Tema: Ética versus Moral
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO).
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no
dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por
atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
Tema: Revolução Russa
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO).
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no
dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por
atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
INSTRUÇÕES GERAIS:
Tema:
Principais Físicos (ou Cientistas) da Humanidade
- Elaborar
uma pesquisa voltada a um físico ou cientista importante;
- O
trabalho deve ser digitado e conter paginação, introdução, desenvolvimento e
conclusão.
- O
trabalho pode ser feito em grupos de até 4 pessoas ou individualmente.
- O
trabalho deve abranger a biografia, as principais obras e estudos científicos e
sua importância no cenário cotidiano do cientista escolhido.
- No
trabalho devem constar imagens (com suas respectivas legendas ou indicações),
formatação (parágrafo, padronização de tipo e tamanho de fonte).
ESPAÑOL - Profª Uilma Melo
Para todos los
trabajos:
- las investigaciones en
grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar
el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos
deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema,
nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), disciplina, profesora -,
índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa
“copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale,
automáticamente, cero (0,0)
|
Tema: Postales de ciudades
hispanoamericanas
Proyecto – Página 20.
(adaptado)
En grupos de 3 o 4 alumnos.
Deben elegir una ciudad hispanoamericana, que ya hayan visitado o tengan ganas
de visitarla, e investigar sobre los puntos turísticos que hay en ella. Buscar
fotos, en internet, de uno de esos puntos y escribir un pequeño texto
descriptivo. Las tarjetas postales serán producidas en el PowerPoint. Ustedes
deberán enviarlas para el correo electrónico (maestra.uilma@hotmail.com). Se debe
entregar, además, el trabajo escrito.
Elaboração
de cartazes de opinião
Objetivo: Fazer com
que o aluno reúna informações sobre temas
polêmicos da atualidade, coletando argumentos favoráveis e contrários, que
lhe permitam assumir uma opinião
sobre determinado assunto.
Temas a
serem escolhidos:
1.
A compra de armas pelo cidadão comum;
2.
Projeto em tramitação no Senado: “cura gay”;
3.
Eutanásia e o direito à morte digna;
4.
A legalização do aborto;
5.
Instituição da “pena de morte” no Brasil;
6.
Pesquisas com uso de células-tronco humanas;
7.
A comercialização de produtos pirateados;
8.
Redução da maioridade penal;
9.
Direito à legalização da união homoafetiva;
10. A existência de vida
inteligente fora da Terra.
O cartaz
deverá ser elaborado em duplas, conforme orientações a seguir:
- Título
do cartaz (no centro deverá ser
colocado o tema polêmico escolhido);
- Foto
representativa (do lado esquerdo);
- Três
dados relevantes sobre o tema (abaixo da foto – lado esquerdo);
- Argumentos/opiniões
favoráveis (lado direito – porção superior);
- Argumentos/opiniões
contrárias (lado direito – porção central);
- Ponto
de vista do grupo (lado direito - porção inferior).
Exemplo:
Observações importantes:
a) As informações do trabalho
deverão ser digitadas e/ou recortadas, e coladas no Papel Color Plus®;
b) O aluno que fizer o cartaz usando
letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra impecável, pois os trabalhos
serão expostos;
c) Os dados sobre o trabalho serão
apresentados ORALMENTE, na forma de SEMINÁRIO (sem consulta ou papel na mão).
Trabalho individual.
Dissertação
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação. O aluno fará
dissertações com temas dirigidos respeitando a estrutura das mesmas.
Essas dissertações serão
corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil
na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro.
No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser
exposto na Feira Cultural.
MATEMÁTICA – Profª Tiemi / GEOGRAFIA
- ProfªLoide - 9º ANO A /9º ANO B- SOMENTE GEOGRAFIA
Objetivo:Reconhecer as siglas existentes em
jornais bem como os seus significados e interpretar a reportagem construindo
sua conclusão. Leitura de gráficos e construir tabelas de dados estatísticos.
Material:
Ø Folhas de sulfite
Ø Jornais ou revistas que
contenham reportagens com siglas e gráficos estatísticos
Ø Tesoura e cola.
Procedimentos:Trabalho em grupo ou a
critério da professora. Escolher no jornal, reportagens com siglas (exceto
estrangeiras ou de partidos políticos). Realizar a leitura e conclusão do
texto. Colar em folhas de sulfite, uma reportagem em cada página (centralizada,
cópia da sigla e seu significado, conclusão, fonte e data). Montagem do
trabalho com 15 reportagens, capa e índice. Incluir reportagens contendo
gráficos estatísticos, identificando o tipo de gráfico e construindo uma tabela
de dados.
Critério de avaliação:
Ø Apresentação do material
Ø Clareza nas conclusões
Ø Pesquisa de siglas
Ø Diversidade dos gráficos
estatísticos.
O aluno deverá entregar um
trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da
ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
- Contextualização contendo:
Uma breve biografia de Pitágoras;
O que foi a escola pitagórica;
O teorema de Pitágoras (enunciado
e demonstração);
Assuntos relacionados ao teorema
de Pitágoras;
- Bibliografia;
- Anexos;
- Considerações finais.
1. Textos introdutórios
O tema central de estudo deste bimestre é
apresentado na forma de textos jornalísticos integrais ou parciais para que
possamos identificar a ciência química como parte integrante de nosso dia a
dia, uma vez que todos nós, em algum momento, assistimos à televisão, ouvimos
rádio e lemos as notícias nos jornais, nas revistas ou na internet.
Tornado destrói 22 casas e fere 15 no Rio Grande do Sul
“Um tornado destruiu 22 casas e arrancou o telhado
de outras 60 no final da noite de segunda-feira em Muitos Capões, município do
noroeste do Rio Grande do Sul, a 290 quilômetros de Porto Alegre. A queda de
paredes, postes e árvores feriu 15 pessoas [...].”
Paraná Online. Extraído do site:
<http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/137087/ >.
Acesso em 6 de maio de 2012.
Quatro anos do Furacão Catarina
“Em tempos de estiagens no Oeste e de
enxurradas no litoral é oportuno lembrar que [...], nos dias 27 e 28 e março de
2004, Santa Catarina foi foco das atenções do mundo, pois a passagem do 1º
Furacão do Atlântico Sul mudaria a história. Desde então, livros precisaram ser
rescritos, já que contra todas as afirmações que negavam a possibilidade de um
Furacão no Brasil, ele aconteceu e causou danos severos em diversos
municípios.
Ao todo, 20 municípios decretaram situação de
emergência na época e calcularam prejuízos econômicos superiores a R$ 850
milhões, sendo que mais de 1milhão de catarinenses foram afetados.
Lamentavelmente, contabilizaram-se vítimas fatais,
sendo dez pescadores e um motorista atingido pela queda de uma árvore. [...]”.
Defesa Civil – Santa Catarina. Extraído do site:
<http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php/ultimas-noticias/338-quatro-anos-do-furacao-catarina.html>.
Acesso em 6 de maio de 2012.
Estiagem provoca racionamento de água em Itu
“O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itu)
comunica à população sobre a necessidade de iniciar o racionamento no
fornecimento de água potável na cidade, em razão da atual situação:
Ø Estiagem
em todo o Estado de São Paulo que já se prolonga por mais de 60 dias.
Ø
Em decorrência, a diminuição dos níveis dos
mananciais que abastecem a cidade.
Ø Os
mananciais se encontram em nível de alerta, impossibilitando a captação de água
em quantidade necessária para o pleno abastecimento da cidade.”
Portal
Itu. Extraído do site:
<http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=11190>.
Acesso em
6 de maio de 2012.
Seca no Amazonas é a mais grave dos últimos 100 anos
“A capital do Amazonas, Manaus, e todo leste do
Estado sofrem a estiagem mais severa dos últimos 103 anos. Esse é o cálculo do
pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre.
De acordo com ele, a região oeste também apresenta os menores índices
pluviométricos dos últimos 60 anos.
‘No que
concerne ao Rio Negro, em Manaus, esta é uma seca que só tem paralelo nos
últimos 103 anos. Ou seja, desde 1902, quando iniciamos registros de nível do
Rio Negro. Já no oeste da Amazônia, esta é a estiagem mais severa dos últimos
50, 60 anos’, estima.
Nobre explica que a seca ocorre por três fatores:
aquecimento do Oceano Atlântico, redução da transpiração das árvores e a fumaça
produzida pelas queimadas. [...]”.
Notícias
Terra. Extraído do site:
<http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI716402-EI306,00-Seca+no+Amazonas+e+a+mais+grave+dos+ultimos+anos.html>.
Acesso em
6 de maio de 2012.
Chuva de granizo atinge bairros de Petrópolis
“A Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana
fluminense, informou que uma chuva de granizo atingiu localidades do município,
como Quitandinha e Alto Independência, na tarde desta terça-feira [1º fev.
2011].
Segundo o órgão, foi registrada uma precipitação de
40 milímetros, que provocou avarias em alguns imóveis, como quebra de telhas.
Não houve feridos. A cidade registrou 71 mortes em razão das chuvas de janeiro.
O coordenador do Comitê de Ações Emergenciais de
Petrópolis, Luis Eduardo Peixoto e equipes da Defesa Civil foram acionados e
prontamente dirigiram-se para os locais com intuito de avaliar os danos. Não
houve registro de feridos ou queda de barreiras.
Tragédia das chuvas
O forte temporal que atingiu a região serrana do
Estado do Rio de Janeiro no dia 11 de janeiro deixou centenas de
mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados.
As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis,
Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e
Areal foram as mais afetadas e decretaram estado de calamidade pública.
Serviços como água, luz e telefone foram
interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram
isolados. O número de mortos passa de 800 e também há mais de
400 desaparecidos. Quase 30 mil estão fora de suas casas.”
Portal de
Notícias R7. Extraído do site:
<http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/chuva-de-granizo-atinge-bairros-de-petropolis-20110201.html>.
Acesso em
6 de maio de 2012.
2. Explorando o texto e enriquecendo o
aprendizado
Foram selecionados alguns termos, frases ou
afirmações do texto para serem discutidos ao longo do aprendizado. Com isso,
tenta-se mostrar que a compreensão do todo pode ser comprometida se algumas
partes não ficaram claras, que há uma diferença entre o senso comum e o rigor
científico, e adquirir esse conhecimento pode gerar a autonomia e a consciência
necessárias para a busca de uma vida melhor em sociedade.
“Um tornado
destruiu 22 casas e arrancou o telhado de outras 60 no final da noite de
segunda-feira em Muitos Capões [...]”.
“[...] contra todas as afirmações que negavam a
possibilidade de um Furacão no Brasil, ele aconteceu e causou danos severos em
diversos municípios.”
Como se
formam os ventos?
Qual a
diferença entre um furacão e um tornado?
“Os mananciais se encontram em nível de alerta,
impossibilitando a captação de água em quantidade necessária para o pleno
abastecimento da cidade.”
O que
ocorre com a água captada dos mananciais até chegar à nossa residência?
“[...] a
região oeste também apresenta os menores índices pluviométricos dos últimos 60
anos.”
O que
significa a medida do índice pluviométrico de uma região?
“[...] uma
chuva de granizo atingiu localidades do município, como Quitandinha e Alto
Independência, [...]”
Como
ocorre a chuva?
Por que às
vezes a água se precipita sob a forma líquida, outras sob a forma de granizo e
outras sob a forma de neve?
Você teve outras dúvidas
relacionadas ao texto? Procure a resposta, pesquise – as informações estão por
toda a parte – você é o principal agente transformador do seu conhecimento.
3. Compartilhando o aprendizado
Nesta etapa, vamos
compartilhar o que aprendemos com toda a turma.
A turma será dividida em grupos, e cada grupo
ficará responsável por explorar determinada parte do texto.
Posteriormente, cada grupo deverá elaborar uma
apresentação na forma de teatro, vídeo, slides, panfletos ou utilizando-se de
qualquer outro meio para transmitir o conhecimento adquirido ao longo do
trabalho aos colegas da turma.
Atenção: a apresentação não poderá ultrapassar
o tempo máximo de 10 minutos!
. Inglês
–Profª Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o
uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula
anterior a data marcada do trabalho.
Educação Física – profª Michele – Trabalhos e provas
Participação
= Notas 0,0 a 10,0
Aprendizagem/desempenho
do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de
participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com
colegas e professores, dentre outros.
Trabalho
= Notas 0,0 a 10,0
Poderá
ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do
aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do
trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão,
bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
A)
cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar
Handebol .
B)
explique cada um desses músculos.
Prova
Mensal = Notas 0,0 a 10,0
Executar
o exercício proposto como está no desenho abaixo.
Prova
Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova
prática em
quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do
esporte em questão (Handebol ).
EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº Bruno –
9º ano B
Pesquisar sobre os benefícios que a Copa do Mundo traz para o Brasil, dar ênfase aos aspectos
positivos e negativos, individual ou em grupo até 4 componentes do grupo,
deverá trazer manuscrito,no almaço com
capa, identificação da sala e nomes dos componentes, índice, introdução,
desenvolvimento, conclusão, anexos e bibliografia.
ARTE – Profº Leonardo Bandeira
O trabalho de Arte do primeiro bimestre de 2014 será a
confecção de uma bandeirinha de festa junina que deverá ser feita por cada
aluno.A base para a realização desse trabalho será entregue pelo professor
durante as aulas de Arte a tempo para sua confecção e entrega. Esse trabalho,
consiste em uma bandeirinha feita de papel cartolina reforçada onde o aluno ira
desenhar e pintar (usando material de sua escolha: lápis de cor, colagem,
tinta, decopagem, etc.) uma releitura de obra de arte de um dos artistas que
participaram da PRIMEIRA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922.O aluno deverá pesquisar um dos artistas relacionados abaixo e escolher
(imprimir a imagem) de uma obra desse artista, pois dessa obra será feita
uma releitura sobre a bandeirinha.
Artistas Participantes (Artes Plásticas)
- Anita Malfatti (pintora)
- Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
- Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
- Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
- Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Importante: Para dar inicio ao trabalho, o
professor usará duas ou três aulas regulares de Arte para instruir e apoiar os
alunos. Após essas aulas, o aluno que não terminar o trabalho, deverá
termina-lo em casa e entregar na data estipulada pelo cronograma de provas e
trabalhos do Colégio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário