quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Roteiros do Trabalho 6º ano A/B - 4º bimestre 2012



Timbre.jpgRoteiros de trabalhos - 6º ano A/B

1)Portugues–  profª Silvia  - 6º ano A
               Produção do livrobaseado nos livros lidos neste ano, os alunos criarão o seu próprio livro. Deverá constar capa, contracapa, índice, capítulos divididos em subtítulos. Os alunos construirão uma sequência de fatos na qual as personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
                Espera-se que o aluno compreenda que o texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.
               O aluno deverá fazer em folhas de almaço, realizá-lo em casa e entregar na data que consta no cronograma do 4º bimestre.

 Profª Sandra -6° ano B
                O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de narrações com aventuras que será executado em sala, nas aulas de redação. O trabalho será em duplas.
Os alunos construirão uma sequência de fatos na qual as personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
                Espera-se que o aluno compreenda que o texto narrativo baseia-se na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.
O aluno deverá trazer folhas de almaço e reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na  apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.

2)  Filosofia– Profª Cleonice

Todas as séries estão realizando o trabalho de Filosofia no projeto de metodologia. São aplicadas as aulas e a pesquisa feita em casa baseando-se nas informações colhidas na pesquisa na sala de informática. As datas de entregas são variadas, dependendo da sala, e todas terão retorno para a conclusão dos trabalhos nas normas estabelecidas na ABNT.

3) Espanhol-  Profª Ana Paula - 6º ano A/B- Projeto: Diccionario Pictórico
Bimestre
Temas:
Nº de palavras:
Alimentos: granos/cereal
5

legumbres
15

frutas
15

gulosinas
5

4) Educação Física –
6º ano A Profª Michelle - Os trabalhos e as provas do 4º bimestre serão práticas.
Será desenvolvido um circuito com cones, bolas e corridas.
Objetivo: Desenvolver o controle de bola, agilidade, domínio e concentração. 
Prova bimestral jogo de futebol para a fixação de regras e fundamentos do futsal 

6º ano B – Profº Bruno
Historia e  regras da modalidade do Voleibol:
Surgimento:
Quem inventou?
Quando veio ao Brasil?
Primeiro Comitê Internacional
Primeiro Comitê Nacional
Primeiro Titulo Importante
Regras:
Modificações de regras
Regras Atuais
* Seguir as normas da ABNT que constam no blog do Colégio, para confecção do trabalho.

5)Trabalho de Arte, História e GeografiaLeonardo e Loide – 6º ano A/B

A realização do trabalho ocorrerá durante as aulas de Arte, História e Geografia e consiste em criar novos territórios, Países, Estados e ou Cidades por meio da junção de territórios existentes no Mapa do Mundo.
As classes serão separadas em grupos de até quatro alunos que deverão recriar novos povos por meio do entendimento da população humana no que se refere à sua distribuição pela superfície terrestre.
O trabalho será permeado de variantes do homem no espaço terrestre e no que lhe permite ser construtor nesse espaço geográfico.
Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos deverão:
- Criar um novo país, estados ou cidades misturando territórios reais existentes no Mapa Mundi;
- Definir população, sistema de governo, demografia, economia, língua, cultura, espaço territorial etc.
A apresentação do trabalho se dará por meio de confecção de cartazes onde deverão conter todos os itens citados acima.  Professores responsáveis:
 

6)Matemática
6º ano A – Profª Tiemi (substituta Profª Melissa

Tema:  Cesta básica de alimentos
Objetivo:
Representar um número decimal em fração decimal e torná-lo em fração irredutível. Pesquisa de mercado e operações com os números racionais.
Material:
Ø        Folheto de supermercado com produtos que tenham na cesta básica
Ø        Folha de cartolina
Ø        Lápis, borracha, caneta, tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø        Apresentação do material
Ø        Pesquisa e lista de itens da cesta básica de alimentos
Ø        Representação das frações decimais e frações irredutíveis
Ø        Criatividade na confecção do folheto de supermercado
Procedimentos:
                O trabalho será realizado individualmente ou a critério da professora. O aluno deverá pesquisar e listar os itens contidos em uma cesta básica e informar o preço total. Escolher 10 (dez) produtos no folheto de compras que estejam na sua lista e recortá-los (com o preço). Colar na página interna do novo encarte e representar o preço em fração decimal. Dos itens colados, escolher 5 (cinco) frações para transformá-los em frações irredutíveis. Ao final do trabalho, calcular o valor total dos itens colados.

 6 ano B - Profª Carlos Grillo
O trabalho de matemática será composto de duas fases:
- Primeira fase (30% da nota): Lista de exercícios para serem entregues na data respectiva no calendário escolar. A lista deve ser entregue com capa, nome da escola, data, nome completo do aluno, nº de chamada, série, disciplina e professor.
- Segunda fase (70% da nota): Trabalho feito em sala de aula, onde o aluno deverá responder questões baseadas nos exercícios da lista feita em casa.

7) CiênciasProfª Melissa - 6º ano A: trabalho individual
Tema central: A Hidrosfera – A Água no nosso Planeta.
Subtemas:              - origem da água
- origem da vida
- tipos de água.
- os vários usos da água.
O aluno deve escolher um dos subtemas propostos no universo da água.
O trabalho deve ser escrito à mão e desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano.



RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Trabalho manuscrito, individual e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota.


6º ano B – Prof. Humberto: trabalho individual
Tema central: A Hidrosfera – A Água no nosso Planeta.
Subtemas:              - Doenças de veiculação hídrica.
- As propriedades da água em nosso dia-a-dia.
- Os vários usos da água.
- Origem da vida

O aluno deve escolher um dos subtemas propostos no universo da água.
O trabalho deve ser escrito à mão e desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano.




RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Trabalho manuscrito, individual e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota.

8) Inglês – 6º ano A/B – Profª Alexandra – o trabalho será realizado em sala de aula com o uso de dicionário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário