sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ROTEIRO DE TRABALHOS DO 4º BIMESTRE - 6º ANO A/B

         1)    FILOSOFIA ( Profª Cleonice)
Os trabalhos desse bimestre serão realizados em sala com o auxílio de uma pesquisa cujo tema será explicado em sala. Para tal ação os alunos deverão pesquisar de forma bem simples o tema e trazer no dia estipulado em sala.
TEMA : BULLYNG


2)    MATEMÁTICA – PROFª TIEMI (6º ANO A)
Tema: Cesta básica de alimentos         
Objetivo:Representar um número decimal em fração decimal e torná-lo em fração irredutível. Pesquisa de mercado e operações com os números racionais.
Material:
Ø  Folheto de supermercado com produtos que tenham na cesta básica
Ø  Folha de cartolina
Ø  Lápis, borracha, caneta, tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Pesquisa e lista de itens da cesta básica de alimentos
Ø  Representação das frações decimais e frações irredutíveis
Ø  Criatividade na confecção do folheto de supermercado
Procedimentos:O trabalho será realizado individualmente ou a critério da professora. O aluno deverá pesquisar e listar os itens contidos em uma cesta básica e informar o preço total. Escolher 10 (dez) produtos no folheto de compras que estejam na sua lista e recortá-los (com o preço). Colar na página interna do novo encarte e representar o preço em fração decimal. Dos itens colados, escolher 5 (cinco) frações para transformá-los em frações irredutíveis. Ao final do trabalho, calcular o valor total dos itens colados.

*********************************************************************************************

3)    MATEMÁTICA (Profº Carlos) - 6º ano Bo trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação do professor.

********************************************************************************************
4)    INGLÊS – (Profª Alexandra) 6º ano A e B - – o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação da professora, em dupla e uso do dicionário.


5)    Geografia – (profª Loide) – Pesquisa –
 Escolher um dos biomas florestais:
 a) Taiga (floresta de Coníferas); b) Floresta temperada ou c) Floresta Tropical
Faça uma pesquisa sobre o bioma escolhido, destacando:
a)    características vegetais;
b)     b) Espécies vegetais e animais;
c)    c) Locais onde aparece;
d)    d) Utilização econômica; 
e)    Alterações ambientais.
O trabalho poderá ser feito individual ou em dupla. Deverá ser entregue com a capa(identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.

*************************************************************************************

6)    História – (profª Loide) – Pesquisar dentro da história de Roma os seguintes personagens: 1)Julio Cesár; 2) Cleópatra e 3) Marco Antonio. Deve-se considerar:
a)    Os dados biográficos dos personagens;
b)     Seus feitos e conquistas;
c)     Suas aventuras amorosas;
d)    Particularidades;
e)     Especificidades e
f)     Curiosidades.
Poderá ser feito individual ou dupla. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.

******************************************************************************************

7)    Português (Profª  Sandra – 6° B)

      O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de narrações com aventuras que será executado em sala, nas aulas de redação. O trabalho será em duplas ou individual.
Os alunos construirão uma sequência de fatos na qual as personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
            Espera-se que o aluno compreenda  que o texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.
O aluno deverá trazer folhas de  almaço e reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e   deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na  apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.

*******************************************************************************************

8)    Portugues – 6º ano A  Prof. Leo Chahad
Transposição de linguagem verbal em linguagem mista: elaboração de quadrinhos a partir da obra “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare.
Objetivo: Promover a retextualização da obra de Shakespeare associando a linguagem verbal com a não-verbal, por meio de recursos expressivos empregados nos quadrinhos. O presente trabalho também propiciará ao aluno exercitar seu “poder de síntese” a partir da leitura do livro selecionado para o bimestre, além de articular conhecimentos próprios do universo das HQ’s (tipos de balões, quadros, onomatopeias, enquadramento em planos visuais, dentre outros).
Etapas do trabalho:
I.     Leitura da obra “Sonho de uma noite de verão”;
II.    Elaboração de um rascunho da história: em quadrinhos e na sequência correta, esbocem os personagens e escrevam suas falas, seus pensamentos e as legendas, além de onomatopeias, se houver;
III.   Numa folha de papel sulfite, desenhem os quadrinhos, as personagens e os balões, dispondo-os em sequência, de acordo com a história lida. Lembrem-se: as falas são escritas em letras de forma, maiúsculas; depois das onomatopeias e interjeições, usa-se o ponto de exclamação;
IV.   Completem os quadrinhos com desenhos que mostrem o lugar em que acontece a história. Usem lápis de cor ou canetinha para colorir as personagens, o cenário e o fundo dos quadrinhos, indicando por meio de uma ou mais cores e desenhos se é dia ou noite;
V.    Acertem os detalhes finais: coloquem o título da obra no 1º quadrinho e a palavra fim no último;
VI.   Com papel colorido ou cartolina, façam uma capa para a revistinha, ilustrando-a com um desenho grande da personagem mais importante da história. Escrevam, no alto, com letras grandes e coloridas, o nome da personagem e, embaixo, o nome do autor. Juntem tudo e grampeiem.
Observações importantes:
a)    O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em duplas;
b)    Cópias entre alunos implicam na anulação do trabalho (plágio).

*************************************************************************************

9)    Educação Física – (Profª Michelle – 6º ano A) - Pesquisa
Tema: a importância de Educação Física no ambiente escolar
Aspectos a serem considerados:
a)    Por que a educação física é importante?
b)    A alimentação infere no desempenho desta disciplina?
c)    Qual a importância de uma boa alimentação e a atividade física para nossa saúde?
d)    Quais os alimentos que contem mais nutrientes e os que têm mais gorduras saturadas?
e)     Cite pelo menos 5 deles.
f)     Que efeito eles causam no organismo e como a atividade física influencia
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.

*************************************************************************************

10) Educação Física ( Profº Bruno – 6ºano B) Pesquisa
Tema: Tênis
Aspectos a serem considerados:
a)    História;
b)    Regras;
c)    Equipamentos (raquete, bola, quadra, etc.);
d)    Torneios;
e)    Jogadores;
f)     Tenistas famosos (masculino e feminino);
g)    Linguagem do esporte;
h)   Curiosidades.
Poderá ser feito individual, dupla ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.

 

11)   Arte – Profº Leonardo 

Pintura de tela (30x30cm) aproximadamente. Será feita em sala de aula a partir do dia 18.10 onde os alunos deverão trazer uma imagem de obra de artista brasileiro. Exemplos: Romero Brito, Aldemir Martins, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Anita Malfati, Tarsila do Amaral. O trabalho é individual.

*********************************************************************************

12)  Ciências – Profº Celso
Feito em 3 etapas
1ª etapa(2,0)
Em sala de aula os alunos irão se reunir em grupos de 4
Elaboração de 4 questões com as devidas respostas

2ª etapa (0,0)
Escolha feita pelo professor das questões mais bem elaboradas (criativas)
Lista de questões montadas com as questões elaboradas pelos alunos
3ª etapa (8,0)
Aplicação da lista de exercícios em sala de aula (individual),

********************************************************************************

13) Espanhol –Profª Vanessa


Trabalho Bimestral será a Unidad de Repaso do livro de Espanhol, referente às Unidades trabalhadas para o 4º Bimestre.Será feito EM SALA, em grupos de 3, com consulta a livro, caderno e dicionário.TODOS os membros do grupo deverão portar seu material no dia do Trabalho.Teremos somente UMA aula para realização do trabalho. Como deverá ser entregue, cada grupo deverá levar a fotocopia das páginas indicadas pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário