quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Roteiros do Trabalhos 4º bimestre 2012 - 8º ano A/B



ROTEIROS DE TRABALHOS DO 8º ANO A/B

1)Português
Profª Silvia: Produção de um Jornal (pode ser em dupla) – jornal escolar, jornal do bairro ou jornal da cidade. As orientações serão dadas no decorrer das aulas bimestrais.

 Profª Sandra  -    8° B -Os alunos farão paráfrases durante o bimestre nas aulas de Redação.
Toda semana, os alunos trarão artigos de jornal referentes a Esportes, Economia, Cultura, Política, entre outros discutidos em sala.  Deverão passá-las a limpo em folha de papel almaço e entregá-las no dia da entrega do Trabalho Bimestral.  Trabalho individual

2) HistóriaProfª Cleonice

TEMA: A REPÚBLICA VELHA E SEUS MOVIMENTOS

Todo trabalho deve ser elaborado pelo aluno de forma manuscrita com base nas normas da ABNT. Seguir a sequência do projeto elaborado nas aulas de Filosofia, cuja sequência está no blog do colégio.


3) FilosofiaProfª Cleonice
Todas as séries estão realizando o trabalho de Filosofia no projeto de metodologia. São aplicadas as aulas e a pesquisa feita em casa baseando-se nas informações colhidas na pesquisa na sala de informática. As datas de entregas são variadas, dependendo da sala, e todas terão retorno para a conclusão dos trabalhos nas normas estabelecidas na ABNT.

4) EspanholProfª Ana Paula  - Invenciones  -Objetivo: Explorar a criatividade do aluno, juntamente com  as habilidades linguísticas do espanhol/LE.   1º Bimestre: Juegos -Procedimentos: Em duplas, os alunos terão que criar um jogo baseado em um tema ( animais, números, profissões, comidas). O jogo pode ser baseado nos já existente: dominó, crucigrama, cartas, tabuleiro; e constar instruções. 2ºBimestre: Parodia Musical -Procedimentos: O aluno deve criar uma letra de música, em espanhol, baseando-se em uma letra já existente.  3ºBimestre: Objeto -Procedimentos: Os alunos deverão criar um objeto qualquer que tenha uma utilidade útil e criativa. É interessante apresentar a criação, mas não sendo possível, deve apresentar o desenho de sua invenção, juntamente com um informativo contendo o nome e a justificativa do invento  e modo de utilização em espanhol.

4ºBimestre: Os alunos deverão criar um anuncio publicitário para o seu invento e  apresentá-lo ao grupo. 

4) Educação Física –
8º ano A Profª Michelle - Os trabalhos e as provas do 4º bimestre serão práticas.
Será desenvolvido um circuito com cones, bolas e corridas.
Objetivo: Desenvolver o controle de bola, agilidade, domínio e concentração. 
Prova bimestral jogo de futebol para a fixação de regras e fundamentos do futsal 

8º ano B – Profº Bruno
Historia e  regras da modalidade do Voleibol:
Surgimento
Quem inventou?
Quando veio ao Brasil?
Primeiro Comitê Internacional
Primeiro Comitê Nacional
Primeiro Titulo Importante
Regras:
Modificações de regras
Regras Atuais
* Seguir as normas da ABNT que constam no blog do Colégio, para confecção do trabalho.

5)Trabalho de Arte e Geografia – 8º ano A/B
A realização do trabalho ocorrerá durante as aulas de Arte e Geografia e consiste em criar novos territórios, países, estados e ou cidades por meio da junção de territórios existentes no Mapa do Mundo.
As classes serão separadas em grupos de até quatro alunos que deverão recriar novos povos por meio do entendimento da população humana no que se refere à sua distribuição pela superfície terrestre.
O trabalho será permeado de variantes do homem no espaço terrestre e no que lhe permite ser construtor nesse espaço geográfico.
Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos deverão:
- Criar um novo pais, estados ou cidades misturando territórios reais existentes no Mapa Mundi;
- Definir população, sistema de governo, demografia, economia, língua, cultura, espaço territorial etc.
A apresentação do trabalho se dará por meio de confecção de cartazes onde deverão conter todos os itens citados acima.     Professores responsáveis: Leonardo e Loide

6)Matemática - 
8º ano A – Profª Tiemi/Sub. Profª Melissa
Tema:  Figuras geométricas no plano cartesiano
Objetivo:
Localizar e representar pontos no eixo cartesiano; Inserir e executar comandos.
Material:
Ø        Folha de papel quadriculado
Ø        Régua, lápis, borracha
Ø        Lápis de cor e caneta para contornar
Procedimentos:
                Trabalho individual, realizado em sala ou a critério da professora. Desenhe sobre a folha, figuras geométricas (polígonos) onde os vértices se localizem no ponto do quadriculado. Trace duas perpendiculares na folha de modo que passe por cima do desenho e enumere ponto por ponto nos eixos x e y (para melhor visualização, enumere de 5 em 5).
                Encontre todos os pontos cartesianos (x,y) de todos os vértices do desenho e escreva o comando. Por exemplo: ligar (2,3) a (-5,1). Indique qual cor deve ser pintada em cada figura geométrica, se houver mais que uma, indique um dos vértices. Por exemplo: pinte de verde o triângulo de vértice (-5,1).
                Entregar à professora, duas folhas, uma contendo o desenho original e suas coordenadas cartesianas, e outra folha, apenas com os eixos x e y e os comandos.
Critério de avaliação:
Ø        Apresentação do material
Ø        Clareza e execução dos comandos
Ø        5,0 pontos para a folha original
Ø        5,0 pontos na reprodução do desenho de outro colega.

TRABALHO DE MATEMÁTICA

NOME: ____________________________________

                               (nome de quem reproduziu)
ligar:                                                                                                                         pintar:
(3,4) a (-2,9) a (-6,4)                                                                                 o triângulo verde
(1,3) a (1,4) a (-3,4) a (-3,3)                                                                    retângulo azul
(2,3) a (-4,3) a (-4,-4) a (2,-4)                                                                                  o quadrado preto                   
(-4,1) a (-7,2) a (-7,-4) a (-4,-1)                                                               o trapézio amarelo
(1,0) a (0,2) a (-2,2) a (-3,0) a (-2,-2) a (0,-2)                                              o hexágono rosa












8º ano B - Profª Carlos Grillo
O trabalho de matemática será composto de duas fases:
- Primeira fase (30% da nota): Lista de exercícios para serem entregues na data respectiva no calendário escolar. A lista deve ser entregue com capa, nome da escola, data, nome completo do aluno, nº de chamada, série, disciplina e professor.
- Segunda fase (70% da nota): Trabalho feito em sala de aula, onde o aluno deverá responder questões baseadas nos exercícios da lista feita em casa.
7) Inglês – 8º ano A/BProfª Alexandra -  o trabalho será realizado em sala de aula com o uso de dicionário.


8) 8º ano A – Profª Melissa: trabalho dupla
Tema central: Reprodução
Subtemas:              - Ciclo Reprodutivo Feminino humano.
- Gravidez: desenvolvimento do feto.
- Diferenças na reprodução entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
- Desenvolvimento embrionário dos vertebrados.
As duplas devem escolher um dos subtemas.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)



RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
                Apresentação oral: as duplas devem se apresentar oralmente sobre o assunto pesquisado. Dando aula a todos na sala. Será avaliado o domínio do tema. Podem ser utilizados cartazes para ilustrar a explicação e fica à critério dos alunos, lembrando que o capricho e a criatividade também será avaliada.
8º anoB – Prof. Humberto: trabalho indivudual
Tema central: A saúde do Sistema genital masculino e feminino
Subtemas:              - Doenças sexualmente transmissíveis (DST´s).
- Métodos contraceptivos.
O aluno deve escolher um dos subtemas.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)





RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário