sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Roteiro de trabalho 1º bimestre 2014 - 9º ano A/B

   FILOSOFIA
Tema: Ética versus Moral
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

História
Tema: Revolução Russa
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

FÍSICA – profºEric
INSTRUÇÕES GERAIS:
Tema: Principais Físicos (ou Cientistas) da Humanidade

- Elaborar uma pesquisa voltada a um físico ou cientista importante;
- O trabalho deve ser digitado e conter paginação, introdução, desenvolvimento e conclusão.
- O trabalho pode ser feito em grupos de até 4 pessoas ou individualmente.
- O trabalho deve abranger a biografia, as principais obras e estudos científicos e sua importância no cenário cotidiano do cientista escolhido.
- No trabalho devem constar imagens (com suas respectivas legendas ou indicações), formatação (parágrafo, padronização de tipo e tamanho de fonte).

    ESPAÑOL - Profª Uilma Melo

Para todos los trabajos:
- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: página de presentación - tema, nombre, número, grado (8º, 9º, etc.), grupo (A o B), disciplina, profesora -, índice, introducción, cuerpo del trabajo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

         Colegio Davina Gasparini


             


       Título del trabajo



Por

Nombre y número del estudiante
Grado y grupo
Clase de Español
Sra. Uilma Melo

Fecha






















Tema: Postales de ciudades hispanoamericanas
Proyecto – Página 20. (adaptado)
En grupos de 3 o 4 alumnos. Deben elegir una ciudad hispanoamericana, que ya hayan visitado o tengan ganas de visitarla, e investigar sobre los puntos turísticos que hay en ella. Buscar fotos, en internet, de uno de esos puntos y escribir un pequeño texto descriptivo. Las tarjetas postales serán producidas en el PowerPoint. Ustedes deberán enviarlas para el correo electrónico (maestra.uilma@hotmail.com). Se debe entregar, además, el trabajo escrito.

    Língua Portuguesa –  9º ano A -  Prof. Leo Chahad
Elaboração de cartazes de opinião
Objetivo: Fazer com que o aluno reúna informações sobre temas polêmicos da atualidade, coletando argumentos favoráveis e contrários, que lhe permitam assumir uma opinião sobre determinado assunto.
Temas a serem escolhidos:
1.             A compra de armas pelo cidadão comum;
2.             Projeto em tramitação no Senado: “cura gay”;
3.             Eutanásia e o direito à morte digna;
4.             A legalização do aborto;
5.             Instituição da “pena de morte” no Brasil;
6.             Pesquisas com uso de células-tronco humanas;
7.             A comercialização de produtos pirateados;
8.             Redução da maioridade penal;
9.             Direito à legalização da união homoafetiva;
10.   A existência de vida inteligente fora da Terra.

O cartaz deverá ser elaborado em duplas, conforme orientações a seguir:
  • Título do cartaz (no centro deverá ser colocado o tema polêmico escolhido);
  • Foto representativa (do lado esquerdo);
  • Três dados relevantes sobre o tema (abaixo da foto – lado esquerdo);
  • Argumentos/opiniões favoráveis (lado direito – porção superior);
  • Argumentos/opiniões contrárias (lado direito – porção central);
  • Ponto de vista do grupo (lado direito - porção inferior).
Exemplo:
  


 Observações importantes:
a) As informações do trabalho deverão ser digitadas e/ou recortadas, e coladas no Papel Color Plus®;
b) O aluno que fizer o cartaz usando letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra impecável, pois os trabalhos serão expostos;
c) Os dados sobre o trabalho serão apresentados ORALMENTE, na forma de SEMINÁRIO (sem consulta ou papel na mão).

   Língua Portuguesa – Profª Sandra – 9º ano B
Trabalho individual.
Dissertação
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação. O aluno fará dissertações com temas dirigidos respeitando a estrutura das mesmas.
Essas dissertações  serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.

 MATEMÁTICA – Profª Tiemi /   GEOGRAFIA - ProfªLoide - 9º ANO A /9º ANO B- SOMENTE GEOGRAFIA
Objetivo:Reconhecer as siglas existentes em jornais bem como os seus significados e interpretar a reportagem construindo sua conclusão. Leitura de gráficos e construir tabelas de dados estatísticos.
Material:
Ø  Folhas de sulfite
Ø  Jornais ou revistas que contenham reportagens com siglas e gráficos estatísticos
Ø  Tesoura e cola.

Procedimentos:Trabalho em grupo ou a critério da professora. Escolher no jornal, reportagens com siglas (exceto estrangeiras ou de partidos políticos). Realizar a leitura e conclusão do texto. Colar em folhas de sulfite, uma reportagem em cada página (centralizada, cópia da sigla e seu significado, conclusão, fonte e data). Montagem do trabalho com 15 reportagens, capa e índice. Incluir reportagens contendo gráficos estatísticos, identificando o tipo de gráfico e construindo uma tabela de dados.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Clareza nas conclusões
Ø  Pesquisa de siglas
Ø  Diversidade dos gráficos estatísticos.

   MATEMÁTICA – profº Carlos Grillo  - 9º Ano B - Assunto: Teorema de Pitágoras.
O aluno deverá entregar um trabalho escrito.O trabalho deverá seguir a norma adaptada (pelo professor) da ABNT, sendo elas:
- Capa;
- Resumo;
- Índice;
- Introdução;
- Contextualização contendo:
 Uma breve biografia de Pitágoras;
O que foi a escola pitagórica;
O teorema de Pitágoras (enunciado e demonstração);
Assuntos relacionados ao teorema de Pitágoras;
- Bibliografia;
- Anexos;
- Considerações finais.

Química – Profª Daniela
1.       Textos introdutórios

O tema central de estudo deste bimestre é apresentado na forma de textos jornalísticos integrais ou parciais para que possamos identificar a ciência química como parte integrante de nosso dia a dia, uma vez que todos nós, em algum momento, assistimos à televisão, ouvimos rádio e lemos as notícias nos jornais, nas revistas ou na internet.
Tornado destrói 22 casas e fere 15 no Rio Grande do Sul

“Um tornado destruiu 22 casas e arrancou o telhado de outras 60 no final da noite de segunda-feira em Muitos Capões, município do noroeste do Rio Grande do Sul, a 290 quilômetros de Porto Alegre. A queda de paredes, postes e árvores feriu 15 pessoas [...].”

Paraná Online. Extraído do site:
<http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/137087/ >.
Acesso em 6 de maio de 2012.



Quatro anos do Furacão Catarina

“Em tempos de estiagens no Oeste e de enxurradas no litoral é oportuno lembrar que [...], nos dias 27 e 28 e março de 2004, Santa Catarina foi foco das atenções do mundo, pois a passagem do 1º Furacão do Atlântico Sul mudaria a história. Desde então, livros precisaram ser rescritos, já que contra todas as afirmações que negavam a possibilidade de um Furacão no Brasil, ele aconteceu e causou danos severos em diversos municípios. 
Ao todo, 20 municípios decretaram situação de emergência na época e calcularam prejuízos econômicos superiores a R$ 850 milhões, sendo que mais de 1milhão de catarinenses foram afetados.
Lamentavelmente, contabilizaram-se vítimas fatais, sendo dez pescadores e um motorista atingido pela queda de uma árvore. [...]”.

Defesa Civil – Santa Catarina. Extraído do site:
<http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php/ultimas-noticias/338-quatro-anos-do-furacao-catarina.html>.
Acesso em 6 de maio de 2012.
Estiagem provoca racionamento de água em Itu

“O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itu) comunica à população sobre a necessidade de iniciar o racionamento no fornecimento de água potável na cidade, em razão da atual situação:

Ø  Estiagem em todo o Estado de São Paulo que já se prolonga por mais de 60 dias.
Ø  Em decorrência, a diminuição dos níveis dos mananciais que abastecem a cidade.
Ø  Os mananciais se encontram em nível de alerta, impossibilitando a captação de água em quantidade necessária para o pleno abastecimento da cidade.”

Portal Itu. Extraído do site:
<http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=11190>.
Acesso em 6 de maio de 2012.


Seca no Amazonas é a mais grave dos últimos 100 anos

“A capital do Amazonas, Manaus, e todo leste do Estado sofrem a estiagem mais severa dos últimos 103 anos. Esse é o cálculo do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre. De acordo com ele, a região oeste também apresenta os menores índices pluviométricos dos últimos 60 anos.
‘No que concerne ao Rio Negro, em Manaus, esta é uma seca que só tem paralelo nos últimos 103 anos. Ou seja, desde 1902, quando iniciamos registros de nível do Rio Negro. Já no oeste da Amazônia, esta é a estiagem mais severa dos últimos 50, 60 anos’, estima.
Nobre explica que a seca ocorre por três fatores: aquecimento do Oceano Atlântico, redução da transpiração das árvores e a fumaça produzida pelas queimadas. [...]”.

Notícias Terra. Extraído do site:
<http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI716402-EI306,00-Seca+no+Amazonas+e+a+mais+grave+dos+ultimos+anos.html>.
Acesso em 6 de maio de 2012.

Chuva de granizo atinge bairros de Petrópolis

“A Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana fluminense, informou que uma chuva de granizo atingiu localidades do município, como Quitandinha e Alto Independência, na tarde desta terça-feira [1º fev. 2011].
Segundo o órgão, foi registrada uma precipitação de 40 milímetros, que provocou avarias em alguns imóveis, como quebra de telhas. Não houve feridos. A cidade registrou 71 mortes em razão das chuvas de janeiro.
O coordenador do Comitê de Ações Emergenciais de Petrópolis, Luis Eduardo Peixoto e equipes da Defesa Civil foram acionados e prontamente dirigiram-se para os locais com intuito de avaliar os danos. Não houve registro de feridos ou queda de barreiras.
Tragédia das chuvas 
O forte temporal que atingiu a região serrana do Estado do Rio de Janeiro no dia 11 de janeiro deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados.
As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Areal foram as mais afetadas e decretaram estado de calamidade pública.
Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. O número de mortos passa de 800 e também há mais de 400 desaparecidos. Quase 30 mil estão fora de suas casas.”

Portal de Notícias R7. Extraído do site:
<http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/chuva-de-granizo-atinge-bairros-de-petropolis-20110201.html>.
Acesso em 6 de maio de 2012.

2.       Explorando o texto e enriquecendo o aprendizado

Foram selecionados alguns termos, frases ou afirmações do texto para serem discutidos ao longo do aprendizado. Com isso, tenta-se mostrar que a compreensão do todo pode ser comprometida se algumas partes não ficaram claras, que há uma diferença entre o senso comum e o rigor científico, e adquirir esse conhecimento pode gerar a autonomia e a consciência necessárias para a busca de uma vida melhor em sociedade.

 “Um tornado destruiu 22 casas e arrancou o telhado de outras 60 no final da noite de segunda-feira em Muitos Capões [...]”.
“[...] contra todas as afirmações que negavam a possibilidade de um Furacão no Brasil, ele aconteceu e causou danos severos em diversos municípios.”
Como se formam os ventos?
Qual a diferença entre um furacão e um tornado?

“Os mananciais se encontram em nível de alerta, impossibilitando a captação de água em quantidade necessária para o pleno abastecimento da cidade.”
O que ocorre com a água captada dos mananciais até chegar à nossa residência?

 “[...] a região oeste também apresenta os menores índices pluviométricos dos últimos 60 anos.”
O que significa a medida do índice pluviométrico de uma região?

 “[...] uma chuva de granizo atingiu localidades do município, como Quitandinha e Alto Independência, [...]”
Como ocorre a chuva?
Por que às vezes a água se precipita sob a forma líquida, outras sob a forma de granizo e outras sob a forma de neve?

Você teve outras dúvidas relacionadas ao texto? Procure a resposta, pesquise – as informações estão por toda a parte – você é o principal agente transformador do seu conhecimento.

3.       Compartilhando o aprendizado
                Nesta etapa, vamos compartilhar o que aprendemos com toda a turma.
A turma será dividida em grupos, e cada grupo ficará responsável por explorar determinada parte do texto.
Posteriormente, cada grupo deverá elaborar uma apresentação na forma de teatro, vídeo, slides, panfletos ou utilizando-se de qualquer outro meio para transmitir o conhecimento adquirido ao longo do trabalho aos colegas da turma.

Atenção: a apresentação não poderá ultrapassar o tempo máximo de 10 minutos!

. Inglês –Profª Alexandra

Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.


     Educação Física – profª Michele – Trabalhos e provas

Participação =  Notas  0,0 a 10,0 
Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas  0,0 a 10,0 
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
A) cite no minimo 4 musculatura do nosso corpo que precisamos para jogar Handebol .
B) explique cada um desses músculos. 
Prova Mensal = Notas  0,0 a 10,0 
Executar o exercício proposto como está no desenho abaixo. 
Prova Bimestral =Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos em uma partida do esporte em questão (Handebol ).


  EDUCAÇÃO FÍSICA – Profº Bruno – 9º ano B

Pesquisar sobre os benefícios que a Copa do Mundo traz  para o Brasil, dar ênfase aos aspectos positivos e negativos, individual ou em grupo até 4 componentes do grupo, deverá trazer manuscrito,no almaço  com capa, identificação da sala e nomes dos componentes, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e bibliografia.

  ARTE – Profº Leonardo Bandeira

O trabalho de Arte do primeiro bimestre de 2014 será a confecção de uma bandeirinha de festa junina que deverá ser feita por cada aluno.A base para a realização desse trabalho será entregue pelo professor durante as aulas de Arte a tempo para sua confecção e entrega. Esse trabalho, consiste em uma bandeirinha feita de papel cartolina reforçada onde o aluno ira desenhar e pintar (usando material de sua escolha: lápis de cor, colagem, tinta, decopagem, etc.) uma releitura de obra de arte de um dos artistas que participaram da PRIMEIRA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922.O aluno deverá pesquisar um dos artistas relacionados abaixo e escolher (imprimir a imagem) de uma obra desse artista, pois dessa obra será feita uma releitura sobre a bandeirinha.
Artistas Participantes (Artes Plásticas)
Anita Malfatti (pintora)
Di Cavalcanti (pintor)
- Vicente do Rego Monteiro (pintor)
- Inácio da Costa Ferreira (pintor)
- John Graz (pintor)
- Alberto Martins Ribeiro (pintor)
- Oswaldo Goeldi (pintor)
Victor Brecheret (escultor)
- Hidelgardo Leão Velloso (escultor)
- Wilhelm Haarberg (escultor)

Importante: Para dar inicio ao trabalho, o professor usará duas ou três aulas regulares de Arte para instruir e apoiar os alunos. Após essas aulas, o aluno que não terminar o trabalho, deverá termina-lo em casa e entregar na data estipulada pelo cronograma de provas e trabalhos do Colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário