quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Trabalhos 1º Bimestre - 6º ano A/B


Trabalhos do 6º ano – 1º bimestre/13
1) ESPAÑOL - Profª Vanessa Nogueira

Para todos los trabajos:

- las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
- los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
- los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y  tener: tapa - tema, nombre, número, año (8º, 9º, etc.) disciplina, profesora -, índice, introducción, desarrollo, anexos (si hay) y bibliografía.
- Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)

6º Año

Tema: Festival de poesía
Proyecto – Página 20. En grupos de 3 o 4. Deben elegir un poema de un escritor hispanohablante para presentarlo en sala e interpretarlo en conjunto con una pequeña biografía introductoria del escritor.
Cada grupo debe elegir uno de los autores presentados por la profesora en clase y traer poemas para que el grupo elija uno para trabajar. El análisis de los poemas se hará en el aula.
Se debe entregar, además, el trabajo escrito.
La presentación de la biografía y la interpretación del poema pueden ser hechas en portugués.
Los alumnos deben llevar el diccionario para consulta.

2) CIÊNCIAS – Profª Jéssica
6º ano: Trabalho individual
Tema central: As Consequências da Interferência Humana nos Ambientes Naturais.
Subtemas:              - Poluição.
- Desmatamento.
- Extinção de animais.
- Buraco na camada de ozônio.

O aluno deve escolher um dos subtemas propostos nos ambientes naturais.
O trabalho deve ser escrito à mão e desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano.

RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Trabalho manuscrito, individual e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota.

3)MATEMATICA – PROFª TIEMI – 6º ANO A –
Tema: Pulos na circunferência         
Objetivo:Descobrir que, usando os múltiplos ou os divisores de um número inteiro, podemos construir polígonos regulares inscritos na circunferência.
Material:
Ø  Padrão de circunferência utilizado para construção.
Ø  Lápis, borracha, régua, lápis de cor, caneta hidrocor.
Procedimentos:Trabalho individual, realizado em sala. Os alunos, orientados pela professora, construirão polígonos inscritos na circunferência.Usando especialmente a tabuada do 2, construirão um Cardióide. Trabalhar com as tabuadas do 2, 3, 4, 6, 9 e 12. Os modelos deverão ser xerocados.
Critério de avaliação:
Ø  Construção dos polígonos e classificação
Ø  Construção do Cardióide
Ø  Investigando contornos
Ø  Apresentação final

PROF. CARLOS – 6º ANO B - Os trabalhos do primeiro bimestre serão feitos com listas de exercícios e atividade em sala de aula (30% da nota para lista e 70% da nota para atividade em sala).

4) PORTUGUES: Prof. Leo Chahad- 6º ano A
Tema: “Desvendando os mistérios do Hino Nacional Brasileiro”
Justificativa: O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto apresenta uma linguagem rebuscada, repleta de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem. Assim, a priorização da beleza da forma, na elaboração do Hino, fez com que a clareza ficasse comprometida. Como exemplo, observe os versos de abertura: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/ de um povo heroico o brado retumbante". Muita gente pensa que quem ouviu o brado retumbante foi o povo heroico. Mas não. O sujeito de "ouvir", ou seja, o termo que ouviu o brado é "as margens plácidas". Os versos não estão na ordem direta, por isso o sujeito não é prontamente identificado. Mas, na ordem direta, fica mais fácil saber quem ouviu: "As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico".

Para que você comece a entender nosso Hino Nacional, dedique-se a este trabalho, mostrando o quanto você é detentor de sentimentos patrióticos; lembre-se de que a Copa de 2014 está chegando! Pensando nisso, seu trabalho será elaborado em duas partes:
·          Parte A: Buscar no dicionário o significado das palavras sublinhadas, indicando a classe gramatical e a definição empregadas no contexto em questão (letra do Hino Nacional). Faça a montagem de uma tabela, como no exemplo:
Entrada
brado
Classificação gramatical
sm – substantivo masculino (de bradar)
Definição de acordo com o Hino Nacional
clamor, grito.

·    Parte B: Escreva uma versão simplificada do Hino Nacional Brasileiro, utilizando os significados mais simples e adequados encontrados no dicionário (Parte A), a fim de facilitar o entendimento da mensagem. Exemplo:
“Nas margens tranquilas do riacho Ipiranga se ouviu um grito muito forte de um povo heroico, e, nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu do Brasil, com seus raios muito cintilantes”.
Objetivos:
·          reconhecer a importância do dicionário como uma fonte segura de informações;
·          desenvolver o hábito de consulta ao dicionário;
·          atentar para a classificação da palavra ao buscar seu significado no dicionário;
·          utilizar as palavras-guia como auxílio na consulta ao dicionário;
·          identificar diferentes significados de uma mesma palavra e escolher o mais adequado à frase.
Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado em folha de papel almaço;
b) Na Parte A você deverá colar a letra do Hino Nacional impressa nesta proposta; excetuada essa parte, todo restante do trabalho deverá ser manuscrito.
                                                                                                              Bom trabalho!




Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

 
             HINO NACIONAL
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Atualizado ortograficamente em conformidade com Lei nº 5.765 de 1971, e com
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.
Extraído de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/hino.htm
PROFª SANDRA – 6º ANO B
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula eles farão um capítulo inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.

05)   HISTORIA – Profª Loide   
Pesquisar sobre os grupos indígenas existentes no Brasil hoje: costumes, língua, religião, alimentação. Poderá ser feito em dupla ou individual.
O trabalho deve ser escrito à mão e desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano.

RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Trabalho manuscrito, individual e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota.

06)   GEOGRAFIA- Profª Loide
Construir um SISTEMA SOLAR – Como fazer – as orientações se encontram na página 14 da apostila de Geografia do 1.bimestre. Poderá ser feito individual ou em grupo de até 4(quatro) pessoas.

07)   FILOSOFIA- Prof ªCleonice
Tema: Os pré Socráticos
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo, justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.

08)   ARTE- Profº Leonardo
Confecção de bandeira (tipo bandeirinha de festa junina) em tamanho 95 cm X 55 cm com pintura em tinta guache ou mosaico de colagem. Temas regionais ou festa junina. O trabalho será feito individualmente ou em trio.

09)   ED. FÍSICA – Profª Michelle
Elaborar e descrever um exercício com um dos fundamentos do Handebol e aplicar para a sua sala, e as principais regras desse esporte.
Profº Bruno: Esporte :  Baseball

notas:  - Participação
           - trabalho sobre regra e historia do Baseball
           -  Prova pratica do Baseball
10)  INGLÊS- Profª Alexandra
Os trabalhos serão feitos em sala de aula, com uso de dicionário e em dupla, conteúdo será o que foi trabalhado em sala de aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário