terça-feira, 6 de agosto de 2013

Roteiros de trabalhos do 3º Bimestre/13 – 9º ano A/B


1.     1. Educação Física (Profª Michele e Prof.Bruno) e Geografia (Profª Loide)
Tema: Copa das Confederações: fazer uma pesquisa sobre a história, cidades sedes, as seleções classificadas, curiosidades e o campeão. Dentro de Geografia pesquisar:
- Densidade demográfica de cada cidade sediada pela Copa (nº de população)
- Qual é a região localizada, qual o clima e tipo de vegetação das cidades sediada pela Copa das Confederações.
- Fazer o mapa do Brasil e de cada cidade sede da Copa das Confederações.
Individual ou em grupo no máximo 3(três) alunos.
Apresentação: com capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos, em folha de almaço e manuscrito.

2.     Língua Portuguesa (Profº Leo Chahad) e Filosofia (Profª Cleonice) – 9º ano A
O trabalho do 3º bimestre será realizado em sala pelos professores das Disciplinas de Lingua Portuguesa (Profº Leo Chahad) e Filosofia (Profª Cleonice). Será realizada uma apresentação teatral sobre o tema “Convivência entre diversidades”. Esta turma será levada a refletir sobre o seguinte contexto:
  • 9º ano A: Diversidade político-ideológica
Etapas do Trabalho:
Para viabilizar a execução do trabalho final, os alunos deverão seguir o seguinte roteiro:
  1. Composição dos grupos/ equipes de apresentação;
  2. Pesquisa teórica sobre o gênero dramático e seus elementos constitutivos: atores, palco, cena, cenário, dentre outros;
  3. Pesquisa teórica sobre o tema proposto, de modo a familiarizar o aluno com a temática e suas implicações no âmbito social e filosófico;
  4. Elaboração de narrativa (enredo) para apresentação com seus constituintes: personagens, espaço, tempo, ações, clímax e desfecho;
  5. Produção dos cenários;
  6. Ensaios;
  7. Apresentação.
O trabalho terá nota de zero a dez e será avaliado em todas as etapas acima, devendo o aluno participar de todas.
  1. Filosofia (ProfªCleonice – 9º ano B)
Tema:Diversidade político-ideológica
A PESQUISA DEVERÁ SER ENTREGUE NA DATA ESTIPULADA PELO CALENDÁRIO, SENDO AVALIADA NOS SEGUINTES ITENS:
Ø  FORMATAÇÃO
o    Capa
o    Folha de rosto
o    Resumo
o    Índice
o    Introdução
o    Contextualização
o    Conclusão
o    Bibliografia
o    Anexos (opcional)

Ø  CONCLUSÃO DO ALUNO
Todo o trabalho deve ter a abordagem do aluno, as pesquisas copiadas e coladas da internet serão desconsideradas. Visando com o tema ampliar as discussões sociais em que o aluno está inserido.
  1. Trabalho  Língua Portuguesa        - Profª Sandra           ( 9°  B)
O Trabalho de Língua Portuguesa tem como tema “Texto dissertativo- argumentativo”.
Os alunos nas aulas de Redação receberão uma apostila com explicações e exercícios propostos. O trabalho visa desafiar a sustentar seu ponto de vista sobre determinado tema, leitura sobre os mais variados assuntos, organizar as ideias e selecionar as mais importantes, a fim de desenvolver sua argumentação. Toda a aula terá uma discussão com o intuito de expandir  as ideias  e reforçar o poder argumentativo. Trabalho individual
  1. História (Profª Cleonice) e Espanhol (Profª Vanessa)
Será trabalhado com os alunos o 1º documento histórico e suas informações. A Carta de Pero Vaz de Caminha será trabalhada historicamente e como base para o trabalho de língua estrangeira. O aluno deverá fazer uso da carta e em sala irá registrar os pontos destacados traduzindo-os para a Língua Espanhola. E na disciplina de História será trabalhada como fonte histórica para associar contextualização e ações para o desenvolvimento atual do país. Serão elaborados cartazes em sala por grupos que farão a comparação de períodos e suas conseqüências para a política atual.
6.     Trabalho de Matemática - 9o.ANO A - Prof.TIEMI
Tema:  Nós e Pitágoras
Objetivo:Aplicar o Teorema de Pitágoras
Material:
Ø  Folha de papel quadriculado (de 0,5 cm ou 1 cm)
Ø  Régua, lápis, borracha
Ø  Fotos e figuras retangulares
Procedimentos:Trabalho em grupo, realizado em sala ou a critério da professora. Cada integrante do grupo deverá trazer recortes de figuras quadradas ou retangulares retiradas de revista ou jornal. Esses recortes deverão ser colados no  papel quadriculado, que servirá para determinar a medida do comprimento e da largura da figura utilizada e, em seguida, deverá então ser determinada a diagonal da figura utilizada, aplicando-se o Teorema de Pitágoras. Se o número encontrado for irracional, deve-se transformar esse número em uma raiz exata e em outra não exata, extraindo-se a raiz exata.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Estimativa de comprimento e largura
Ø  Cálculos
Ø  Apresentação final

7.     Trabalho de Matemática - 9o.ANO B - Prof.Carlos Grillo

Tema: Teodolito
Desenvolvimento: O trabalho será realizado em duas etapas:
1ª Etapa: Construção e avaliação do material.
            Os alunos deverão construir teodolitos artesanais com materiais simples, entregando ao professor o aparelho em data previamente estabelecida para uma posterior avaliação do professor.
2ª Etapa: Medição e cálculo.
Os alunos irão realizar medições com os aparelhos e entregar um trabalho escrito com os devidos cálculos para avaliação do professor.
  1. Arte – Profº Leonardo Bandeira – 9º ano A/B - Pesquisa e confecção de cartaz sobre museus: Museu Metropolitan e MoMa / NY/USA,fundação, principais obras e história

9.     Inglês- o trabalho será desenvolvido em sala de aula em dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário