupla.
Deverá ser feito da seguinte forma:.
o   Manuscrito
o   Capa – papel almaço sem pauta
o   Contracapa
o   Índice
o   Introdução
o   Conclusão
o   Bibliografia ou fonte de pesquisa
          Anexos

4)    Inglês – Profª Alexandra

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior à data marcada do trabalho.
  

5)    Trabalho  Língua Portuguesa -  9°B – Profª Sandra Pimentel

O Trabalho de Língua Portuguesa tem como tema “Texto dissertativo- argumentativo”.Os alunos nas aulas de Redação receberão uma apostila com explicações e exercícios propostos. O trabalho visa desafiar a sustentar seu ponto de vista sobre determinado tema, leitura sobre os mais variados assuntos, organizar as ideias e selecionar as mais importantes, a fim de desenvolver sua argumentação. Toda a aula terá uma discussão  com o intuito de expandir  as ideias  e reforçar o poder argumentativo.Trabalho individual

6)    Arte – Profº Leonardo Bandeira

            Confecção de livreto ilustrado com no mínimo de dez paginas.
            Desenvolvimento:
            O trabalho será iniciado em sala de aula com disponibilidade de duas aulas. Se necessário             o aluno deverá terminar o trabalho em casa para entrega na data marcada.
            Material:
·         Papel sulfite;
·         Duas folhas de papel canson A4;
·         Lápis de cor;
·         Cola liquida.
O trabalho poderá ser feito em grupo de até quatro pessoas.

7)  Física – Prof. Eric

Tema: Experimentos de Física – Reflexão da luz
1º Parte: Com o tema proposto, os alunos se dividirão em grupos (máximo de 5 pessoas), podendo trabalhar individualmente se desejarem (fica a critério dos alunos a escolha do grupo, então pense bem antes de forma-lo).
32 Parte: Com seu conteúdo em mãos, os alunos farão uma pesquisa sobre um experimento cabível e apresentável no dia da entrega (evitar experimentos que envolvam materiais caros ou difíceis de encontrar).
3º Parte: Os grupos deverão entregar uma parte escrita, onde detalharão todos os passos do experimento (materiais, procedimentos, bibliografia) e também colocarão as funções de cada aluno do grupo.
4º Parte: Na data prevista, os alunos apresentarão seu experimento para o professor, que avaliará o desempenho na parte escrita, na apresentação e em alguma ressalva sobre a função de cada aluno do trabalho.

8)  Química – Profª Daniela

Ocorrerá em sala de aula, através de exercícios com conteúdo ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

9)    ESPAÑOL - Profª Uilma Melo

Para todos los trabajos:

- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema, nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), asignatura, profesora -, índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

         Colegio Davina Gasparini


             


       Título del trabajo



Por

Nombre y número del estudiante
Grado y grupo
Clase de Español
Sra. Uilma Melo

Fecha






















Tema: Guía del ocio.
Proyecto – Páginas 88 y 89 (adaptado).
En grupos de 3 ó 4 alumnos. Cada grupo de elegir un tipo de actividad (culturales, gastronómicas, o de entretenimientos) para crear la guía del ocio.
Para cada una de las indicaciones deben escribir un pequeño texto con sus principales características, precio, horario de funcionamiento, dirección y opciones de medio de transporte. Para buscar los datos se puede investigar en internet o visitar los sitios personalmente. No se olviden de buscar buenas imágenes para la guía. La guía debe ser hecha en PowerPoint y presentada en clase.

10) Matemática - 9o.ANO A - Prof.TIEMI

Tema:  Nós e Pitágoras
Objetivo:
Aplicar o Teorema de Pitágoras.
Material:
Ø  Folha de papel quadriculado (de 0,5 cm ou 1 cm)
Ø  Régua, lápis, borracha
Ø  Fotos e figuras retangulares



Procedimentos:
            Trabalho em grupo, realizado em sala ou a critério da professora. Cada integrante do grupo deverá trazer recortes de figuras quadradas ou retangulares retiradas de revista ou jornal. Esses recortes deverão ser colados no  papel quadriculado, que servirá para determinar a medida do comprimento e da largura da figura utilizada e, em seguida, deverá então ser determinada a diagonal da figura utilizada, aplicando-se o Teorema de Pitágoras. Se o número encontrado for irracional, deve-se transformar esse número em uma raiz exata e em outra não exata, extraindo-se a raiz exata.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Estimativa de comprimento e largura
Ø  Cálculos
Ø  Apresentação final

11)  Língua Portuguesa – 9º ano A Prof. Leo Chahad

Cartaz de “Introdução aos Estudos de Literários” no Ensino Médio

Objetivo: Fazer com que o aluno reúna informações sobre os principais autores de literatura portuguesa e brasileira a serem estudados no Ensino Médio, de modo a estabelecer breve perfil sobre sua composição literária. Além disso, pretende-se que o aluno reconheça a presença de figuras de linguagem nos textos literários, tomando-as como recurso expressivo e estilístico na linguagem conotativa, criativa e poética.

Autores selecionados



1.        Luís Vaz de Camões;
2.        Fernando Pessoa;
3.        José Saramago;
4.        Padre Antônio Vieira;
5.        José de Alencar;
6.        Castro Alves;
7.        Machado de Assis;
8.        Olavo Bilac;
9.        Monteiro Lobato;
10.      Augusto dos Anjos;
11.      Mário de Andrade;
12.      Oswald de Andrade;
13.      Manuel Bandeira;
14.      Guimarães Rosa
15.      Graciliano Ramos;
16.      Cecília Meirelles;
17.      Jorge Amado;
18.      Clarice Lispector.



O cartaz deverá ser elaborado individualmente ou em duplas, conforme orientações a seguir:

  1. Título do cartaz (no centro deverá ser colocado o nome do autor escolhido);

  1. Foto representativa (do lado esquerdo);

  1. Breve biografia do autor (abaixo da foto – lado esquerdo);

  1. Citação / trecho de um texto em prosa ou em verso representativo no qual se destaque uma figura de linguagem utilizada pelo autor (lado direito – porção superior);

  1. Explicação teórica sobre figura de linguagem encontrada no item anterior. (lado direito - porção inferior).

Exemplo:











Observações importantes:
a) As informações do trabalho deverão ser digitadas e/ou recortadas, e coladas no Papel Color Plus®
b) O aluno que fizer o cartaz usando letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra impecável, pois os trabalhos serão expostos;
c) Os dados sobre o trabalho serão apresentados ORALMENTE, na forma de SEMINÁRIO, tal como fizemos no 1º bimestre! (Sem consulta ou papel na mão)
Bom trabalho!

12)Educação Física – Profª Michelle
Cronograma 3 bimestre
Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre os fundamentos do vôlei, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles . 
Em quadra um aluno de cada grupo ira demonstrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0 

Vôlei Guiado

Recursos: 1 bola de voleibol, rede de voleibol  pedaços de tecido com 2 metros ,toalha ou lençol.

Formação: dois grupos 

Organização: os grupos formarão quartetos, sendo que dois participantes terão os olhos vendados. Cada quarteto com um pedaço de tecido. Os participantes de olhos vendados deverão estar em pontas opostas do tecido.

Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a bola lançada com o tecido. A bola poderá dar um toque no chão.

.



Pratica em quadra exercícios de vôlei em grupo 
Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do jogo em questão.( vôlei )

13)Educação Física – Prof.Bruno

Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre os fundamentos do vôlei, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles . Em quadra um aluno de cada grupo ira demonstrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
14)Trabalho de Matemática – Prof. Carlos – 9º ano B

O trabalho será dividido em duas partes.
1ª Parte: (5,0 pontos) - Lista de exercícios que deverá ser feita em casa e entregue na data da realização do trabalho em sala.

2ª Parte: (5,0 pontos) - Exercícios realizados em sala de aula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário