Trabalhos
do 6º ano – 1º bimestre/13
1) ESPAÑOL -
Profª Vanessa Nogueira
Para todos los trabajos:
-
las investigaciones en grupo serán hechas en el aula;
-
los alumnos deben llevar el diccionario de lengua española para consulta;
-
los trabajos escritos deben ser manuscritos o digitados y tener: tapa - tema, nombre, número, año (8º,
9º, etc.) disciplina, profesora -, índice, introducción, desarrollo, anexos (si
hay) y bibliografía.
-
Si se observa “copia/pega” de la internet o cualquier medio de información, el
trabajo vale, automáticamente, cero (0,0)
6º Año
Tema: Festival de poesía
Proyecto – Página 20. En grupos de 3 o 4. Deben elegir
un poema de un escritor hispanohablante para presentarlo en sala e
interpretarlo en conjunto con una pequeña biografía introductoria del escritor.
Cada
grupo debe elegir uno de los autores presentados por la profesora en clase y
traer poemas para que el grupo elija uno para trabajar. El análisis de los
poemas se hará en el aula.
Se
debe entregar, además, el trabajo escrito.
La
presentación de la biografía y la interpretación del poema pueden ser hechas en
portugués.
Los
alumnos deben llevar el diccionario para consulta.
2) CIÊNCIAS – Profª Jéssica
6º
ano: Trabalho individual
Tema
central: As Consequências da Interferência Humana nos Ambientes Naturais.
Subtemas: -
Poluição.
- Desmatamento.
- Extinção de animais.
- Buraco na camada de ozônio.
O aluno deve escolher um dos subtemas propostos nos ambientes
naturais.
O trabalho deve ser escrito
à mão e desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites
especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com
páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e
série do aluno; título do trabalho e ano.
RESUMO: fazer em no mínimo 2
parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por
quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que
esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser
utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas
explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho
propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por
escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com
a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site,
o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Trabalho manuscrito,
individual e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos
entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de
atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário
haverá prejuízo na nota.
3)MATEMATICA
– PROFª TIEMI – 6º ANO A –
Tema: Pulos na circunferência
Objetivo:Descobrir que, usando os
múltiplos ou os divisores de um número inteiro, podemos construir polígonos
regulares inscritos na circunferência.
Material:
Ø Padrão de
circunferência utilizado para construção.
Ø Lápis, borracha,
régua, lápis de cor, caneta hidrocor.
Procedimentos:Trabalho individual,
realizado em sala. Os alunos, orientados pela professora, construirão polígonos
inscritos na circunferência.Usando especialmente a tabuada do 2, construirão um
Cardióide. Trabalhar com as tabuadas do 2, 3, 4, 6, 9 e 12. Os modelos deverão
ser xerocados.
Critério de avaliação:
Ø Construção dos
polígonos e classificação
Ø Construção do
Cardióide
Ø Investigando contornos
Ø Apresentação final
PROF.
CARLOS – 6º ANO B - Os trabalhos do primeiro bimestre serão feitos com listas de
exercícios e atividade em sala de aula (30% da nota para lista e 70% da nota
para atividade em sala).
4) PORTUGUES: Prof. Leo Chahad- 6º ano A
Tema: “Desvendando
os mistérios do Hino Nacional Brasileiro”
Justificativa: O Hino Nacional
Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além
de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto
apresenta uma linguagem rebuscada,
repleta de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem.
Assim, a priorização da beleza da forma, na elaboração do Hino, fez com que a clareza ficasse comprometida. Como
exemplo, observe os versos de abertura: "Ouviram do Ipiranga as margens
plácidas/ de um povo heroico o brado retumbante". Muita gente pensa que
quem ouviu o brado retumbante foi o povo heroico. Mas não. O sujeito de
"ouvir", ou seja, o termo que ouviu o brado é "as margens
plácidas". Os versos não estão na ordem direta, por isso o sujeito não é
prontamente identificado. Mas, na ordem direta, fica mais fácil saber quem
ouviu: "As margens plácidas do
Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico".
Para
que você comece a entender nosso Hino Nacional, dedique-se a este trabalho,
mostrando o quanto você é detentor de sentimentos patrióticos; lembre-se de que
a Copa de 2014 está chegando! Pensando nisso, seu trabalho será elaborado em
duas partes:
·
Parte
A:
Buscar no dicionário o significado das palavras sublinhadas, indicando a classe gramatical e a definição
empregadas no contexto em questão (letra do Hino Nacional). Faça a montagem de
uma tabela, como no exemplo:
Entrada
|
brado
|
Classificação
gramatical
|
sm –
substantivo masculino (de bradar)
|
Definição
de acordo com o Hino Nacional
|
clamor, grito.
|
· Parte B:
Escreva uma versão simplificada do Hino Nacional Brasileiro, utilizando os
significados mais simples e adequados encontrados no dicionário (Parte A), a
fim de facilitar o entendimento da mensagem. Exemplo:
“Nas margens tranquilas do
riacho Ipiranga se ouviu um grito muito forte de um povo heroico, e, nesse
instante, o sol da liberdade brilhou no céu do Brasil, com seus raios muito
cintilantes”.
Objetivos:
·
reconhecer a importância do dicionário como
uma fonte segura de informações;
·
desenvolver o hábito de consulta ao
dicionário;
·
atentar para a classificação da palavra ao
buscar seu significado no dicionário;
·
utilizar as palavras-guia como auxílio na
consulta ao dicionário;
·
identificar diferentes significados de uma
mesma palavra e escolher o mais adequado à frase.
Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá
ser realizado em folha de papel almaço;
b) Na Parte A você deverá colar a letra do
Hino Nacional impressa nesta proposta; excetuada essa parte, todo restante do
trabalho deverá ser manuscrito.
Bom trabalho!
|
Presidência da República
Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos |
|
|
HINO NACIONAL
|
|
Parte I
Ouviram
do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se
o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó
Pátria amada,
Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil,
um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante
pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra
adorada,
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! |
Parte II
Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do
que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó
Pátria amada,
Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil,
de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado."
Mas,
se ergues da justiça a clava
forte,
Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra
adorada,
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! |
Letra:
Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Música: Francisco Manuel da Silva
Atualizado
ortograficamente em conformidade com Lei
nº 5.765 de 1971, e com
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.
Extraído
de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/hino.htm
PROFª
SANDRA – 6º ANO B
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em
sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em
capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre os países que os alunos se
interessaram.
A cada aula eles farão um
capítulo inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão
corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver tempo hábil
na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro.
No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser
exposto na Feira Cultural.
05)
HISTORIA – Profª Loide
Pesquisar sobre os grupos
indígenas existentes no Brasil hoje: costumes, língua, religião, alimentação.
Poderá ser feito em dupla ou individual.
O trabalho deve ser escrito
à mão e desenvolvido através de fontes variadas como jornais, revistas, sites
especializados, livros didáticos e enciclopédias. Feito em papel almaço com
páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA: Com nome, número e
série do aluno; título do trabalho e ano.
RESUMO: fazer em no mínimo 2
parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo total do trabalho.
INTRODUÇÃO: explicar por quais
motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os interesses, o que
esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS: Podem ser
utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de legendas
explicativas.
DESENVOLVIMENTO: o trabalho
propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o assunto.
CONCLUSÃO: colocar por
escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que aprendeu com
a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não gostou.
BIBLIOGRAFIA: citar o site,
o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Trabalho manuscrito,
individual e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos
entregues fora do prazo, à única exceção será data mediante apresentação de
atestado médico. O aluno deve seguir as instruções corretamente, caso contrário
haverá prejuízo na nota.
06)
GEOGRAFIA- Profª Loide
Construir um SISTEMA SOLAR – Como fazer – as
orientações se encontram na página 14 da apostila de Geografia do 1.bimestre.
Poderá ser feito individual ou em grupo de até 4(quatro) pessoas.
07)
FILOSOFIA- Prof ªCleonice
Tema:
Os pré Socráticos
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO).
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue
no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo, justificado
por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
08)
ARTE- Profº Leonardo
Confecção de
bandeira (tipo bandeirinha de festa junina) em tamanho 95 cm X 55 cm com
pintura em tinta guache ou mosaico de colagem. Temas regionais ou festa junina.
O trabalho será feito individualmente ou em trio.
09)
ED.
FÍSICA – Profª Michelle
Elaborar e descrever um exercício com um dos
fundamentos do Handebol e aplicar para a sua sala, e as principais regras desse
esporte.
Profº Bruno: Esporte : Baseball
notas: - Participação
- trabalho sobre regra e historia do Baseball
- Prova pratica do Baseball
notas: - Participação
- trabalho sobre regra e historia do Baseball
- Prova pratica do Baseball
10) INGLÊS- Profª Alexandra
Os trabalhos serão feitos em
sala de aula, com uso de dicionário e em dupla, conteúdo será o que foi
trabalhado em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário