1)
GEOGRAFIA
– Profª Loide
Poderá ser feito em dupla – letra dos
dois componentes.
o
Capa
o
Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o
Manuscrito
o
Introdução
o
Índice
o
Conclusão
o
Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Pesquisar sobre a exploração da Serra Pelada, se
utilizar do apoio da apostila – página 47 e destacar os pontos abaixo
relacionados:
a) Período
de exploração;
b) Principal
recurso explorado;
c) Localização
da Serra Pelada;
d) Degradação
ambiental;
e) Problemas
sociais (exploração do trabalho, doenças, condições de trabalho, etc.)
2) FILOSOFIA - Profª
Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·
O
trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
·
O
trabalho deverá ser individual.
·
As
questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno
no trabalho.
CONTEÚDO :
·
O
objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler o texto oferecido pelo professor
sobre “O CONHECIMENTO” e analisá-lo de acordo com questões filosóficas
requeridas pelo professor nas questões.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·
Será
analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas,
pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos.
·
O
trabalho receberá um conceito de 0 a 10.
QUESTÕES DO TRABALHO
DE FILOSOFIA
1.
De acordo com o texto o que representa o “conhecimento”?
2.
De acordo com o seguinte fragmento do texto : “Ao atuar o homem imprime sua marca
na natureza, torna-a humanizada. E à medida que a domina e transforma, também
amplia ou desenvolve suas próprias necessidades. Um dos melhores exemplos desta
atuação são as cidades.”. Realize um texto
argumentativo sobre o homem transformando o seu meio.
3.
Realize um texto que relacione a “Filosofia” e o “Conhecimento”.
4.
Faça uma pesquisa sobre os 4 tipos de conhecimento abordados no
texto e apresente nesta resposta.
Anexo para o 7° ano
O CONHECIMENTO
A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de
aceitar diferentes tipos de conhecimento. Desde a Antiguidade, até os dias de
hoje, um lavrador, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe
o momento certo da semeadura, a época da colheita, tipo de solo adequado para
diferentes culturas. Todos são exemplos do conhecimento que é acumulado pelo
homem, na sua interação com a natureza. O Conhecimento faz
do ser humano um ser diverso dos demais, na medida em que lhe possibilita fugir
da submissão à natureza. A ação dos animais na natureza é biologicamente
determinada, por mais sofisticadas que possam ser, por exemplo, a casa do
joão-de-barro ou a organização de uma colméia, isso leva em conta apenas a
sobrevivência da espécie. O
homem atua na natureza não somente em relação às necessidades de sobrevivência,
(ou apenas de forma biologicamente determinada) mas se dá principalmente pela
incorporação de experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de
geração a geração, através da educação e da cultura, isso permite que a nova
geração não volte ao ponto de partida da que a precedeu. Ao atuar o homem
imprime sua marca na natureza, torna-a humanizada. E à medida que a domina e
transforma, também amplia ou desenvolve suas próprias necessidades. Um dos
melhores exemplos desta atuação são as cidades. O
Conhecimento só é perceptível através da existência de três elementos: o
sujeito cognoscente (que conhece) o objeto (conhecido) e a imagem. O sujeito é
quem irá deter o conhecimento o objeto é aquilo que será conhecido, e a imagem
é a interpretação do objeto pelo sujeito. Neste momento, o sujeito apropria-se,
de certo modo do objeto. “O conhecimento apresenta-se como uma transferência
das propriedades do objeto para o sujeito”. O
conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo a
penetrar nela, essa posse confere-nos a grande vantagem de nos tornar mais
aptos para a ação consciente. A ignorância tolhe as possibilidades de avanço
para melhor, mantém-nos prisioneiros das circunstâncias. O conhecimento tem o
poder de transformar a opacidade da realidade em caminho iluminada, de tal
forma que nos permite agir com certeza, segurança e precisão, com menos riscos
e menos perigos. Tem-se, então, os diferentes tipos de
conhecimento:
- Conhecimento Empírico.
- Conhecimento Científico.
- Conhecimento Filosófico.
- Conhecimento Teológico.
3)
INGLÊS – Profª Alexandra
Os
trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas.
Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do
trabalho.
4) Língua
Portuguesa – 7º ano b – Profª Sandra
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi
pedida sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula eles farão um capítulo inserindo a pesquisa
para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo
professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os
alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o
livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira
Cultural.
5) Língua
Portuguesa – 7º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Produção de poemas visuais: a palavra como linguagem verbal e
não-verbal”
Objetivos:
·
estimular a imaginação;
·
observar o uso da palavra como imagem;
·
produzir, com letras, signos verbais e não-verbais;
·
planejar e produzir um painel gráfico-visual.
Poemas
visuais são recursos
expressivos bastante utilizados em propagandas publicitárias, grafites,
cartazes, outdoors, dentre outros,
como elemento de comunicação visual. Exercite sua criatividade e aceite o
desafio proposto neste trabalho, que será dividido em duas partes:
I) Parte
A: Escolha três
das palavras do boxe abaixo e, com cada uma delas, escreva um poema visual.
Você pode usá-las como base do poema ou como o poema em si. Use sua imaginação!
Cada
poema será criado/escrito numa folha de papel colorido, para posteriormente ser
colado numa folha de cartolina (Papel Color Plus®), de cor diferente, promovendo um efeito de
contraste. Assim, você terá formado um cartaz com três poemas visuais; use as
cores que julgar convenientes...
Não se
esqueça de que um poema visual tem a seguinte estrutura:
·
a
eliminação do verso;
·
o
aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
·
a
exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos (sentido) dos vocábulos;
·
o
uso de neologismos (palavras novas, “inventadas”) e termos estrangeiros;
·
decomposição
das palavras;
·
possibilidades
de múltiplas leituras.
II)
Parte B:
Explique como se deu o processo de composição de seu poema visual: cores
utilizadas, ideia de movimento, imagem formada, etc. Quais foram suas intenções
ao criar essa imagem? Que sensações seu poema causou naqueles que o observaram?
Por quê? Dê respostas completas e explique detalhadamente tudo que você pensou
ao planejar seu trabalho.
Observações
importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado individualmente ou em duplas,
numa folha de Papel Color Plus®;
b) Navegue pelos sites abaixo para inspirar-se:
- www.poesiaconcreta.com.br
Bom
trabalho!
ALGUNS EXEMPLOS DE POEMAS CONCRETOS/VISUAIS:
6)
História
– Profª Cleonice
Tema: A produção cultural na
Idade Média
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam
ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de
tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso
isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado,
caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue
no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo justificado
por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
7)
Arte
– Profº Leonardo Bandeira
Releitura de obra de Artista brasileiro usando como base
uma tampa de caixa de pizza.
Material:
- Uma tampa de caixa de pizza (redonda);
- Uma caixa de guache com seis cores;
- Dois pincéis, sendo um fino e um médio;
- Pano para limpeza dos pincéis;
- Potinho para água (limpeza dos pincéis);
- Cópia em papel sulfite de uma obra do artista indicado.
Artista a ser pesquisado:
Tarsila do Amaral
Execução do trabalho:
Serão disponibilizadas
duas aulas deArte para início da confecção do trabalho em sala de aula.
8)
Educação
Física – Profª Michele – 7º ano A
Participação =
Notas 0,0 a 10,0 Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas 0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles .
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas 0,0 a 10,0
Atividades recreativas Atletismo
Modalidade: Velocidade.Atividade 5 - Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir osom do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.
Modalidade: Corrida de revezamento
Prova Bimestral = Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.
9)
Educação Física – Profª Milene – 7º
ano B
A HISTÓRIA DO HANDEBOL
NO BRASIL - PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
O TRABALHO DEVE
SER FEITO À MÃO, EM FOLHA DE ALMAÇO E ILUSTRADO
10)
Ciências
– Prof. Celso
Amostra Fotográfica
Tema: Água
Ensino Fundamental II
Material: Foto colorida (impressa em papel fotográfico) e
papel cartão preto.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.
11)
Matemática - 7o.ANO
A - Prof.TIEMI
Tema: Temperaturas do mundo
Objetivo:
Localização dos números inteiros
na reta numérica.
Material:
Ø Cartolina
Ø Lápis, borracha,
canetinha colorida
Ø Jornal, adesivos ou
etiquetas
Ø Régua, tesoura e
cola.
Procedimentos:
Trabalho
individual, realizado em sala ou a critério da professora. Representar na reta
numérica pelo menos 10 (dez) temperaturas de cidades do mundo encontradas no
jornal. O aluno deverá usar cores diferentes para representar as temperaturas
positivas e negativas, e adesivos ou etiquetas para indicar a cidade.
Critério de avaliação:
Ø Apresentação do
material
Ø Representação e
divisão da reta numérica
Ø Criatividade e
diversidade de temperaturas
Ø Apresentação final
12) Matemática – Prof. Carlos - 7º ano B
O trabalho será realizado em duas etapas.
1ª
Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será
entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o
professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
2 Etapa:
70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação
com consulta no material didático)
13) Espanhol – Prof. Amilkar
Temática:
Medios de transporte
Estructura
del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos
personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.
Primera
parte: INDIVIDUAL
Investigar 10 imágenes distintas de medios de
transporte, en diarios (periódicos), en revistas, en internet;
Recortarlas (o imprimirlas) y pegarlas, en
una hoja y en secuencia con sus respectivos nombres, como si fuera un pequeño
dicionário pictórico.
Segunda
parte: EN EQUIPO DE 4 ESTUDIANTES
En equipo, deben discutir (charlar) y elegir
4 medios de transporte y para cada uno, deben:
- pegar el dibujo del medio de transporte
elegido, escribir el nombre;
- apuntar 2 ventajas y 2 desventajas en
utilizar este tipo de medio de transporte (componer frases bien hechas y
completas);
Tercera
parte:
Por fin, todavía en equipo,
tendrán de hacer un pequeño diálogo con los contenidos estudiados, relacionando
esos 4 tipos de medios de transportes de un país vecino de habla española con
los mismos medios de transporte aquí en Brasil, es decir, en este diálogo,
tendrán de hacer comparaciones entre nuestros medios de transporte y los mismos
medios de transporte de un país vecino.
La parte del trabajo en
equipo también deberá contener tapa (portada) con todos los datos individuales
de todos los alumnos.
Pista: ordenar las
actividades individuales después de las actividades colectivas, en orden
numérica.
Utilizar siempre el
diccionário.
Entregar en la fecha
determinada en el calendario escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário