sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2015 – 7º ANO A/B


1)    GEOGRAFIA – Profª  Loide
Poderá ser feito em dupla – letra dos dois componentes.
o    Capa
o    Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o    Manuscrito
o    Introdução
o    Índice
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Pesquisar sobre a exploração da Serra Pelada, se utilizar do apoio da apostila – página 47 e destacar os pontos abaixo relacionados:
a)    Período de exploração;
b)    Principal recurso explorado;
c)    Localização da Serra Pelada;
d)    Degradação ambiental;
e)    Problemas sociais (exploração do trabalho, doenças, condições de trabalho, etc.)

2)     FILOSOFIA -  Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
·         O trabalho deverá ser individual.
·         As questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno no trabalho.

CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler o texto oferecido pelo professor sobre “O CONHECIMENTO” e analisá-lo de acordo com questões filosóficas requeridas pelo professor nas questões.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas, pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 a 10.

QUESTÕES DO TRABALHO DE FILOSOFIA
1.    De acordo com o texto o que representa o “conhecimento”?

2.    De acordo com o seguinte fragmento do texto : “Ao atuar o homem imprime sua marca na natureza, torna-a humanizada. E à medida que a domina e transforma, também amplia ou desenvolve suas próprias necessidades. Um dos melhores exemplos desta atuação são as cidades.”. Realize um texto argumentativo sobre o homem transformando o seu meio.

3.    Realize um texto que relacione a “Filosofia” e o “Conhecimento”.

4.    Faça uma pesquisa sobre os 4 tipos de conhecimento abordados no texto e apresente nesta resposta.
Anexo para o 7° ano
O CONHECIMENTO
A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. Desde a Antiguidade, até os dias de hoje, um lavrador, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, tipo de solo adequado para diferentes culturas. Todos são exemplos do conhecimento que é acumulado pelo homem, na sua interação com a natureza.            O Conhecimento faz do ser humano um ser diverso dos demais, na medida em que lhe possibilita fugir da submissão à natureza. A ação dos animais na natureza é biologicamente determinada, por mais sofisticadas que possam ser, por exemplo, a casa do joão-de-barro ou a organização de uma colméia, isso leva em conta apenas a sobrevivência da espécie.                                                                                                                                        O homem atua na natureza não somente em relação às necessidades de sobrevivência, (ou apenas de forma biologicamente determinada) mas se dá principalmente pela incorporação de experiências e conhecimentos produzidos e transmitidos de geração a geração, através da educação e da cultura, isso permite que a nova geração não volte ao ponto de partida da que a precedeu. Ao atuar o homem imprime sua marca na natureza, torna-a humanizada. E à medida que a domina e transforma, também amplia ou desenvolve suas próprias necessidades. Um dos melhores exemplos desta atuação são as cidades.                     O Conhecimento só é perceptível através da existência de três elementos: o sujeito cognoscente (que conhece) o objeto (conhecido) e a imagem. O sujeito é quem irá deter o conhecimento o objeto é aquilo que será conhecido, e a imagem é a interpretação do objeto pelo sujeito. Neste momento, o sujeito apropria-se, de certo modo do objeto. “O conhecimento apresenta-se como uma transferência das propriedades do objeto para o sujeito”.                            O conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo a penetrar nela, essa posse confere-nos a grande vantagem de nos tornar mais aptos para a ação consciente. A ignorância tolhe as possibilidades de avanço para melhor, mantém-nos prisioneiros das circunstâncias. O conhecimento tem o poder de transformar a opacidade da realidade em caminho iluminada, de tal forma que nos permite agir com certeza, segurança e precisão, com menos riscos e menos perigos.                                                                Tem-se, então, os diferentes tipos de conhecimento:
  • Conhecimento Empírico.
  • Conhecimento Científico.
  • Conhecimento Filosófico.
  • Conhecimento Teológico.
3)    INGLÊS  – Profª  Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

4)    Língua Portuguesa –  7º ano b – Profª Sandra

Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula eles farão um capítulo inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.


5)   Língua Portuguesa –  7º ano A - Prof. Leo Chahad

Tema: “Produção de poemas visuais: a palavra como linguagem verbal e não-verbal”
Objetivos:
·         estimular a imaginação;
·         observar o uso da palavra como imagem;
·         produzir, com letras, signos verbais e não-verbais;
·         planejar e produzir um painel gráfico-visual.

Poemas visuais são recursos expressivos bastante utilizados em propagandas publicitárias, grafites, cartazes, outdoors, dentre outros, como elemento de comunicação visual. Exercite sua criatividade e aceite o desafio proposto neste trabalho, que será dividido em duas partes:

I) Parte A: Escolha três das palavras do boxe abaixo e, com cada uma delas, escreva um poema visual. Você pode usá-las como base do poema ou como o poema em si. Use sua imaginação!

 
 Cada poema será criado/escrito numa folha de papel colorido, para posteriormente ser colado numa folha de cartolina (Papel Color Plus®), de cor diferente, promovendo um efeito de contraste. Assim, você terá formado um cartaz com três poemas visuais; use as cores que julgar convenientes...
Não se esqueça de que um poema visual tem a seguinte estrutura:
·         a eliminação do verso;
·         o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
·         a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos (sentido) dos vocábulos;
·         o uso de neologismos (palavras novas, “inventadas”) e termos estrangeiros;
·         decomposição das palavras;
·         possibilidades de múltiplas leituras.

II) Parte B: Explique como se deu o processo de composição de seu poema visual: cores utilizadas, ideia de movimento, imagem formada, etc. Quais foram suas intenções ao criar essa imagem? Que sensações seu poema causou naqueles que o observaram? Por quê? Dê respostas completas e explique detalhadamente tudo que você pensou ao planejar seu trabalho.
Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado individualmente ou em duplas, numa folha de Papel Color Plus®;
b) Navegue pelos sites abaixo para inspirar-se:
  • www.poesiaconcreta.com.br

                                                                                              Bom trabalho!

ALGUNS EXEMPLOS DE POEMAS CONCRETOS/VISUAIS:











6)    História – Profª Cleonice
Tema: A produção cultural na Idade Média
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

7)    Arte – Profº Leonardo Bandeira
Releitura de obra de Artista brasileiro usando como base uma tampa de caixa de pizza.
Material:
- Uma tampa de caixa de pizza (redonda);
- Uma caixa de guache com seis cores;
- Dois pincéis, sendo um fino e um médio;
- Pano para limpeza dos pincéis;
- Potinho para água (limpeza dos pincéis);
- Cópia em papel sulfite de uma obra do artista indicado.

Artista a ser pesquisado:
Tarsila do Amaral

Execução do trabalho:
Serão disponibilizadas  duas aulas deArte para início da confecção do trabalho em sala de aula.

8)    Educação Física – Profª Michele – 7º ano A
Participação =  Notas  0,0 a 10,0  
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles . 
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0  

Atividades recreativas Atletismo

Modalidade: Velocidade.

Atividade 5 -  Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir osom do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.

Modalidade: Corrida de revezamento

Prova Bimestral = Notas  0,0 a 10,0 
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.


9)    Educação Física – Profª Milene – 7º ano B
A HISTÓRIA DO HANDEBOL NO BRASIL - PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
O TRABALHO DEVE SER FEITO À MÃO, EM FOLHA DE ALMAÇO E ILUSTRADO

10) Ciências – Prof. Celso
Amostra Fotográfica
Tema: Água
Ensino Fundamental II
Material: Foto colorida (impressa em papel fotográfico) e papel cartão preto.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.

11)  Matemática - 7o.ANO A - Prof.TIEMI

Tema: Temperaturas do mundo
Objetivo:
Localização dos números inteiros na reta numérica.
Material:
Ø  Cartolina
Ø  Lápis, borracha, canetinha colorida
Ø  Jornal, adesivos ou etiquetas
Ø  Régua, tesoura e cola.

Procedimentos:
            Trabalho individual, realizado em sala ou a critério da professora. Representar na reta numérica pelo menos 10 (dez) temperaturas de cidades do mundo encontradas no jornal. O aluno deverá usar cores diferentes para representar as temperaturas positivas e negativas, e adesivos ou etiquetas para indicar a cidade.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Representação e divisão da reta numérica
Ø  Criatividade e diversidade de temperaturas
Ø  Apresentação final

12)   Matemática – Prof. Carlos  - 7º ano B

O trabalho será realizado em duas etapas.
            1ª Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
            2 Etapa: 70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação com consulta no material didático)

13) Espanhol – Prof. Amilkar

Temática: Medios de transporte

Estructura del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.

Primera parte: INDIVIDUAL
Investigar 10 imágenes distintas de medios de transporte, en diarios (periódicos), en revistas, en internet;
Recortarlas (o imprimirlas) y pegarlas, en una hoja y en secuencia con sus respectivos nombres, como si fuera un pequeño dicionário pictórico.

Segunda parte: EN EQUIPO DE 4 ESTUDIANTES
En equipo, deben discutir (charlar) y elegir 4 medios de transporte y para cada uno, deben:
- pegar el dibujo del medio de transporte elegido, escribir el nombre;
- apuntar 2 ventajas y 2 desventajas en utilizar este tipo de medio de transporte (componer frases bien hechas y completas);

Tercera parte:
Por fin, todavía en equipo, tendrán de hacer un pequeño diálogo con los contenidos estudiados, relacionando esos 4 tipos de medios de transportes de un país vecino de habla española con los mismos medios de transporte aquí en Brasil, es decir, en este diálogo, tendrán de hacer comparaciones entre nuestros medios de transporte y los mismos medios de transporte de un país vecino.

La parte del trabajo en equipo también deberá contener tapa (portada) con todos los datos individuales de todos los alumnos.
Pista: ordenar las actividades individuales después de las actividades colectivas, en orden numérica.
Utilizar siempre el diccionário.

Entregar en la fecha determinada en el calendario escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário