sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ROTEIRO DE TRABALHOS DO 4º BIMESTRE - 7º ANO A/B

1)    FILOSOFIA (profª Cleonice)
Os trabalhos desse bimestre serão realizados em sala com o auxílio de uma pesquisa cujo tema será explicado em sala. Para tal ação os alunos deverão pesquisar de forma bem simples o tema e trazer no dia estipulado em sala.
TEMA : INCLUSÃO SOCIAL

2) Matemática - 7o.ANO A – Profª TIEMI
Objetivo:Cálculo de porcentagem sobre juros, operações com os números racionais e preenchimento de cheque.
Material:
Ø  Folheto de supermercado com produtos que tenha juros no pagamento a prazo
Ø  Folhas de sulfite
Ø  Modelo de folhas de talão de cheque
Ø  Lápis, borracha, tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Cálculos sem utilização de calculadora
Ø  Preenchimento correto das folhas do cheque
Ø  Compromisso do aluno na realização da prévia
Procedimentos:

            O trabalho será iniciado em aula e deverá ser realizado individualmente ou a critério da professora. O aluno deverá escolher um produto no folheto de compras onde o valor a pagar a prazo seja diferente do valor a vista. Na folha de sulfite deverão conter o recorte do produto, o resumo de compra, os cálculos de juros e porcentagem. Na folha modelo de cheque, devem estar preenchidos corretamente cada folha com sua respectiva data e saldo. Atenção ao saldo inicial pré-estabelecido pela professora.

3)    MATEMÁTICA (Profº Carlos) - 7º ano B – o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação do professor.

4)  INGLÊS – (Profª Alexandra) 7º ano A e B -– o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação da professora, em dupla e uso do dicionário.

5)   Geografia – (profª Loide)  Pesquisa:
Tema: Estatuto do Idoso
Considerar os seguintes aspectos:
a)    O que é o Estatuto do Idoso;
b)    Quando foi aprovado;
c)    Quais os principais pontos do estatuto;
d)    O Estatuto e o trabalho do idoso no Brasil;
e)    Comentários pessoais sobre o Estatuto.
Poderá ser feito individual ou dupla. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.


6)    História – (profª Loide) Pesquisa
Tema: As invasões francesas no Brasil.
Considerar os seguintes aspectos:
a)    Motivações das invasões francesas;
b)    Áreas do território brasileiro invadidas;
c)    Alianças com os povos da terra (indígenas);
d)    Confederações dos Tamoios;
e)    Administração francesa no Rio de Janeiro e Maranhão; e
f)     Como se deu a expulsão dos invasores franceses.
Poderá ser feito individual ou dupla. Deverá ser entregue com a capa( identificação do aluno, sala, data  e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.


7) Português – 7º ano A Prof. Leo Chahad
Análise de conto policial, de suspense e mistério
Objetivo: Fazer com que o aluno identifique elementos estruturais do gênero “conto”, fazendo-o perceber que se trata de uma narrativa breve, condensada, estruturada por meio de personagens cujas ações (enredo - situação inicial/conflito/clímax e desfecho) desenvolvem-se num determinado espaço e tempo. Além disso, o presente trabalho permitirá ao aluno entrar em contato com o universo de contos policiais, de suspense e mistério, por meio da escrita enigmática de Agatha Christie - uma das mais renomadas romancistas policiais, que vendeu bilhões de livros pelo mundo e foi traduzida para 45 línguas, sendo ultrapassada em vendas somente pela Bíblia e por Shakespeare.
Estrutura do trabalho:
I.      Breve biografia de Agatha Christie;
II.    Compreensão/interpretação do conto: “O caso do afogado misterioso”:
1)    Com a autópsia do corpo, o que descobriram sobre a morte da vítima?
2)    Que sinais serviram de disfarce para a verdadeira causa mortis da vítima?
3)    Como Melissa descreve o(a) assassino(a)?
4)    Quantas pistas estavam sendo investigadas?
5)    A identidade da vítima pôde ser confirmada? Por quê?
6)    Quem se tornou a principal suspeita do crime?
7)    Qual seria, supostamente, o motivo do assassinato?
8)    Retire cinco palavras da obra e procure seu significado no dicionário, de acordo com o contexto.
9)    Que outro título você poderia dar à história?
10) Faça a ilustração do conto, inserindo uma imagem representativa.
III. Análise estrutural do conto:
1)    Informações técnicas sobre o conto:
a) Título do conto;
b) Autor do conto;
c) Nome do livro em que o conto foi publicado;
d) Ano de publicação.
2)    Descreva as personagens que aparecem no conto, caracterizando-as quanto à função (protagonista, antagonista, secundária).
3)    Descreva o foco narrativo empregado no conto. Considere: 1ª pessoa – narrador-personagem; 3ª pessoa narrador-observador. A seguir, destaque fragmentos do texto que confirmem sua resposta.
4)    Faça um resumo do conto lido mostrando como o enredo foi desenvolvido. Divida-o em quatro partes, sintetizando a situação inicial, o conflito, o clímax e o desfecho.
5)    O enredo apresenta verossimilhança? Justifique.
6)    Destaque o fragmento do texto em que o clímax (ponto mais importante da história) aparece.
7)    O tempo apresentado no conto lido é cronológico ou psicológico? Justifique com partes do texto.
8)    O conto apresenta flashback? Se sim, destaque um fragmento em que essa técnica foi empregada.
9)    O espaço em que se passa o conto é físico (geográfico) ou social (ambiente)? Apresente elementos do texto que comprovem sua afirmação.
Observações importantes:
ð  O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em duplas;
ð  O trabalho deverá ser manuscrito, com letra legível, e não poderá ser escrito a lápis;
ð  Será fornecida pelo professor, a cada aluno, uma cópia do conto “O caso do afogado misterioso”;
ð  O trabalho deverá conter capa, índice e divisão interna, seguindo a estrutura apresentada acima;
ð  As perguntas deverão ser copiadas no trabalho, sendo seguidas das respostas;
ð  Cópias entre alunos implicam na anulação do trabalho (plágio).

8)    Português (profª Sandra – 7º ano B) O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de crônicas ,eventos aparentemente banais, que ganham outra "dimensão" graças ao olhar subjetivo do autor. O leitor acompanha o acontecimento, como uma testemunha guiada pelo olhar do cronista que tem a pretensão de registrar de maneira pessoal o acontecimento. O autor dá a um fato corriqueiro uma perspectiva, que o transforma em fato singular e único.
            A crônica tem como objetivo mostrar ao aluno que  as personagens não têm descrição psicológica profunda, pois são caracterizadas por uma ou duas características centrais, suficientes para compor traços genéricos, com os quais uma pessoa comum pode se identificar. Em geral, as personagens não têm nomes: é a moça, o menino, a velha, o senador, a mulher, a dona de casa. Ou têm nomes comuns: dona Nena, seu Chiquinho, etc.
            O trabalho será em duplas ou individual.
O aluno deverá trazer folhas de  almaço e reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e   deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na  apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.

9)    Educação Física – (Profª Michelle – 7º ano A) - Pesquisa
Tema: a importância de Educação Física no ambiente escolar
Aspectos a serem considerados:
a)    Por que a educação física é importante?
b)    A alimentação infere no desempenho desta disciplina?
c)    Qual a importância de uma boa alimentação e a atividade física para nossa saúde?
d)    Quais os alimentos que contem mais nutrientes e os que têm mais gorduras saturadas?
e)     Cite pelo menos 5 deles.
f)     Que efeito eles causam no organismo e como a atividade física influencia
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.

10)    Educação Física ( Profº Bruno – 7ºano B) Pesquisa
Tema: Tênis
Aspectos a serem considerados:
a)    História;
b)    Regras;
c)    Equipamentos (raquete, bola, quadra, etc.);
d)    Torneios;
e)    Jogadores;
f)     Tenistas famosos (masculino e feminino);
g)    Linguagem do esporte;
h)   Curiosidades.
Poderá ser feito individual, dupla ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.

11)    Arte – Prof. Leonardo - Pesquisa
Historia e artística dos movimentos contemporâneos: Escolher um dos movimentos a seguir: Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Expressionismo, Fouvismo, Cubismo, Abstracionismo, Dadaismo ou Surrealismo. O trabalho deverá ser manuscrito e ter ilustrações.
O trabalho é individual e deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.

12)    Ciências – Prof. Celso
Feito em 3 etapas
1ª etapa(2,0)
Em sala de aula os alunos irão se reunir em grupos de 4
Elaboração de 4 questões com as devidas respostas

2ª etapa (0,0)
Escolha feita pelo professor das questões mais bem elaboradas (criativas)
Lista de questões montadas com as questões elaboradas pelos alunos
3ª etapa (8,0)
Aplicação da lista de exercícios em sala de aula (individual).

13)    Espanhol-Profª Vanessa
Trabalho Bimestral será a Unidad de Repaso do livro de Espanhol, referente às Unidades trabalhadas para o 4º Bimestre.Será feito EM SALA, em grupos de 3, com consulta a livro, caderno e dicionário.TODOS os membros do grupo deverão portar seu material no dia do Trabalho.Teremos somente UMA aula para realização do trabalho. Como deverá ser entregue, cada grupo deverá levar a fotocopia das páginas indicadas pela professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário