sexta-feira, 17 de abril de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2º Bimestre 2015 – 7º ANO A E B


1)    HISTÓRIA – PROFª CLEONICE
Tema: A formação das Monarquias Nacionais na Baixa Idade Média
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

2)      Filosofia – Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser apresentado em sala de aula (estilo seminário) – nas aulas de filosofia
·         O trabalho deverá ser em grupo – de 6 até 8 alunos
·         O aluno poderá usar os recursos de apresentação que desejar. Inclusive maquetes ou cartazes
·         Todos os alunos deverão participar da apresentação.

CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ter contato com aulas de apresentação de seus próprios estudos em grupo. Com isso contribuir para a autoestima do aluno melhorando suas formas de compreensão da matéria.
·         Os temas serão divididos pelo professor em sala de aula –
São eles:
- Aristóteles
- Jean Paul Sartre

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisado o trabalho executado anteriormente pelo aluno e seu grupo.
·         Será analisada a apresentação e a compreensão do trabalho.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 à 10.

3) Trabalho bimestral de Língua Portuguesa – 2º bimestre / 7º ano A
Prof. Leo Chahad
Tema: “Descrição de imagens surrealistas: entre o real e o imaginário”
Justificativa: Tendo em vista o estudo de interpretação de imagens, durante o 1º bimestre, e a obra escolhida para leitura no 2º bimestre (Alice no país das maravilhas), o presente trabalho auxiliará o aluno a desenvolver sua criatividade, transpondo a linguagem não-verbal para a verbal, possibilitando-lhe relacionar aspectos presentes nos contos maravilhosos e fantásticos por meio da realidade e da fantasia – elementos bastante caracterizados nas obras de vanguarda surrealista.
Proposta: O aluno deverá escolher duas imagens surrealistas e realizar um texto descritivo para cada uma delas. Em uma folha de papel cartão colorido, o trabalho deverá ser organizado da seguinte forma:

 






















O texto deverá conter a descrição da imagem escolhida, sob dois aspectos:
·           Descrição objetiva: Nessa modalidade de descrição há a nacessidade de representar o ser de maneira direta e objetiva. O aluno deve se limitar à enumeração dos elementos que compõem o ser representado, sem expressar nenhum juízo de valor. Assim, o observador deve apenas relatar a imagem tal como a vê: objetos, formas, cores, imagens formadas etc.;
·           Descrição subjetiva: Na descrição com enfoque subjetivo reflete-se, sobretudo, o estado de espírito, o sentimento do observador diante da coisa observada. A imagem pode ser encarada com ódio, carinho, rancor, piedade, medo, alegria etc. Assim, o aluno deverá retratar suas impressões sobre a obra observada (sensações), com explicações completas sobre suas impressões.

Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado em duplas;
b) O texto poderá ser escrito à mão (com letra legível e alinhada), ou digitado;
c) Insira no rodapé da imagem o nome do autor que a compôs, seguido de seu título. Por exemplo: “A persistência da memória”, de Salvador Dalí;
d) Não se esqueça de identificar o trabalho: nome, número, ano/série.

4) Português – Profª Sandra – 7º ano B
O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de crônicas ,eventos aparentemente banais, que ganham outra "dimensão" graças ao olhar subjetivo do autor. O leitor acompanha o acontecimento, como uma testemunha guiada pelo olhar do cronista que tem a pretensão de registrar de maneira pessoal o acontecimento. O autor dá a um fato corriqueiro uma perspectiva, que o transforma em fato singular e único.
         A crônica tem como objetivo mostrar ao aluno que  as personagens não têm descrição psicológica profunda, pois são caracterizadas por uma ou duas características centrais, suficientes para compor traços genéricos, com os quais uma pessoa comum pode se identificar. Em geral, as personagens não têm nomes: é a moça, o menino, a velha, o senador, a mulher, a dona de casa. Ou têm nomes comuns: dona Nena, seu Chiquinho, etc.
         O trabalho será em duplas.
O aluno deverá trazer folhas de  almaço e reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e   deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na  apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.
O Trabalho deverá ser entregue de acordo com a data no cronograma de  provas.


5)  Trabalho de Matemática - 7o.ANO A - Prof.TIEMI
Objetivo:
Cálculo de porcentagem sobre juros, operações com os números racionais e preenchimento de cheque.
Material:
Ø  Folheto de supermercado com produtos que tenha juros no pagamento a prazo
Ø  Folhas de sulfite
Ø  Modelo de folhas de talão de cheque (entregue pela professora)
Ø  Lápis, borracha, tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Cálculos sem utilização de calculadora
Ø  Preenchimento correto das folhas do cheque
Ø  Compromisso do aluno na realização da prévia
Procedimentos:
         O trabalho será iniciado em aula e deverá ser realizado individualmente ou a critério da professora. O aluno deverá escolher um produto no folheto de compras onde o valor a pagar a prazo seja diferente do valor a vista. Na folha de sulfite deverão conter o recorte do produto, o resumo de compra, os cálculos de juros e porcentagem. Na folha modelo de cheque, devem estar preenchidos corretamente cada folha com sua respectiva data e saldo. Atenção ao saldo inicial pré-estabelecido pela professora.

6)    INGLÊS  – Profª  Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

7) Arte – Profº Leonardo

Confeção de cartaz sobre a arte durante a Idade Antiga
·         Egito
·         Grécia
·         Roma
Poderá ser em grupo de até 5 pessoas.

8.    Espanhol – profª Vera

Trabajo de dos (2) etapas: una individual y una en grupo
Etapa 1- individual
Elegir tres (3) profesiones que te gustan. Describir qué hacen los profesionales de esos cargos. Explicar por qué te gustan. Puedes colar fotos relacionadas a las profesiones o hacer ilustraciones. Esta etapa vale Nota de Participação.
Etapa 2 – en grupo
Elegir tres (3) PERSONAS de profesiones diferentes que ustedes admiren (pueden ser famosos, parientes, amigos de la familia).
Para cada persona, crear las preguntas de una entrevista para conocer más el trabajo de cada una. Las entrevistas deben ser diferentes para cada profesional. No necesitan entrevistar a las personas, basta inventar la entrevista.
Enriquecer esta parte con fotos de las personas, objetos relacionados a cada una de las profesiones.
¿Cómo entregar el trabajo?
Deben seguir las normas de ABNT para hacer la tapa, los espacios, párrafos etc. (obligatoriamente digitado)
El trabajo consiste en Etapa 1 y Etapa 2.
La tapa del trabajo debe contener el nombre completo de todos del grupo.
Dentro del trabajo debe estar PRIMERO la parte en grupo (las entrevistas). DESPUÉS, las partes individuales, identificadas, en orden alfabético.
Si el trabajo presenta alguna parte copiada de Google/Internet, la nota del grupo será cero (0). Es responsabilidad de todos del grupo ayudarse para que todos cumplan bien todas las partes.

9)    Ciências  - Profº  Celso
O trabalho será  executado em sala de aula,em forma de exercícios, individualmente e o  conteúdo será o que foi ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

10) Educação Física- Profª Milene – 7º ano B

Esse bimestre o tema do trabalho será " A importância da atividade física para a saúde"
O trabalho deverá ser manuscrito ressaltando os benefícios, doenças que podem ser evitadas , tipos de atividade física , atividades adaptadas para portadores de deficiência e experiências vividas. No minimo 30 linhas , em folha de papel almaço , onde poderá ter ilustrações.

11) Educação Física – Profª Michele – 7º ano A
Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros. 
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Desenvolver um exercício de Handebol em quadra, onde cada aluno de  cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades de Handebol 

Modalidade:tipos de passes e passe trifásico com salto

Atividade desenvolvida em quadra e individual

Modalidade:Handebol


Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos e sistema tático de Handebol


12) Geografia – Profª Loide – 7º ano A e B
Tema: Reforma agrária
Com base nos dados que você obterá pesquisando e pela internet (sites do Governo Federal, Ministério da Agricultura, IBGE etc), revistas e jornais responda as seguintes questões:
·         O que é Reforma Agrária ( faça um histórico de como surgiu e o por quê)
·         Quais os indicativos da Constituição de 1988 para implementá-la?
·         O que já foi feito?
·         O que é o MST (faça um histórico) e quais seus objetivos?
·         Anexar notícias de jornais e revistas relacionados a Reforma Agrária.
Apresentar o trabalho manuscrito, com capa(folha de sulfite com as informações do aluno, prof, tema, data, serie/ano), índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e anexos,no papel almaço. Você deverá pesquisar notícias atuais relacionadas ao assunto, catalogá-las (nome do jornal, ou revista, página, autor) para compor os anexos. Poderá ser feito individual ou em grupo de até 3 pessoas.

13) Matematica – Profº Carlos  - 7º ano B
Atividade: “Numerik”

Objetivo: Trabalhar com os conceitos de múltiplos e divisores.

Elaboração: Distribuir uma folha de leitura para os alunos, pedir que eles leiam, preencham as fichas de inscrição e respondam os questionários sobre a história. Trabalho desenvolvido em sala de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário