sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Roteiro de trabalho 1º bimestre 2014 - 6º ano A/B

·         FILOSOFIA:Tema: A Filosofia e a Mitologia – 6ºano A e B

Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS (adaptado). Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola) caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO. O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 12 laudas (páginas). O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo, justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

    HISTÓRIA  – profª Loide – 6ºano A e B
·         Pesquisar sobre o índio no Brasil, desde quantas tribos eram, na época do descobrimento até agora.
·         Religião
·         Costumes
·         Vestimentas
·         Comida

Poderá ser feito em dupla – letra dos dois componentes.
o    Capa
o    Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o    Manuscrito
o    Introdução
o    Índice
o    Conclusão
o    Bibliografia ou fonte de pesquisa

GEOGRAFIA – profª Loide – 6ºano A e B
Construir o sistema solar – pág 14 da apostila – os itens para montar o sistema solar esta na mesma pagina.
o    Pode ser feito em até três alunos para montar a maquete.

ESPAÑOL - Profª Uilma Melo – 6º ano A e B
 Para todos los trabajos:

- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema, nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), disciplina, profesora -, índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

         Colegio Davina Gasparini


              


       Título del trabajo



Por

Nombre y número del estudiante
Grado y grupo
Clase de Español
Sra. Uilma Melo

Fecha























Tema: Festival de poesía
Proyecto – Página 20. En grupos de 3 o 4. Deben elegir  un poema de un escritor hispanohablante e interpretarlo en conjunto con una pequeña biografía introductoria del escritor. Será utilizado el programa Audacity para la grabación del podcast. Cada grupo debe elegir uno de los autores presentados por la profesora en clase y traer poemas para que el grupo elija uno para trabajar. La grabación de los podcast se hará en casa y se escuchará en clase, para eso el grupo deberá enviar anteriormente esa grabación al email (maestra.uilma@hotmail.com).Se debe entregar, además, el trabajo escrito. Los alumnos deben llevar el diccionario para consulta.

      português  – Leo Chahad – 6º ano A

Tema: “Desvendando os mistérios do Hino Nacional Brasileiro”
Justificativa: O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto apresenta uma linguagem rebuscada, repleta de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem. Assim, a priorização da beleza da forma, na elaboração do Hino, fez com que a clareza ficasse comprometida. Como exemplo, observe os versos de abertura: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/ de um povo heroico o brado retumbante". Muita gente pensa que quem ouviu o brado retumbante foi o povo heroico. Mas não. O sujeito de "ouvir", ou seja, o termo que ouviu o brado é "as margens plácidas". Os versos não estão na ordem direta, por isso o sujeito não é prontamente identificado. Mas, na ordem direta, fica mais fácil saber quem ouviu: "As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico".
Para que você comece a entender nosso Hino Nacional, dedique-se a este trabalho, mostrando o quanto você é detentor de sentimentos patrióticos; lembre-se de que a Copa está chegando! Pensando nisso, seu trabalho será elaborado em duas partes:
  • Parte A: Buscar no dicionário o significado das palavras sublinhadas, indicando a classe gramatical e a definição empregadas no contexto em questão (letra do Hino Nacional). Faça a montagem de uma tabela, como no exemplo:

Entrada
brado
Classificação gramatical
sm – substantivo masculino (de bradar)
Definição de acordo com o Hino Nacional
clamor, grito.

·   Parte B: Escreva uma versão simplificada do Hino Nacional Brasileiro, utilizando os significados mais simples e adequados encontrados no dicionário (Parte A), a fim de facilitar o entendimento da mensagem. Exemplo:
“Nas margens tranquilas do riacho Ipiranga se ouviu um grito muito forte de um povo heroico, e, nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu do Brasil, com seus raios muito cintilantes”.
Objetivos:
  • reconhecer a importância do dicionário como uma fonte segura de informações;
  • desenvolver o hábito de consulta ao dicionário;
  • atentar para a classificação da palavra ao buscar seu significado no dicionário;
  • utilizar as palavras-guia como auxílio na consulta ao dicionário;
  • identificar diferentes significados de uma mesma palavra e escolher o mais adequado à frase.

Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado em folha de papel almaço;b) Na Parte A você deverá colar a letra do Hino Nacional impressa nesta proposta; excetuada essa parte, todo restante do trabalho deverá ser manuscrito.


Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


             HINO NACIONAL
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Atualizado ortograficamente em conformidade com Lei nº 5.765 de 1971, e com
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.

PORTUGUÊS  –Profª Sandra – 6º ano B

Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula eles farão um capítulo inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural. 6º ano.

  MATEMÁTICA – PROFª TIEMI – 6º ANO A 

Tema: Pulos na circunferência       
Objetivo:Descobrir que, usando os múltiplos ou os divisores de um número inteiro, podemos construir polígonos regulares inscritos na circunferência.
Material:
Ø  Padrão de circunferência utilizado para construção.
Ø  Lápis, borracha, régua, lápis de cor, caneta hidrocor.
Procedimentos:Trabalho individual, realizado em sala. Os alunos, orientados pela professora, construirão polígonos inscritos na circunferência.Usando especialmente a tabuada do 2, construirão um Cardióide. Trabalhar com as tabuadas do 2, 3, 4, 6, 9 e 12. Os modelos deverão ser xerocados.
Critério de avaliação:
Ø  Construção dos polígonos e classificação
Ø  Construção do Cardióide
Ø  Investigando contornos
Ø  Apresentação final

MATEMÁTICA – Profº Carlos Grillo – 6º ano B
Assunto: Sistema de numeração Maia, Sistema de Numeração Babilônico.
O aluno deverá entregar um trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
- Contextualização contendo:
                Sistema de numeração Maia;
                Sistema de numeração Babilônico
- Bibliografia;
- Anexos;
- Considerações finais.

     INGLÊS  – Profª  Alexandra – 6º ano A e B

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

     EDUCAÇÃO FÍSICA – profª Michele – Trabalhos e provas (6º ANO A)

Participação =  Notas  0,0 a 10,0 
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
A) cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar Handebol .
B) explique cada um desses músculos. 
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0 
Executar o exercício proposto como está no desenho abaixo. 
Prova Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do esporte em questão ( Handebol )



  EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº Bruno – 6º ano B 

 Pesquisar sobre os benefícios que a Copa do Mundo traz  para o Brasil, dar ênfase aos aspectos positivos e negativos, individual ou em grupo até 4 componentes do grupo, deverá trazer manuscrito,no almaço  com capa, identificação da sala e nomes dos componentes, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e bibliografia.

 ARTE – Profº Leonardo Bandeira – 6º ano A e B 

O trabalho de Arte do primeiro bimestre de 2014 será a confecção de uma bandeirinha de festa junina que deverá ser feita por cada aluno.A base para a realização desse trabalho será entregue pelo professor durante as aulas de Arte a tempo para sua confecção e entrega. Esse trabalho, consiste em uma bandeirinha feita de papel cartolina reforçada onde o aluno ira desenhar e pintar (usando material de sua escolha: lápis de cor, colagem, tinta, decopagem, etc.) uma releitura de obra de arte de um dos artistas que participaram da PRIMEIRA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922.O aluno deverá pesquisar um dos artistas relacionados abaixo e escolher (imprimir a imagem) de uma obra desse artista, pois dessa obra será feita uma releitura sobre a bandeirinha.
Artistas Participantes (Artes Plásticas)
Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)
Importante: Para dar inicio ao trabalho, o professor usará duas ou três aulas regulares de Arte para instruir e apoiar os alunos. Após essas aulas, o aluno que não terminar o trabalho, deverá termina-lo em casa e entregar na data estipulada pelo cronograma de provas e trabalhos do Colégio.

   CIÊNCIAS – Profº Celso - Assunto: método científico

O aluno deverá entregar um trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
-Bibliografia;
- Anexos;

- Considerações finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário