sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Roteiro trabalho 1º bimestre 2014 - 8º ano A/B

FILOSOFIA -  Profª Cleonice
Tema: Liberdade versus Sociedade
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

HISTÓRIA -  Profª Cleonice
Tema: Brasil no século XVIII – a época do ouro
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

 GEOGRAFIA – Profª Loide
·         Pesquisar sobre uma multinacional existente no Brasil – pag. 49 da apostila, sobre os seguintes itens:
·         Mão de obra – disponibilidade de matérias-primas e mercado de consumo.
·         Incentivos fiscais, mao de obra especializada e instabilidade politica
·         Falta de mao de obra, disponibilidade de fonte de energia
·         Facilidade para exploração e subsídios dado pelo governo

o    Poderá ser feito em dupla, desde que contenha a letra dos dois componentes.
Deverá conter:
o    Capa – papel amaço sem pauta
o    Contra-capa
o    Índice
o    Introdução
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa
o    Anexos
o    Manuscrito

ESPAÑOL - Profª Uilma Melo
Para todos los trabajos:
- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema, nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), disciplina, profesora -, índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)
         Colegio Davina Gasparini


             


       Título del trabajo



Por

Nombre y número del estudiante
Grado y grupo
Clase de Español
Sra. Uilma Melo

Fecha






















Tema: Historias de la niñez
Proyecto – Página 20. (adaptado)
Elige una historia verdadera de tu niñez que más te guste y escríbela. Podrás añadir fotos o imágenes y transformarla en un álbum.

    PORTUGUÊS – 8º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Identificando aspectos sociolinguísticos em documentos históricos”
Objetivos:
  • perceber a língua como um fenômeno histórico e social;
  • identificar diferenças entre a língua falada e a língua escrita;
  • identificar a importância do documento escrito nas relações sociais;
  • identificar arcaísmos verificando a evolução da língua portuguesa.
Seu trabalho deverá ser realizado em três partes:
I) Faça uma tabela contendo as principais alterações ortográficas observadas nas palavras escritas em português arcaico, correlacionado-as com vocábulos do português atual. Por exemplo:
Vocábulo em português arcaico
Vocábulo em português atual
sahiu
saiu
della
dela

II) Reescreva a sentença judicial datada de 1833, nos padrões atuais da língua portuguesa. Lembre-se de que algumas palavras já não estão mais no dicionário; você terá de inferir – deduzir – qual o sentido mais apropriado, de acordo com o texto;
III) Elabore um parágrafo no qual você expõe sua opinião acerca das diferenças socioculturais sobre o tema em questão – o estupro. Como era tratado o crime em 1833? E hoje, o que mudou? As leis tornaram-se mais “flexíveis” com o conceito de “Direitos Humanos”? Explique sua resposta.
Observações importantes:
a) Na primeira página do trabalho você deverá colar o texto impresso nesta proposta; após, elaborará o trabalho seguindo a ordem das questões I, II e III;
b) O trabalho poderá ser digitado e impresso; entretanto, o aluno que optar por fazer o trabalho usando letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra legível;
c) Use sua criatividade para montagem de uma capa. Lembre-se que este é um documento antigo... que tal utilizar técnicas artísticas de envelhecimento de papel?





     PORTUGUÊS – ProfªSandra – 8º ano B - Trabalho em dupla.  Suspense com cartas
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro de suspense com cartas .
A cada aula, a professora lerá um conto para que os alunos sintam o clímax e percebam a estrutura do mesmo.
Farão também ilustrações para as cartas. Esses suspenses em cartas   serão corrigidos em sala pelo professor e passados a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.

     MATEMÁTICA  –Profª Tiemi e  Profº Carlos Grillo – 8º ano A e B
O aluno deverá realizar um trabalho de desenho geométrico, em papel quadriculado de 1cm. Desenhar um campo de futebol com as medidas em duas escala diferentes. As medidas e as escalas serão passadas em sala de aula.
Tema: Campo e escala
Objetivo: reconhecer e aplicar a escala, razões e proporções, utilizando como instrumento o campo oficial de futebol.
Material: lápis, borracha, régua, esquadro, compasso, transferidor, cartolina ou Kraft.
Procedimentos: o trabalho será iniciado em aula e poderá ser realizado individualmente ou em grupo, a critério do professor. O aluno deverá pesquisar as dimensões dos campos oficiais de futebol que serão utilizados na Copa 2014. O aluno deverá escolher um dos campos oficiais da Copa para reprodução em escala 1:100 ou 1:200.
Critérios de avaliação: pesquisa, material e confecção.

INGLÊS  –Profª Alexandra

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

        Educação Física – profª Michele – Trabalhos e provas -  8º ANO A

Participação =  Notas  0,0 a 10,0 
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
A) cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar Handebol .
B) explique cada um desses músculos. 
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0 
Executar o exercício proposto como está no desenho abaixo. 
Prova Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do esporte em questão (Handebol )



 EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº Bruno – 8º ano B

      Pesquisar sobre os benefícios que a Copa do Mundo traz  para o Brasil, dar ênfase aos aspectos positivos e negativos, individual ou em grupo até 4 componentes do grupo, deverá trazer manuscrito,no almaço  com capa, identificação da sala e nomes dos componentes, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e bibliografia.

     ARTE – Profº Leonardo Bandeira

O trabalho de Arte do primeiro bimestre de 2014 será a confecção de uma bandeirinha de festa junina que deverá ser feita por cada aluno.A base para a realização desse trabalho será entregue pelo professor durante as aulas de Arte a tempo para sua confecção e entrega. Esse trabalho, consiste em uma bandeirinha feita de papel cartolina reforçada onde o aluno ira desenhar e pintar (usando material de sua escolha: lápis de cor, colagem, tinta, decopagem, etc.) uma releitura de obra de arte de um dos artistas que participaram da PRIMEIRA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922.O aluno deverá pesquisar um dos artistas relacionados abaixo e escolher (imprimir a imagem) de uma obra desse artista, pois dessa obra será feita uma releitura sobre a bandeirinha.
Artistas Participantes (Artes Plásticas)
Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Importante: Para dar inicio ao trabalho, o professor usará duas ou três aulas regulares de Arte para instruir e apoiar os alunos. Após essas aulas, o aluno que não terminar o trabalho, deverá termina-lo em casa e entregar na data estipulada pelo cronograma de provas e trabalhos do Colégio.

CIÊNCIAS- profº Celso - Assunto: a importância de Leonardo da Vinci no estudo da anatomia.
O aluno deverá entregar um trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
-Bibliografia;
- Anexos;

- Considerações finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário