sexta-feira, 17 de abril de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2º Bimestre 2015 – 6º ANO A e B


1)    HISTÓRIA – Profª Cleonice
Tema: Civilizações primitivas: Mesopotâmia e Assíria
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

2)      Filosofia – Profª Margaret

FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser apresentado em sala de aula (estilo seminário) – nas aulas de filosofia
·         O trabalho deverá ser em grupo – de 6 até 8 alunos
·         O aluno poderá usar os recursos de apresentação que desejar. Inclusive maquetes ou cartazes
·         Todos os alunos deverão participar da apresentação.

CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ter contato com aulas de apresentação de seus próprios estudos em grupo. Com isso contribuir para a autoestima do aluno melhorando suas formas de compreensão da matéria.
·         Os temas serão divididos pelo professor em sala de aula –
São eles:
- Pré-socráticos
- Sofistas
- Sócrates
- Platão
- Aristóteles

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisado o trabalho executado anteriormente pelo aluno e seu grupo.
·         Será analisada a apresentação e a compreensão do trabalho.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 à 10.

3)   Trabalho bimestral de Língua Portuguesa – 2º bimestre / 6ºA
Prof. Leo Chahad
Tema: “Seres da mitologia”
Justificativa: Durante o 2º bimestre você lerá algumas narrativas literárias, encontradas no livro “Cupido e Psiquê e outras narrativas da literatura universal”. Nele, encontramos diversos seres como deuses e heróis, além de mitos e contos que nos trouxeram importantes ensinamentos sobre a origem do mundo e tudo que nele existe. O presente trabalho tem como objetivo ampliar os conhecimentos do aluno acerca da literatura mitológica, buscando compreender a visão humana diante do universo superior, mítico e sobrenatural.
Proposta 1:
Escolha um ser mitológico dentre os mencionados abaixo:


  • as górgonas
  • a hidra
  • a quimera
  • o unicórnio
  • a fênix
  • o basilisco
  • o ciclope
  • a esfinge
  • a sereia



4) Português – Profª Sandra – 6º B

O trabalho de Língua Portuguesa será  baseado no  livro : Mil e uma noites que será executado em sala, nas aulas de redação. O trabalho será em duplas.
Os alunos construirão histórias interessantes que prendam a atenção do leitor, usando como títulos:
·        Aladim e a lâmpada maravilhosa
·        Simbad, o marujo
·        Ali Babá e os quarenta ladrões
·        O cavalo mágico
·        O cavalo alado
·        Uma aventura na ilha
·        O mistério da ilha
·        O tesouro perdido

            Espera-se que o aluno compreenda  que o texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.
O aluno deverá trazer folhas de  almaço e reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e  deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na  apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.
O Trabalho deverá ser entregue de acordo com a data no cronograma de  provas.

5) Trabalho de Matemática - 6o.ANO A - Prof.TIEMI

Tema:  Pulos na circunferência
Objetivo:
Descobrir que, usando os múltiplos ou os divisores de um número inteiro, podemos construir polígonos regulares inscritos na circunferência.
Material:
Ø  Padrão de circunferência utilizado para construção.
Ø  Lápis, borracha, régua, lápis de cor, caneta hidrocor.
Procedimentos:
Trabalho individual, realizado em sala. Os alunos, orientados pela professora, construirão polígonos inscritos na circunferência. Trabalhar com as tabuadas do 2, 3, 4, 6, 9 e 12. Usando especialmente a tabuada do 2, construirão um Cardióide. O padrão de circunferência será entregue pela professora.
Critério de avaliação:
Ø  Construção dos polígonos e classificação
Ø  Construção do Cardióide
Ø  Investigando contornos
Ø  Apresentação final


6) INGLÊS  – Profª  Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

7)  Arte – Profº Leonardo Bandeira

Confecção de cartaz sobre a Arte durante a Pré- História
  • Paleolítico
  • Neolítico
  • Idade dos Metais
Pode ser um grupo de até 5 pessoas

8) Trabalho de Espanhol – Profª Vera

Trabalho  individual dividido em duas etapas.
Etapa 1
Título da primeira parte: Pictodiccionario de objetos favoritos
Escolher dez (10) objetos de que você goste muito.
Apresentação: Os objetos devem ser desenhados com canetinha preta e pintados com lápis de cor, ou recortados de revistas e depois contornados com esferográfica preta. Cada objeto será colocado dentro de uma moldura (pode desenhar, não precisa comprar moldura!). Você escolhe o modelo. Embaixo da moldura, escreva o nome do objeto em Espanhol. Os objetos devem ser organizados em ordem afabética.
Etapa 2
Título da segunda parte: El cómic
Fazer uma tira cômica (3, 4 quadrinhos) em que três (3) objetos do Pictodiccionario apareçam. O gênero tira cômica será trabalhado em sala. Esperar para estudar tiras cômicas com a professora antes de começar a fazer esta parte. Haverá exemplos de diferentes países para que os alunos entendam como construir seu trabalho.
Como devo entregar meu trabalho?
Capa: dura, feita em cartolina OU vergê OU colorplus OU outro que seja firme.
Na capa devem estar nome completo e série do aluno. Em letras grandes, a identificação Trabajo de Español Segundo Bimestre. O nome da professora, que agora é Vera R. Gherardini, também vai na capa!!! A capa pode ser feita à mão e ser decorada como quiser, desde que as informações pedidas apareçam.
Folhas internas: folhas de sulfite. Apresentar as etapas 1 e 2 cada uma identificada, e tudo dentro da capa dura.
O cuidado com a apresentação do material, será um dos critérios de avaliação. Assim como correção ortográfica no pictodiccionario e coerência na organização da tira cômica.
O trabalho será explicado em aula para o caso de ainda haver dúvidas.
 O trabalho vale 10,0 na data de entrega. 7,0 no dia seguinte se não houver justificativa médica e depois disso, será zerado.

9) Ciências  - Profº  Celso
O trabalho será  executado em sala de aula,em forma de exercícios, individualmente e o  conteúdo será o que foi ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.


10) Educação Física- Profª Milene – 6º ano B

Esse bimestre o tema do trabalho será " A importância da atividade física para a saúde"
O trabalho deverá ser manuscrito ressaltando os benefícios, doenças que podem ser evitadas , tipos de atividade física , atividades adaptadas para portadores de deficiência e experiências vividas. No minimo 30 linhas , em folha de papel almaço , onde poderá ter ilustrações.

11) Educação Fisica – Profª Michele – 6 ano A

Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Desenvolver um exercício de Handebol em quadra, onde cada aluno de  cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades de Handebol 

Modalidade:tipos de passes e passe trifásico com salto

Atividade desenvolvida em quadra e individual

Modalidade:Handebol

Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos e sistema tático de Handebol



12) Geografia – Profª Loide – 6º ano A e B

Pensando em novas tecnologias, pesquise sobre  um dos seguintes instrumentos de orientação:
a)    a rosa dos ventos,
b)    bússola e
c)     GPS
Os instrumentos acima citados são usados atualmente para nos orientarmos, em diversas momentos da vida do homem e aplicados em diversas áreas do conhecimento. Você deverá destacar:
1.     onde  começou a ser utilizado, ou seja, um histórico de como ele surgiu, por qual necessidade, seu inventor(breve histórico), se houve alterações ao longo do tempo,que tipo de material foi utilizado na sua construção inicialmente e como é feito hoje, quem utiliza(profissionais), em quais momentos ele é utilizado, onde podemos encontrar para compra e curiosidades.
2.    como permite a localização, ou seja como ocorre o  funcionamento (explicações de como é utilizado) passo a passo.
3.     colocar  uma imagem do instrumento escolhido atual e se possível imagens de como ele era inicialmente e a sua evolução.
Apresentar o trabalho manuscrito, com capa(folha de sulfite com as informações (aluno, prof, tema, data, serie/ano), índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e anexos, e manuscrito  em papel almaço.
O trabalho poderá ser feito individualmente ou em dupla.

13) Matemática – Profº Carlos – 6º ano B

Atividade: “Numerik”

Objetivo: Trabalhar com os conceitos de múltiplos e divisores.

Elaboração: Distribuir uma folha de leitura para os alunos, pedir que eles leiam, preencham as fichas de inscrição e respondam os questionários sobre a história. Trabalho desenvolvido em sala de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário