quinta-feira, 23 de abril de 2015

Trabalho bimestral de Língua Portuguesa – 2º bimestre 2015 - 6º ano A

Trabalho bimestral de Língua Portuguesa – 2º bimestre / 6º ano A
Prof. Leo Chahad

Tema: “Seres da mitologia”

Justificativa: Durante o 2º bimestre você lerá algumas narrativas literárias, encontradas no livro “Cupido e Psiquê e outras narrativas da literatura universal”. Nele, encontramos diversos seres como deuses e heróis, além de mitos e contos que nos trouxeram importantes ensinamentos sobre a origem do mundo e tudo que nele existe. O presente trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos do aluno acerca da literatura mitológica, buscando compreender a visão humana diante do universo superior, mítico e sobrenatural.

Proposta 1:

Escolha um ser mitológico dentre os mencionados abaixo:



  • as górgonas
  • a hidra
  • a quimera
  • o unicórnio
  • a fênix
  • o basilisco
  • o ciclope
  • a esfinge
  • a sereia




Pesquise em livros, em enciclopédias ou na Internet e junte o maior número possível de informações sobre ele (ser). Com as informações obtidas, escreva um texto descrevendo este ser, falando sobre seus poderes ou contando o mito do qual faz parte. Depois de pronto o texto, passe-o a limpo com capricho, ou o digite. Numa folha de papel cartão colorida, disponha o texto e desenhe o ser mitológico, retratando-o de acordo com a descrição feita sobre ele.


Proposta 2:

A mitologia grega levou ao mundo muitos seres mitológicos cujas aventuras e desventuras são frequentemente lembradas. Entre os mais citados desses seres estão Penélope, Medeia, Aquiles, Ulisses, Midas, Pandora, Édipo, Cupido, Atlas, Antígona. Escolha um deles e pesquise em enciclopédias e livros especializados informações sobre suas aventuras ou desventuras, se há expressões na língua portuguesa que fazem referência a eles, o que elas significam etc. Com as informações obtidas, monte uma parte do cartaz em papel cartão, ilustrando-o com capricho.


Observações importantes:

a) Seu trabalho deverá ser realizado em duplas;
b) Escolha um item de cada proposta apresentada para realização do seu trabalho;
c) Insira no rodapé do texto a bibliografia consultada;

d) Não se esqueça de identificar o trabalho: nome, número, ano/série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário