sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2015 – 9º ANO A/B


1)    GEOGRAFIA – PROFª  Loide – 9º ano B
Poderá ser feito em dupla – letra dos dois componentes.
o    Capa
o    Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o    Manuscrito
o    Introdução
o    Índice
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Pesquisar sobre o Mercosul, se utilizar do apoio da apostila – página 58 e destacar os pontos abaixo:
o   - Países que fazem parte;
o   - Quais os objetivos do Mercosul;
o   - Qual é a participação dos países associados;
o   - Qual as dificuldades encontradas; e
o   - Registrar a sua opinião a respeito desse tipo de associação

2)    MATEMÁTICA E GEOGRAFIA -  9ºANO A - Profª Tiemi e ProfªLoide – 9º ano A
Tema: REPORTAGENS, SIGLAS E GRÁFICOS
Objetivo:
Reconhecer as siglas existentes em jornais bem como os seus significados e interpretar a reportagem construindo sua conclusão. Leitura de gráficos e construir tabelas de dados estatísticos.
Material:
Ø  Folhas de sulfite
Ø  Jornais ou revistas que contenham reportagens com siglas e gráficos estatísticos
Ø  Tesoura e cola.

Procedimentos: Trabalho em grupo ou a critério da professora. Escolher no jornal, reportagens com siglas (exceto estrangeiras ou de partidos políticos). Realizar a leitura e conclusão do texto. Colar em folhas de sulfite, uma reportagem em cada página (centralizada, cópia da sigla e seu significado, conclusão, fonte e data). Montagem do trabalho com 15 reportagens (se for individual), 20 (se for em dupla) e 25 (se for em trio), capa e índice. Incluir reportagens contendo gráficos estatísticos variados, identificando o tipo de gráfico e sua utilização e construindo uma tabela de dados.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Clareza nas conclusões
Ø  Pesquisa de siglas
Ø  Diversidade dos gráficos estatísticos.

3)    Matemática – Prof. Carlos – 9º ano B
O trabalho será realizado em duas etapas.
            1ª Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
            2 Etapa: 70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação com consulta no material didático)

4)     FILOSOFIAProfª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
·         O trabalho deverá ser individual.
·         As questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno no trabalho.

CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler o texto sobre “ Ciência, tecnologia e filosofia” e analisá-lo de acordo com questões filosóficas requeridas pelo professor.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas, pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 a 10.

QUESTÕES DO TRABALHO DE FILOSOFIA
·         De acordo com o texto responda:
1. . Estabeleça as possíveis relações entre ciência, tecnologia e filosofia.
2. Como a tecnologia pode estar a serviço de objetivos humanos?
3. Quais os riscos da tecnologia, em sua opinião?
4. Homem ou computador: quem vence a partida de xadrez? Na resposta o aluno deve descrever  todas as possibilidades.
6. É possível humanizar a tecnologia? Explique.
7. Explique o que é bioética e o que ela investiga.
8. Numa sociedade como a de hoje, dominada pela tecnologia  e pela sofisticação dos instrumentos à disposição do homem, ainda há lugar para a filosofia? Justifique sua resposta.

Anexo para o 9° ano

 

Ciência, Tecnologia e Filosofia

         Ciência, técnica e tecnologia são palavras relacionadas entre si, ao se fazer referência a uma delas, inevitavelmente as demais surgem em cena.
          A ciência é uma das formas de conhecimento elaboradas pelo ser humano para compreender racional e objetivamente o mundo com a finalidade de nele poder intervir em seu próprio benefício. Visa tornar a natureza inteligível ao aprender as regularidades existentes em um conjunto de fenômenos; tais regularidades são expressas posteriormente em leis e teorias que traduzem o esforço do homem em conhecer e explicar tudo o que é - ou deja, tudo o que existe natural ou necessariamente. Técnica, assim como tecnologia, provém do verbo grego techne, que significa "arte" ou "habilidade". Embora procedam da mesma raiz etmológica, técnica e tecnologia têm sido empregadas em sentidos diversos.
          Técnica é a parte material de uma arte ou ciência. Conjunto de processos de uma arte ou ciência. Tecnologia é o conjunto dos processos especiais relativos a determinada arte ou indústria.
A tecnologia a serviço de objetivos humanos e os riscos da tecnologia
        O avanço da tecnologia vem promovendo nos últimos anos a chamada revolução tecnológica. Mas a tecnologia deve estar a serviço da melhoria das condições de vida das pessoas.
         Na verdade, a tecnologia em si mesma não é boa nem má. O uso que se faz dela, no entanto, pode trazer benefícios ou prejuízos para a humanidade. 
       No entanto, a tecnologia tem sido alvo de críticas, por ser considerada dominação inconseqüente da natureza, a serviço de interesses comerciais, industriais, militares, entre outros, muitas vezes inescrupolosos, cujos resultados ser prejudiciais ao homem. A tecnologia tem causado também o desemprego estrutural que é a perda do emprego em decorrência da automação e da robotização da produção e dos serviços produzidos pela revolução da microeletrônica.



A Bioética e a vida
           No limiar do século XXI, a descoberta e gradual decifração do código genético dos seres vivos e a possibilidade de o homem interferir e dominar a natureza orgânica em geral, e inclusive o seu próprio "eu", determinou uma revolução no campo da biologia, especialmente da microbiologia, da qual resultou a engenharia genética.
            Tais avanços permitem ao homem modificar o código genético inato de plantas e animais, bem como desenvolver novos códigos. Tornam possível a produção de novas variedades de plantas e animais mais resistentes  às doenças, mais adaptadas às condições naturais desfavoráveis e mais ricas em componentes necessários à subsistência do homem.
           Diante disso, discute-se a clonagem dos seres vivos, inclusive a humana, os alimentos transgênicos, a prática da fecundação in vitro, a criogenia, pesquisas com células-tronco, doação de órgãos e a eutanásia. Para discutir tais temas surgiu uma nova área do saber denominado Bioética. A bioética estuda esses assuntos preocupada com a vida, principalmente a humana.
A sociedade do conhecimento e as novas tecnologias da comunicação e da informação (robótica, internet, telemática)
         Na sociedade atual o conhecimento é buscado e está relacionado com as novas tecnologias. As conquistas espaciais, a automação de bancos, indústrias e escritórios, a utilização de robôs nas linhas de montagem, a moderna tecnologia militar apoiada na energia termonuclear, também resultam do avanço da microbiologia.
           A internet possibilitou, em grande parte, o desenvolvimento da globalização.

5)    INGLÊS  – Profª  Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

6)   Língua Portuguesa – 9º ano A - Prof. Leo Chahad
uso da argumentação a partir de temas polêmicos da atualidade e sua contribuição ao desenvolvimento da expressividade em apresentações públicas – técnicas de postura e oratória
Objetivo: Fazer com que o aluno reúna informações sobre temas polêmicos da atualidade, colete argumentos favoráveis e contrários que lhe permitam assumir uma opinião sobre determinado assunto, contrapondo-a com a de terceiros. Além disso, o referido trabalho almeja ampliar a expressividade oral do aluno, fazendo com que este desenvolva e internalize técnicas de oratória e postura diante do público.
Temas a serem escolhidos:
1.        A compra de armas pelo cidadão comum;
2.        A existência de vida após a morte;
3.        Eutanásia e o direito à morte digna;
4.        A legalização do aborto;
5.        Instituição da “pena de morte” no Brasil;
6.        Pesquisas com uso de células-tronco humanas;
7.        A comercialização de produtos pirateados;
8.        Redução da maioridade penal;
9.        Direito à legalização da união homoafetiva;
10.  A existência de vida inteligente fora da Terra.

Para apresentação, o aluno deverá seguir a estrutura abaixo utilizando o programa Microsoft Office PowerPoint® (ou similar voltado à elaboração de “slides” para projeção). A referida apresentação deverá ser elaborada em duplas ou trios, conforme orientações a seguir:
  • 1º “slide”: Título da apresentação [informe o tema polêmico escolhido] seguido de imagem representativa (centralizados) e uma citação (argumento de autoridade) sobre o assunto [lembre-se de identificá-la e inseri-la entre aspas];
  • 2º “slide”: Coleta de dados estatísticos e/ou fatos relevantes sobre o tema;
  • 3º “slide”: Argumentos/opiniões favoráveis;
  • 4º “slide”: Argumentos/opiniões contrárias;
  • 5º “slide” Ponto de vista do grupo.

Observações importantes:
A avaliação será realizada em duas etapas:
a) Confecção da apresentação em meio digital (5,0 pontos, de caráter coletivo);
b) Apresentação ORAL, na forma de SEMINÁRIO (sem leitura do “slide” ou papel na mão). Nesta etapa será considerada a aplicação das técnicas de oratória e postura vinculadas ao uso das linguagens verbal e não-verbal, explicadas pelo professor (5,0 pontos, de caráter individual).
                                                                                              Bom trabalho!

7)    Língua Portuguesa – 9º ano B – Profª Sandra
Trabalho individual.
Dissertação
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação. O aluno fará dissertações com temas dirigidos respeitando a estrutura das mesmas.
Essas dissertações  serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.

8)    Física – Prof. Eric Nakano  - Pesquisa sobre Isaac Newton
- Pesquisar sobre a biografia e obras de Isaac Newton, indicando principalmente suas principais obras no campo científico.
- O trabalho deve conter as normas da ABNT em termos de formatação.
- A pesquisa deve ser entregue impresso.
- Os alunos poderão fazer individualmente, em duplas ou no máximo em trios.

9) História – Profª Cleonice
Tema: Revolução Russa
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.
10)    Arte – Profº Leonardo Bandeira
Releitura de obra de Artista brasileiro usando como base uma tampa de caixa de pizza.

Material:
- Uma tampa de caixa de pizza (redonda);
- Uma caixa de guache com seis cores;
- Dois pincéis, sendo um fino e um médio;
- Pano para limpeza dos pincéis;
- Potinho para água (limpeza dos pincéis);
- Cópia em papel sulfite de uma obra do artista indicado.

Artista a ser pesquisado:
Anita Malfati

Execução do trabalho:
Serão disponibilizadas  duas aulas deArte para início da confecção do trabalho em sala de aula.

11)  Educação Física – Profª Michele
Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles . 
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades recreativas Atletismo

Modalidade: Velocidade.

Atividade 5 -  Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir o som do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.

Modalidade: Corrida de revezamento

Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.

12) Educação Física – Profª Milene – 9º ano B
A HISTÓRIA DO BASQUETEBOL NO BRASIL - PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
O TRABALHO DEVE SER FEITO À MÃO, EM FOLHA DE ALMAÇO E ILUSTRADO

13)  Química – prof. Marco
9º A – 12/03 (5ª feira)
- Forma de apresentação: Trabalho de pesquisa
- Conteúdo: Artigo científico (o aluno irá trazer)
- Critérios de avaliação: Análise de normas ABNT (será apresentado), coerência com o tema, escrita.


9º B – 17/03 (4ª feira)
- Forma de apresentação: Trabalho de pesquisa
- Conteúdo: Artigo científico (o aluno irá trazer)
- Critérios de avaliação: Análise de normas ABNT (será apresentado), coerência com o tema, escrita.

14) Espanhol – Prof. Amilkar
Temática: Canciones tradicionales

Estructura del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.

Primera parte: INDIVIDUAL
Investigar una canción típica (tradicional) de algún país de habla española, presentando, por lo menos, 4 exemplos distintos de figuras de lenguaje (estudiadas en lengua portuguesa).

Alumnos de números pares: explotar canciones típicas de países de América de Sur.
Alumnos de números ímpares: explotar canciones típicas de países de América Central u otros continentes.

Segunda parte: EN EQUIPO DE 5 ESTUDIANTES
En equipo, deben discutir (charlar) sobre esta canción estudiada y elegir una otra canción típica brasileña y hacer un pequeño texto comparativo entre esas dos canciones, apuntando las similaridades y las diferencias de las costumbres regionales de los dos países.

La parte del trabajo en equipo también deberá contener tapa (portada) con todos los datos individuales de todos los alumnos.
Pista: ordenar las actividades individuales después de las actividades colectivas, en orden numérica.
Utilizar siempre el diccionário.

Entregar en la fecha determinada en el calendario escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário