sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2015 – 8º ANO A/B


1)    GEOGRAFIA – Profª  Loide
Poderá ser feito em dupla – letra dos dois componentes.
o    Capa
o    Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o    Manuscrito
o    Introdução
o    Índice
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Pesquisar sobre a uma empresa Multinacional, que possui sua filial no Brasil, se utilizar do apoio da apostila – página 49 e destacar os pontos abaixo relacionados:
a)    Mão de obra (especializada ou não, se é em abundância ou não;
b)    Matérias primas usadas;
c)    Facilidades de exportação ou não;
d)    Mercado consumidor, se é pequeno ou grande.

2)    FILOSOFIA Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
·         O trabalho deverá ser individual.
·         As questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno no trabalho.

CONTEÚDO:
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler a letra da música “IDEOLOGIA – CAZUZA” e analisá-la de acordo com questões filosóficas requeridas pelo professor nas questões. Também entrar em contato com o conceito “Ideologia”

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas, pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 a 10.

QUESTÕES DO TRABALHO DE FILOSOFIA
1.    Faça uma pesquisa sobre o termo “Ideologia”.
2.    Analise a letra da música Ideologia de acordo com os seus conhecimentos sobre o assunto.
3.    Por influência de Karl Marx, a palavra ideologia tornou-se largamente utilizada na filosofia e nas ciências sociais, caracterizando-se como tema polêmico. Para Marx, ideologia é um conjunto de idéias e conceitos que corresponde aos interesses de uma classe social, embora não obrigatoriamente professado por todos seus membros. Faça uma pesquisa sobre Karl Marx.

Anexo para o 8°ano
MÚSICA
IDEOLOGIA - CAZUZA
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do "Grand Monde"

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
3)    INGLÊS  – Profª  Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

4)   Língua Portuguesa –  8º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Identificando aspectos sociolinguísticos em documentos históricos”
Objetivos:
  • perceber a língua como um fenômeno histórico e social;
  • identificar diferenças entre a língua falada e a língua escrita;
  • identificar a importância do documento escrito nas relações sociais;
  • identificar arcaísmos para perceber a evolução da língua portuguesa.

Seu trabalho deverá ser realizado em três partes:

I) Faça uma tabela contendo as principais alterações ortográficas observadas nas palavras escritas em português arcaico, correlacionado-as com vocábulos do português atual. Por exemplo:


Vocábulo em português arcaico
Vocábulo em português atual
sahiu
saiu
della
dela

II) Reescreva a sentença judicial datada de 1833, nos padrões atuais da língua portuguesa. Lembre-se de que algumas palavras já não estão mais no dicionário; você terá de inferir – deduzir – qual o sentido mais apropriado, de acordo com o texto;
III) Elabore um parágrafo no qual você expõe sua opinião acerca das diferenças socioculturais sobre o tema em questão – o estupro. Como era tratado o crime em 1833? E hoje, o que mudou? As leis tornaram-se mais “flexíveis” com o conceito de “Direitos Humanos”? Explique sua resposta.
Observações importantes:
a)    Na primeira página do trabalho você deverá colar o texto impresso nesta proposta; após, elaborará o trabalho seguindo a ordem das questões I, II e III;
b)    O trabalho poderá ser digitado e impresso; entretanto, o aluno que optar por fazer o trabalho usando letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra legível;
c)    Use sua criatividade para montagem de uma capa. Lembre-se que este é um documento antigo... que tal utilizar técnicas artísticas de envelhecimento de papel?
                                                                                              Bom trabalho!


5)      Língua Portuguesa – 8º ano B -  Profª Sandra
Trabalho em dupla.
Suspense com cartas
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro de suspense com cartas .
A cada aula, a professora lerá um conto para que os alunos sintam o clímax e percebam a estrutura do mesmo.
Farão também ilustrações para as cartas. Esses suspenses em cartas   serão corrigidos em sala pelo professor e passados a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.

6)    História – Profª Cleonice
Tema: Brasil no século XVIII – a época do ouro
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

7)    Arte – Profº Leonardo Bandeira
Releitura de obra de Artista brasileiro usando como base uma tampa de caixa de pizza.
Material:
            - Uma tampa de caixa de pizza (redonda);
           - Uma caixa de guache com seis cores;
- Dois pincéis, sendo um fino e um médio;
- Pano para limpeza dos pincéis;
- Potinho para água (limpeza dos pincéis);
- Cópia em papel sulfite de uma obra do artista indicado.
Artista a ser pesquisado:
Aldemir Martins
Execução do trabalho:
Serão disponibilizadas  duas aulas deArte para início da confecção do trabalho em sala de aula.

8)    Educação Física – Profª Michele – 8º ano A
Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles . 
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades recreativas Atletismo

Modalidade: Velocidade.

Atividade 5 -  Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir osom do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.

Modalidade: Corrida de revezamento

Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.

9)    Educação Física – 8º ano B
A HISTÓRIA DO BASQUETEBOL NO BRASIL - PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
O TRABALHO DEVE SER FEITO À MÃO, EM FOLHA DE ALMAÇO E ILUSTRADO
10) Ciências – Prof. Celso
Amostra Fotográfica
Tema: Água
Ensino Fundamental II
Material: Foto colorida (impressa em papel fotográfico) e papel cartão preto.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.

11)  Matemática - 8o.ANO A - Prof.TIEMI

Tema:  Desempenho nos estudos do Ensino Fundamental
Objetivo:
Levantamento de dados, leitura  e construção de gráficos estatísticos .
Material:
Ø  Folhas de sulfite
Ø  Régua, transferidor, lápis, borracha
Ø  Lápis de cor e caneta para contornar
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Clareza nas informações e legendas
Ø  Construções dos gráficos
Ø  Cálculo dos ângulos
Procedimentos:
            Trabalho individual, realizado em sala ou a critério da professora. Pesquise a utilização dos gráficos de segmento e setores e suas construções.
1-    No eixo das ordenadas (vertical) marcar 6 níveis de acompanhamento dos pais no seu estudo. De baixo para cima nesta ordem: “ só olhava o boletim”  ; “ só mandava estudar” ; “cobrava resultados, mas não ajudava no estudo” ; “mandava estudar e olhava a lição” ; “acompanhava nos estudos” ; “ cobrava resultados, mas ajudava no estudo”.  E no eixo das abscissas (horizontal) marcar as séries escolares, desde o jardim até o 8o. ano. Ligar os pontilhados de acordo com a situação mais adequada e construir um gráfico de segmentos.
2-    Preencher uma tabela de atividades diárias; quantidade de horas; porcentagem; ângulo e construir um gráfico de setores com cores diferentes e legenda.



ATIVIDADES
HORAS
PORCENTAGEM
ÂNGULO (º)
Estudar na escola



Estudar em casa



Fazer curso



Praticar esporte



Dormir



Refeições



Tv e som



Computador



Leitura



Outros___________



Total
24
100 %
360


12)  Matematica – Prof. Carlos  8º ANO B
O trabalho será realizado em duas etapas.
            1ª Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
            2 Etapa: 70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação com consulta no material didático)


13) Espanhol – Prof. Amilkar

Temática: Fiestas típicas

Estructura del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.

Primera parte: INDIVIDUAL
Investigar una fiesta típica de algún país de habla española, presentando imágenes, fechas del año, comidas y trajes típicos y, sobre todo, la letra de una canción típica de la fiesta específica.

Alumnos de números pares: deben explotar fiestas típicas de países de América de Sur.
Alumnos de números ímpares: deben explotar fiestas típicas de países de América Central u otros continentes.

Segunda parte: EN EQUIPO DE 5 ESTUDIANTES
En equipo, deben discutir (charlar) sobre esta fiesta estudiada y elegir una otra fiesta típica brasileña y hacer un pequeño texto comparativo entre las dos fiestas, apuntando las similaridades y las diferencias de las costumbres regionales.

La parte del trabajo en equipo también deberá contener tapa (portada) con todos los datos individuales de todos los alumnos.
Pista: ordenar las actividades individuales después de las actividades colectivas, en orden numérica.
Utilizar siempre el diccionário.

Entregar en la fecha determinada en el calendario escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário