quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Roteiro dos trabalhos 4º bimestre - 7º ano A/B

  

ROTEIROS DE TRABALHOS DO 7º ANO A/B
 1)Português
 Profª Silvia: 7º ano A -  Produção de um conto. Embasado nas aulas 124 a 130 da apostila do 4º bimestre o aluno deverá produzi-lo e considerar que : - O conto é a composição literária mais antiga da humanidade, mas também está se convertendo, em sua modalidade de relato breve, numa fórmula moderna de expressão dotada de inesgotáveis possibilidades.Trata-se de uma composição de pequena extensão na qual se começa, desenvolve-se e finaliza-se o que se deseja dizer, e escreve-se pensando que vai contar ou vai ler completamente, sem interrupção, de forma diferente do resto dos gêneros literários, nos quais o escritor considera que podem ser lidos por partes, em vezes sucessivas.
Lendo um conto detidamente, podem observar-se as diferentes partes que o formam: A introdução, o desenvolvimento e o desenlace. Cada uma dessas fases se subdivide, por sua vez, conseguindo um efeito harmônico unitário.
De acordo com essa estrutura, o começo deve explicar:
–Quem é o protagonista;
–Onde ocorre a ação;
–Quando ocorre;
–O que ocorre;
–Por que ocorre.
O núcleo do relato pode conter:
–Os obstáculos que dificultam o cumprimento de um desejo. No conto “A boda de meu tio Perico” os personagens secundários não deixam que o convidado possa assistia à festa.
–Os perigos que ameaçam direta ou indiretamente o protagonista. Um exemplo é o conto “Os três porquinhos”, onde o lobo representa as forças do mal que se opõem à felicidade dosa heróis.
–As lutas físicas ou psíquicas entre personagens contrários, que se transformam na parte final do conto mediante algum procedimento inesperado. Serve de exemplo entre outros muitos, a relação de Cinderela com suas irmãs, salva pelo príncipe mediante o símbolo do sapato.
–O adiamento produzido por uma frase que se repete ou um enigma impossível de decifrar para o leitor ou o ouvinte. Pode ser o caso da esfinge na Grécia clássica ou, na mais enraizada tradição oral, o conto de Chapeuzinho Vermelho, que é capaz de encolher o dos mais pequenos no insuperável diálogo da protagonista com o lobo.
O desenlace da narração poderá ser:
–Terminativo: O problema esboçado fica resolvido por completo. No conto “A cabra e os sete cabritos” a morte do lobo caindo na água com a barriga cheia de pedra elimina para sempre perigo.
–Moralista. O comportamento dos personagens transmite o valor ético que se deseja mostrar. Entre os muitos contos moralistas pode-se citar “O pastor e o lobo”, “O leão e o rato”, etc.
–Dual: Existem dois protagonistas de caráteres opostos, que produzem efeitos contrários dependendo de seus atos. No conto “As duas donzelas” de uma delas saem sapos pela boca por seu mau comportamento, enquanto que da boca da segunda saem joias e pedras preciosas devido à sua generosidade e bom coração.
–Prometedor. No final do relato são sugeridas possíveis modificações de atuação que podem resolver o problema no futuro. Um conto desse tipo pode ser “O rouxinol e o imperador”, onde a proximidade da morte deste o ajuda a conhecer o verdadeiro comportamento de seus servidores e lhe permitirá corrigir seus erros a partir desse momento.
( por Eutiquio Cabrerizo).O trabalho é individual,  registrado em folhas de almaço, com capa, deverá realizá-lo em casa e use entregar e entregar na data que consta no cronograma do 4º bimestre. Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.

 Profª Sandra - 7° B - O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de crônicas ,eventos aparentemente banais, que ganham outra "dimensão" graças ao olhar subjetivo do autor. O leitor acompanha o acontecimento, como uma testemunha guiada pelo olhar do cronista que tem a pretensão de registrar de maneira pessoal o acontecimento. O autor dá a um fato corriqueiro uma perspectiva, que o transforma em fato singular e único.
A crônica tem como objetivo mostrar ao aluno que as personagens não têm descrição psicológica profunda, pois são caracterizadas por uma ou duas características centrais, suficientes para compor traços genéricos, com os quais uma pessoa comum pode se identificar. Em geral, as personagens não têm nomes: é a moça, o menino, a velha, o senador, a mulher, a dona de casa. Ou têm nomes comuns: dona Nena, seu Chiquinho, etc. O trabalho será em duplas.
O aluno deverá trazer folhas de almaço e reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na  apresentação dos fatos, legibilidade, uso correto de paragrafação, ortografia.

2)  Filosofia – Profª Cleonice

Todas as séries estão realizando o trabalho de Filosofia no projeto de metodologia. São aplicadas as aulas e a pesquisa feita em casa baseando-se nas informações colhidas na pesquisa na sala de informática. As datas de entregas são variadas, dependendo da sala, e todas terão retorno para a conclusão dos trabalhos nas normas estabelecidas na ABNT.

3) EspanholProfª Ana Paula - CULTURA HISPÁNICA 

4º Bimestre: -Apresentação: Os alunos deverão fazer um folheto do país pesquisado com o resumo da pesquisa para seus companheiros de sala  e fazer uma apresentação do país, podendo apresentar uma comida típica, um traje, uma música, objetos típicos etc.

4) Educação Física  

7º ano A Profª Michelle - Os trabalhos e as provas do 4º bimestre serão práticas.Será desenvolvido um circuito com cones, bolas e corridas.
Objetivo: Desenvolver o controle de bola, agilidade, domínio e concentração. 
Prova bimestral jogo de futebol para a fixação de regras e fundamentos do futsal 

7º ano B – Profº Bruno
Historia e  regras da modalidade do Voleibol:

Surgimento
Quem inventou?
Quando veio ao Brasil?
Primeiro Comitê Internacional
Primeiro Comitê Nacional
Primeiro Titulo Importante
Regras:
Modificações de regras
Regras Atuais
* Seguir as normas da ABNT que constam no blog do Colégio, para confecção do trabalho.


5)Trabalho de Arte e Geografia – 7º ano A/B - Leonardo e Loide

A realização do trabalho ocorrerá durante as aulas de Arte e Geografia e consiste em criar novos territórios, países, estados e ou cidades por meio da junção de territórios existentes no Mapa do Mundo.
As classes serão separadas em grupos de até quatro alunos que deverão recriar novos povos por meio do entendimento da população humana no que se refere à sua distribuição pela superfície terrestre.
O trabalho será permeado de variantes do homem no espaço terrestre e no que lhe permite ser construtor nesse espaço geográfico.

Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos deverão:
- Criar um novo pais, estados ou cidades misturando territórios reais existentes no Mapa Mundi;
- Definir população, sistema de governo, demografia, economia, língua, cultura, espaço territorial etc.
A apresentação do trabalho se dará por meio de confecção de cartazes onde deverão conter todos os itens citados acima.

6)Matemática –
7º ano A – Profª Tiemi / Sub. Profª Melissa
Objetivo:
Cálculo de porcentagem sobre juros, operações com os números racionais e preenchimento de cheque.
Material:
Ø        Folheto de supermercado com produtos que tenha juros no pagamento a prazo
Ø        Folhas de sulfite
Ø        Modelo de folhas de talão de cheque
Ø        Lápis, borracha, tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø        Apresentação do material
Ø        Cálculos sem utilização de calculadora
Ø        Preenchimento correto das folhas do cheque
Ø        Compromisso do aluno na realização da prévia
Procedimentos:
                O trabalho será iniciado em aula e deverá ser realizado individualmente ou a critério da professora. O aluno deverá escolher um produto no folheto de compras onde o valor a pagar a prazo seja diferente do valor a vista. Na folha de sulfite deverão conter o recorte do produto, o resumo de compra, os cálculos de juros e porcentagem. Na folha modelo de cheque, devem estar preenchidos corretamente cada folha com sua respectiva data e saldo. Atenção ao saldo inicial pré-estabelecido pela professora.

 7 ano B - Profª Carlos Grillo
O trabalho de matemática será composto de duas fases:
- Primeira fase (30% da nota): Lista de exercícios para serem entregues na data respectiva no calendário escolar. A lista deve ser entregue com capa, nome da escola, data, nome completo do aluno, nº de chamada, série, disciplina e professor.
- Segunda fase (70% da nota): Trabalho feito em sala de aula, onde o aluno deverá responder questões baseadas nos exercícios da lista feita em casa.
7) Ciências: 7º ano A  Profª Melissa: trabalho em duplas
Tema central: Os Vertebrados
Subtemas:                               - Peixes
- Anfíbios
- Répteis
- Aves
- Mamíferos
As duplas devem escolher um dos subtemas propostos e elaborar um assunto específico sobre o subtema.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)



RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
                Apresentação oral: as duplas devem se apresentar oralmente sobre o assunto pesquisado. Dando aula a todos na sala. Será avaliado o domínio do tema. Podem ser utilizados cartazes para ilustrar a explicação e fica à critério dos alunos, lembrando que o capricho e a criatividade também será avaliada.


7º anoB – Prof. Humberto: trabalho em grupos
Tema central: Os Vertebrados
Subtemas:              - Peixes
- Anfíbios
- Répteis
- Aves
- Mamíferos
Os grupos serão escolhidos pelo professor e os subtemas serão sorteados. O trabalho será divido em três frentes: trabalho escrito (todos os integrantes do grupo devem participar escrevendo), apresentação oral e confecção de cartaz.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)



RESUMO: fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
                Apresentação oral: Os grupos devem apresentar oralmente o assunto pesquisado. Será avaliado o domínio do tema. Serão utilizados os cartazes para ilustrar a explicação, lembrando que o capricho e a criatividade também serão avaliados.


7) Inglês – 7º ano A/B – Profª Alexandra – o trabalho será realizado em sala de aula com o uso de dicionário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário