terça-feira, 6 de agosto de 2013

Roteiros de trabalhos do 3º Bimestre/13 – 8º ano A/B


1.    1.  Educação Física (Profª Michele e Prof. Bruno) e Geografia (Profª Loide)
Tema: Copa das Confederações: fazer uma pesquisa sobre a história, cidades sedes, as seleções classificadas, curiosidades e o campeão. Dentro de Geografia pesquisar:
- Densidade demográfica de cada cidade sediada pela Copa (nº de população)
- Qual é a região localizada, qual o clima e tipo de vegetação das cidades sediada pela Copa das Confederações.
- Fazer o mapa do Brasil e de cada cidade sede da Copa das Confederações.
Individual ou em grupo no máximo 3(três) alunos.
Apresentação: com capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos, em folha de almaço e manuscrito.

2.     Língua Portuguesa (Profº Leo Chahad) e Filosofia (Profª Cleonice) – 8º ano A
O trabalho do 3º bimestre será realizado em sala pelos professores das Disciplinas de Lingua Portuguesa (Profº Leo Chahad) e Filosofia (Profª Cleonice). Será realizada uma apresentação teatral sobre o tema “Convivência entre diversidades”. Esta turma será levada a refletir sobre o seguinte contexto:
  • 8º ano A: Diversidade religiosa
Etapas do Trabalho:
Para viabilizar a execução do trabalho final, os alunos deverão seguir o seguinte roteiro:
  1. Composição dos grupos/ equipes de apresentação;
  2. Pesquisa teórica sobre o gênero dramático e seus elementos constitutivos: atores, palco, cena, cenário, dentre outros;
  3. Pesquisa teórica sobre o tema proposto, de modo a familiarizar o aluno com a temática e suas implicações no âmbito social e filosófico;
  4. Elaboração de narrativa (enredo) para apresentação com seus constituintes: personagens, espaço, tempo, ações, clímax e desfecho;
  5. Produção dos cenários;
  6. Ensaios;
  7. Apresentação.
O trabalho terá nota de zero a dez e será avaliado em todas as etapas acima, devendo o aluno participar de todas.

  1. Filosofia (Profª Cleonice – 8º ano B) - Tema: Diversidade religiosa
A PESQUISA DEVERÁ SER ENTREGUE NA DATA ESTIPULADA PELO CALENDÁRIO, SENDO AVALIADA NOS SEGUINTES ITENS:
Ø  FORMATAÇÃO
o    Capa
o    Folha de rosto
o    Resumo
o    Índice
o    Introdução
o    Contextualização
o    Conclusão
o    Bibliografia
o    Anexos (opcional)

Ø  CONCLUSÃO DO ALUNO
Todo o trabalho deve ter a abordagem do aluno, as pesquisas copiadas e coladas da internet serão desconsideradas. Visando com o tema ampliar as discussões sociais em que o aluno está inserido.

  1. Trabalho Língua Portuguesa -  Profª Sandra – 8º ano B              
O Trabalho de Língua Portuguesa tem como tema “Leitura de diversos textos”. O intuito do trabalho é mostrar através da leitura de diversos textos como é possível ser criativo na abordagem de qualquer tema se ativarmos nossos conhecimentos. Para isso, os alunos lerão diversos textos, a fim de motivarem a escrever como: texto fundado na mitologia, numa comparação, numa metáfora, alusão a um romance entre outros.
O trabalho será realizado em sala nas aulas de Redação. Após redigi-lo, o texto será corrigido e o aluno passará a limpo após a correção da professora, em folhas de almaço nas aulas, se houver tempo hábil.
Trabalho individual

  1. História (Profª Cleo) e Espanhol (Profª Vanessa) – (8º ano A/B)
Será trabalhado com os alunos o 1º documento histórico e suas informações. A Carta de Pero Vaz de Caminha será trabalhada historicamente e como base para o trabalho de língua estrangeira. O aluno deverá fazer uso da carta e em sala irá registrar os pontos destacados traduzindo-os para a Língua Espanhola. E na disciplina de História será trabalhada como fonte histórica para associar contextualização e ações para o desenvolvimento atual do país. Serão elaborados cartazes em sala por grupos que farão a comparação de períodos e suas conseqüências para a política atual.

6.     Matemática- Profª Tiemi (8ºano A)
Tema:  Desempenho nos estudos do Ensino Fundamental
Objetivo:Levantamento de dados, leitura  e construção de gráficos estatísticos .
Material:
Ø  Folhas de sulfite
Ø  Régua, transferidor, lápis, borracha
Ø  Lápis de cor e caneta para contornar
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Clareza nas informações e legendas
Ø  Construções dos gráficos
Ø  Cálculo dos ângulos
Procedimentos:Trabalho individual, realizado em sala ou a critério da professora. Pesquise a utilização dos gráficos de segmento e setores e suas construções.
1-     No eixo das ordenadas (vertical) marcar 6 níveis de acompanhamento dos pais no seu estudo. De baixo para cima nesta ordem: “ só olhava o boletim”  ; “ só mandava estudar” ; “cobrava resultados, mas não ajudava no estudo” ; “mandava estudar e olhava a lição” ; “acompanhava nos estudos” ; “ cobrava resultados, mas ajudava no estudo”.  E no eixo das abscissas (horizontal) marcar as séries escolares, desde o jardim até o 9o. ano (8a.série). Ligar os pontilhados de acordo com a situação mais adequada e construir um gráfico de segmentos.
2-     Preencher uma tabela de atividades diárias; quantidade de horas; porcentagem; ângulo e construir um gráfico de setores com cores diferentes e legenda.

ATIVIDADES
HORAS
PORCENTAGEM
ÂNGULO (º)
Estudar na escola



Estudar em casa



Fazer curso



Praticar esporte



Dormir



Refeições



Tv e som



Computador



Leitura



Outros___________



Total
24
100 %
360


7.     MATEMÁTICA (Prof.º Carlos Grillo 8º ano B)
Tema: Lista e Exercícios em sala.
            Casa: Os alunos deverão resolver uma lista de exercícios previamente entregue pelo professor. (0 a 3 pontos)
            Sala: Os alunos irão realizar uma atividade em sala de aula sobre o conteúdo abordado na lista de exercício. (0 a 7 pontos)

  1. Arte  - Prof. Leonardo Bandeira – 8ºano A/B
Pesquisa e confecção de cartaz sobre museus: Museu do Prado / Espanha, fundação, principais obras e história.


9.     Inglês- o trabalho será desenvolvido em sala de aula em dupla. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário