1. 1. Educação
Física (Profª Michele e Prof.Bruno) e Geografia (Profª Loide)
Tema:
Copa das Confederações: fazer uma pesquisa sobre a história, cidades sedes, as
seleções classificadas, curiosidades e o campeão. Dentro de Geografia
pesquisar:
1º -
Densidade demográfica de cada cidade sediada pela Copa (nº de população)
2º -
Qual é a região localizada, qual o clima e tipo de vegetação das cidades
sediada pela Copa das Confederações.
3º -
Fazer o mapa do Brasil e de cada cidade sede da Copa das Confederações.
Individual ou em grupo no máximo 3(três)
alunos.
Apresentação:
com capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos, em folha de
almaço e manuscrito.
2.
Língua Portuguesa (Profº Leo Chahad) e
Filosofia (Profª Cleonice) – 9º ano A
O
trabalho do 3º bimestre será realizado em sala pelos professores das
Disciplinas de Lingua Portuguesa (Profº Leo Chahad) e Filosofia (Profª
Cleonice). Será realizada uma apresentação teatral sobre o tema “Convivência
entre diversidades”. Esta turma será levada a refletir sobre o seguinte
contexto:
- 9º ano A:
Diversidade político-ideológica
Etapas do Trabalho:
Para viabilizar a execução
do trabalho final, os alunos deverão seguir o seguinte roteiro:
- Composição
dos grupos/ equipes de apresentação;
- Pesquisa
teórica sobre o gênero dramático e seus elementos constitutivos: atores,
palco, cena, cenário, dentre outros;
- Pesquisa
teórica sobre o tema proposto, de modo a familiarizar o aluno com a
temática e suas implicações no âmbito social e filosófico;
- Elaboração
de narrativa (enredo) para apresentação com seus constituintes:
personagens, espaço, tempo, ações, clímax e desfecho;
- Produção
dos cenários;
- Ensaios;
- Apresentação.
O trabalho terá nota de zero
a dez e será avaliado em todas as etapas acima, devendo o aluno participar de
todas.
- Filosofia
(ProfªCleonice – 9º ano B)
Tema:Diversidade
político-ideológica
A PESQUISA DEVERÁ SER
ENTREGUE NA DATA ESTIPULADA PELO CALENDÁRIO, SENDO AVALIADA NOS SEGUINTES
ITENS:
Ø FORMATAÇÃO
o
Capa
o
Folha de rosto
o
Resumo
o
Índice
o
Introdução
o
Contextualização
o
Conclusão
o
Bibliografia
o
Anexos (opcional)
Ø CONCLUSÃO
DO ALUNO
Todo o trabalho deve ter a
abordagem do aluno, as pesquisas copiadas e coladas da internet serão
desconsideradas. Visando com o tema ampliar as discussões sociais em que o
aluno está inserido.
- Trabalho Língua Portuguesa - Profª Sandra ( 9° B)
O Trabalho de Língua
Portuguesa tem como tema “Texto dissertativo- argumentativo”.
Os alunos nas aulas de
Redação receberão uma apostila com explicações e exercícios propostos. O
trabalho visa desafiar a sustentar seu ponto de vista sobre determinado tema,
leitura sobre os mais variados assuntos, organizar as ideias e selecionar as
mais importantes, a fim de desenvolver sua argumentação. Toda a aula terá uma
discussão com o intuito de expandir as
ideias e reforçar o poder argumentativo.
Trabalho individual
- História
(Profª Cleonice) e Espanhol (Profª Vanessa)
Será trabalhado com os
alunos o 1º documento histórico e suas informações. A Carta de Pero Vaz de Caminha será trabalhada historicamente e como
base para o trabalho de língua estrangeira. O aluno deverá fazer uso da carta e
em sala irá registrar os pontos destacados traduzindo-os para a Língua
Espanhola. E na disciplina de História será trabalhada como fonte histórica
para associar contextualização e ações para o desenvolvimento atual do país.
Serão elaborados cartazes em sala por grupos que farão a comparação de períodos
e suas conseqüências para a política atual.
6.
Trabalho
de Matemática - 9o.ANO A - Prof.TIEMI
Tema: Nós e Pitágoras
Objetivo:Aplicar o Teorema de
Pitágoras
Material:
Ø Folha de papel
quadriculado (de 0,5 cm ou 1 cm)
Ø Régua, lápis,
borracha
Ø Fotos e figuras
retangulares
Procedimentos:Trabalho
em grupo, realizado em sala ou a critério da professora. Cada integrante do
grupo deverá trazer recortes de figuras quadradas ou retangulares retiradas de
revista ou jornal. Esses recortes deverão ser colados no papel quadriculado, que servirá para
determinar a medida do comprimento e da largura da figura utilizada e, em
seguida, deverá então ser determinada a diagonal da figura utilizada,
aplicando-se o Teorema de Pitágoras. Se o número encontrado for irracional,
deve-se transformar esse número em uma raiz exata e em outra não exata, extraindo-se
a raiz exata.
Critério de avaliação:
Ø Apresentação do
material
Ø Estimativa de
comprimento e largura
Ø Cálculos
Ø Apresentação final
7.
Trabalho
de Matemática - 9o.ANO B - Prof.Carlos Grillo
Tema:
Teodolito
Desenvolvimento: O trabalho
será realizado em duas etapas:
1ª Etapa: Construção e
avaliação do material.
Os alunos deverão construir teodolitos artesanais com
materiais simples, entregando ao professor o aparelho em data previamente
estabelecida para uma posterior avaliação do professor.
2ª Etapa: Medição e cálculo.
Os
alunos irão realizar medições com os aparelhos e entregar um trabalho escrito
com os devidos cálculos para avaliação do professor.
- Arte – Profº
Leonardo Bandeira – 9º ano A/B - Pesquisa e confecção de cartaz sobre
museus: Museu Metropolitan e MoMa / NY/USA,fundação, principais obras e
história
9.
Inglês- o trabalho será desenvolvido em sala
de aula em dupla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário