·
FILOSOFIA:Tema: A
Filosofia e a Mitologia – 6ºano A e B
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS (adaptado). Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola) caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO.
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 12 laudas (páginas). O
trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja
o contratempo, justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o
mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa
médica, depois disso será zerado.
·
Pesquisar sobre o índio no Brasil, desde quantas
tribos eram, na época do descobrimento até agora.
·
Religião
·
Costumes
·
Vestimentas
·
Comida
Poderá ser feito em dupla – letra dos dois
componentes.
o
Capa
o
Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o
Manuscrito
o
Introdução
o
Índice
o
Conclusão
o
Bibliografia ou fonte de pesquisa
Construir
o sistema solar – pág 14 da apostila – os itens para montar o sistema solar
esta na mesma pagina.
o
Pode ser feito em até três alunos para montar a
maquete.
Para
todos los trabajos:
- las
investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos
deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los
trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: página de
presentación - tema, nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B),
disciplina, profesora -, índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si
hay) y bibliografía.
- Si se
observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el
trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)
|
Tema: Festival de poesía
Proyecto – Página 20. En grupos de 3 o 4. Deben elegir un poema de un escritor hispanohablante e
interpretarlo en conjunto con una pequeña biografía introductoria del escritor.
Será utilizado el programa Audacity para la grabación del podcast. Cada grupo
debe elegir uno de los autores presentados por la profesora en clase y traer
poemas para que el grupo elija uno para trabajar. La grabación de los podcast
se hará en casa y se escuchará en clase, para eso el grupo deberá enviar
anteriormente esa grabación al email (maestra.uilma@hotmail.com).Se debe
entregar, además, el trabajo escrito. Los alumnos deben llevar el diccionario
para consulta.
Tema: “Desvendando
os mistérios do Hino Nacional Brasileiro”
Justificativa: O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à
pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais,
sua letra é rica em
metáforas. O texto apresenta uma linguagem rebuscada, repleta de inversões sintáticas, que
dificultam a compreensão da mensagem. Assim, a priorização da beleza da forma,
na elaboração do Hino, fez com que a
clareza ficasse comprometida. Como exemplo, observe os versos de abertura:
"Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/ de um povo heroico o brado
retumbante". Muita gente pensa que quem ouviu o brado retumbante foi o
povo heroico. Mas não. O sujeito de "ouvir", ou seja, o termo que
ouviu o brado é "as margens plácidas". Os versos não estão na ordem
direta, por isso o sujeito não é prontamente identificado. Mas, na ordem
direta, fica mais fácil saber quem ouviu: "As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo
heroico".
Para que
você comece a entender nosso Hino Nacional, dedique-se a este trabalho,
mostrando o quanto você é detentor de sentimentos patrióticos; lembre-se de que
a Copa está chegando! Pensando nisso, seu trabalho será elaborado em duas
partes:
- Parte A:
Buscar no dicionário o significado das palavras sublinhadas, indicando a classe gramatical e a
definição empregadas no contexto em questão (letra do Hino Nacional). Faça
a montagem de uma tabela, como no exemplo:
Entrada
|
brado
|
Classificação
gramatical
|
sm –
substantivo masculino (de bradar)
|
Definição
de acordo com o Hino Nacional
|
clamor,
grito.
|
· Parte B: Escreva
uma versão simplificada do Hino Nacional Brasileiro, utilizando os significados
mais simples e adequados encontrados no dicionário (Parte A), a fim de
facilitar o entendimento da mensagem. Exemplo:
“Nas margens tranquilas do riacho
Ipiranga se ouviu um grito muito forte de um povo heroico, e, nesse instante, o
sol da liberdade brilhou no céu do Brasil, com seus raios muito cintilantes”.
Objetivos:
- reconhecer
a importância do dicionário como uma fonte segura de informações;
- desenvolver
o hábito de consulta ao dicionário;
- atentar
para a classificação da palavra ao buscar seu significado no dicionário;
- utilizar
as palavras-guia como auxílio na consulta ao dicionário;
- identificar
diferentes significados de uma mesma palavra e escolher o mais adequado à
frase.
Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado
em folha de papel almaço;b) Na Parte A você deverá colar a letra do
Hino Nacional impressa nesta proposta; excetuada essa parte, todo restante do
trabalho deverá ser manuscrito.
|
|
HINO
NACIONAL
|
|
Parte I
Ouviram
do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria
amada,
Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil,
um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante
pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra
adorada,
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! |
Parte II
![]() Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a
terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria
amada,
Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil,
de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se
ergues da justiça a clava
forte,
Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra
adorada,
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! |
Letra:
Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Música: Francisco Manuel da Silva
Atualizado ortograficamente em conformidade com Lei nº 5.765 de 1971,
e com
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.
PORTUGUÊS –Profª
Sandra – 6º ano B
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre
os países que os alunos se interessaram.
A cada aula eles farão um capítulo
inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão
corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil
na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro.
No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser
exposto na Feira Cultural. 6º ano.
MATEMÁTICA
– PROFª TIEMI – 6º ANO A
Tema: Pulos na circunferência
Objetivo:Descobrir que, usando os múltiplos
ou os divisores de um número inteiro, podemos construir polígonos regulares
inscritos na circunferência.
Material:
Ø Padrão de circunferência
utilizado para construção.
Ø Lápis, borracha, régua,
lápis de cor, caneta hidrocor.
Procedimentos:Trabalho individual,
realizado em sala. Os alunos, orientados pela professora, construirão polígonos
inscritos na circunferência.Usando especialmente a tabuada do 2, construirão um
Cardióide. Trabalhar com as tabuadas do 2, 3, 4, 6, 9 e 12. Os modelos deverão
ser xerocados.
Critério de avaliação:
Ø Construção dos polígonos e
classificação
Ø Construção do Cardióide
Ø Investigando contornos
Ø Apresentação final
Assunto: Sistema de numeração
Maia, Sistema de Numeração Babilônico.
O aluno deverá entregar um
trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da
ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
- Contextualização contendo:
Sistema
de numeração Maia;
Sistema
de numeração Babilônico
- Anexos;
- Considerações finais.
INGLÊS
– Profª Alexandra – 6º ano A e B
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o
uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula
anterior a data marcada do trabalho.
EDUCAÇÃO
FÍSICA – profª Michele – Trabalhos e provas (6º ANO A)
Participação
= Notas 0,0 a 10,0
Aprendizagem/desempenho
do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de
participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com
colegas e professores, dentre outros.
Trabalho
= Notas 0,0 a 10,0
Poderá
ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do
aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do
trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão,
bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
A)
cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar
Handebol .
B)
explique cada um desses músculos.
Prova
Mensal = Notas 0,0 a 10,0
Executar
o exercício proposto como está no desenho abaixo.
Prova
Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova
prática em
quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do
esporte em questão ( Handebol )
EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº Bruno – 6º ano B
Pesquisar sobre os benefícios que a
Copa do Mundo traz para o Brasil, dar
ênfase aos aspectos positivos e negativos, individual ou em grupo até 4
componentes do grupo, deverá trazer manuscrito,no almaço com capa, identificação da sala e nomes dos
componentes, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e
bibliografia.
ARTE – Profº Leonardo Bandeira – 6º ano A e B
O trabalho
de Arte do primeiro bimestre de 2014 será a confecção de uma bandeirinha de
festa junina que deverá ser feita por cada aluno.A base para a realização desse
trabalho será entregue pelo professor durante as aulas de Arte a tempo para sua
confecção e entrega. Esse trabalho, consiste em uma bandeirinha feita de papel
cartolina reforçada onde o aluno ira desenhar e pintar (usando material de sua
escolha: lápis de cor, colagem, tinta, decopagem, etc.) uma releitura de obra
de arte de um dos artistas que participaram da PRIMEIRA SEMANA DE ARTE MODERNA
EM 1922.O aluno deverá pesquisar um dos
artistas relacionados abaixo e escolher (imprimir a imagem) de uma obra desse
artista, pois dessa obra será feita uma releitura sobre a bandeirinha.
Artistas Participantes (Artes Plásticas)
- Anita Malfatti (pintora)
- Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
- Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
- Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
- Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Importante: Para dar inicio ao trabalho, o professor usará duas ou três
aulas regulares de Arte para instruir e apoiar os alunos. Após essas aulas, o
aluno que não terminar o trabalho, deverá termina-lo em casa e entregar na data
estipulada pelo cronograma de provas e trabalhos do Colégio.
CIÊNCIAS – Profº Celso -
Assunto: método científico
O aluno deverá entregar um
trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da
ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
-Bibliografia;
- Anexos;
- Considerações finais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário