quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ROTEIROS DE TRABALHOS DO 1º BIMESTRE DE 2016 - 7º ANO

ROTEIROS DE TRABALHOS DO 1º BIMESTRE DE 2016   - 7º ANO


1)    Educação Física – Profª Michele (7º ano A) / Profª Milene (7º ano B)

Tema: OLIMPIADAS 2016

Objetivo: pesquisar sobre as olímpiadas e influência no mundo dos esportes.

Desenvolvimento:

Abordar os seguintes aspectos:

·         Histórico com datas e país-sede que já ocorreram as Olímpiadas;
·         Países que participarão em 2016 e o esporte favorito de cada um deles;
·         Modalidades esportivas (falar um pouco sobre cada esporte);
·         Cronograma da Olímpiadas 2016, com as datas, locais e esportes que ocorrerão em cada um deles;
·         Destacar as modalidades que o Brasil é favorito e seus atletas favoritos;
·         Sua opinião em relação as influências da Olimpíada em seu país e no mundo dos esportes.

Apresentação:

O trabalho deverá ser manuscrito, de acordo com as normas da ABNT-adaptada (capa, índice, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos.

Critérios de Avaliação: O trabalho será analisado e avaliado de acordo com a pesquisa do aluno e valerá de 0,0 (zero) à (10,0). Observar a data de entrega no cronograma do 1º bimestre/16. Poderá ser feito em grupo de até 3 integrantes ou individual.

OBSERVAÇÃO: as notícias em destaque dos jornais, revistas e outros meios de comunicação relacionadas a Olimpíadas 2016 deverão ser acompanhadas, coletadas, organizadas e arquivadas em ordem cronológica, porque o trabalho do 3º bimestre será construído em cima deste material. As Olimpíadas ocorrerão no período de 5 a 21 de agosto e a participação de cada aluno deverá ser ativa para obter a respectiva nota no 3º bimestre. Esteja atento(a) e se programe!!

2)    Filosofia – Profª Margaret

·         Tema : Filosofia e liberdade

·         Objetivo:       Observar e entender o Mito de Édipo.
Observar e entender o termo LIBERDADE ( conceito e definições)
Observar e entender o filosofo da liberdade Jean-Jacques Rousseau.


·         Trabalho : O aluno deverá realizar uma pesquisa sobre os seguintes tópicos de estudo:
a.    Mito de Édipo
b.    Liberdade (termo) – conceito e definições
c.    Jean-Jacques Rousseau  (pesquisa completa sobre o filósofo – inclusive sua relação com a ideia de liberdade)


·         Forma de apresentação : O trabalho deverá :
- Deverá ser individual.
- Ser realizado em folha de papel almaço ( manuscrito) .
- Não poderá ser digitado.
- Deverá ter capa, introdução e bibliografia detalhada.

·         Critérios de Avaliação : O trabalho será analisado e avaliado de acordo com a pesquisa do aluno. Receberá um conceito de 0 a 10.

3)    ARTE – Profº Leonardo Bandeira
Tema:
Contos de Fadas
Objetivo:
Pesquisar e conhecer novos contos de fadas e apresenta-los aos demais alunos, pais e visitantes da Festa Junina.
Desenvolvimento:
 - Pesquisar imagens de um conto de fadas e escolher uma para reprodução;
- Fazer a reprodução da imagem escolhida em uma folha de cartolina e pintar com tinta guache;
- Fazer uma moldura para a pintura usando materiais diversos por meio de colagem (exemplo: tecido, recorte de revistas, lantejoulas, glitter, etc)
- Os alunos terão duas aulas para preparar o trabalho na escola.

Apresentação:
 O trabalho deverá ser entregue até a data estipulada no calendário de provas e trabalhos do 1º. Bimestre e poderá ser feito em grupo de até quatro pessoas.
 Critérios de Avaliação:
O trabalho será analisado e avaliado de acordo com a participação de todos do grupo, limpeza e capricho do trabalho.
4)      Língua Portuguesa – 7º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Produção de poemas visuais: a palavra como linguagem verbal e não-verbal”

Objetivos:
·         estimular a imaginação;
·         observar o uso da palavra como imagem;
·         produzir, com letras, signos verbais e não-verbais;
·         planejar e produzir um painel gráfico-visual.

Poemas visuais são recursos expressivos bastante utilizados em propagandas publicitárias, grafites, cartazes, outdoors, dentre outros, como elemento de comunicação visual. Exercite sua criatividade e aceite o desafio proposto neste trabalho, que será dividido em duas partes:

I) Parte A: Escolha três das palavras do boxe abaixo e, com cada uma delas, escreva um poema visual. Você pode usá-las como base do poema ou como o poema em si. Use sua imaginação!


 meandro – DNA – constituição – esdrúxula – organismo – impressionante – obrigatório – concreto – abstrato – frontispício – enunciação – indústria – herbicida




Cada poema será criado/escrito numa folha de papel branco, para posteriormente ser colado numa folha de papel cartão (Papel Color Plus®), de cor diferente, promovendo um efeito de contraste. Assim, você terá formado um cartaz com três poemas visuais; use as cores que julgar convenientes...
Não se esqueça de que um poema visual tem a seguinte estrutura:
·         a eliminação do verso;
·         o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
·         a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos (sentido) dos vocábulos;
·         o uso de neologismos (palavras novas, “inventadas”) e termos estrangeiros;
·         decomposição das palavras;
·         possibilidades de múltiplas leituras.

II)            Parte B: Explique como se deu o processo de composição de seu poema visual: cores utilizadas, ideia de movimento, imagem formada, etc. Quais foram suas intenções ao criar essa imagem? Que sensações seu poema causou naqueles que o observaram? Por quê? Dê respostas completas e explique detalhadamente tudo que você pensou ao planejar seu trabalho.

Observações importantes:

a)    Seu trabalho deverá ser realizado individualmente ou em duplas, numa folha de Papel Color Plus®;

b)    Navegue pelo site www.poesiaconcreta.com.br e/ou busque no YouTube vídeos relacionados a “Poemas visuais e/ou “Poemas concretos”.


                                                                                              Bom trabalho!

5)    Língua Portuguesa – 7º ano B – Profª Sandra Pimentel
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula, eles farão um capítulo inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo em sala , se houver tempo hábil, na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.

6)  Matemática - 7o.ANO A - Prof.TIEMI

Tema: Temperaturas do mundo
Objetivo:
Localização dos números inteiros na reta numérica.
Material:
Ø  Cartolina
Ø  Lápis, borracha, canetinha colorida
Ø  Jornal, adesivos ou etiquetas
Ø  Régua, tesoura e cola.

Procedimentos:
         Trabalho individual, realizado em sala ou a critério da professora. Representar na reta numérica pelo menos 10 (dez) temperaturas de cidades do mundo encontradas no jornal. O aluno deverá usar cores diferentes para representar as temperaturas positivas e negativas, e adesivos ou etiquetas para indicar a cidade.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Representação e divisão da reta numérica
Ø  Criatividade e diversidade de temperaturas
Ø  Apresentação final

7)    Matematica – profº Carlos – 7º ano B

O trabalho será realizado em sala de aula, individual com aplicação de exercícios referente ao conteúdo dado no bimestre.

8)    História (Profª Cleonice) e Geografia (Profª Loide)

MAQUETE DA SERRA PELADA
Ø  O trabalho deverá ser realizado com uso de materiais recicláveis.
Ø  A pesquisa para a formação da maquete deverá ser descrita na sua totalidade.
Ø  As fontes históricas para a execução da maquete deverão ser descritas.
Ø  O trabalho valerá nota de 0 a 10 nas disciplinas de História e Geografia.
Ø  O trabalho poderá ser feito individual ou em grupo de até 4 alunos.
o   Na avaliação para as disciplinas serão considerados os seguintes pontos:
§  Pesquisa
§  Organização
§  Descrição
§  Exposição

9)    Inglês – Profª Alexandra
O trabalho bimestral será dado em sala de aula, em dupla, com uso do dicionário e o conteúdo será até a última aula ministrada.

10) Ciências – Profº Celso

Tema: Classificação seres vivos
Objetivos:Reconhecer as diversas formas de classificação dos seres vivos.

Introdução:Vamos começar as atividades fazendo um exercício de “treinamento de sua veia cientifica”. 
Imagine-se no ano 2523, quando é descoberto um sistema solar em uma nova galáxia. São encontradas muitas semelhanças entre nosso sistema solar e este novo mundo, inclusive com um planeta que se assemelha à Terra.
Uma sonda espacial é enviada a esse planeta, e ela manda de volta para a Terra uma variedade de organismos vivos diferentes, por uma coluna de transporte molecular (teletransporte).
Vocês, que são os cientistas que estudam estes organismos, percebem que é necessário desenvolver um “esquema de classificação”, para poder comparar as novas formas de vida encontradas neste sistema (os “ETs”) aos organismos da Terra.
Para isso, todos os seres são desenhados e cópias desses desenhos são distribuídas.

PS. As imagens serão distribuídas no dia do trabalho que será realizado em sala de aula e em grupos pré-estabelecidos pelo professor. Dúvidas, tirar com o professor em sala de aula ao longo do bimestre.

11) Espanhol – Profª Vera
Trabalho individual em Espanhol.
Título: Conociendo São Paulo
Trabalho: Producir una propaganda de turismo en São Paulo. Sugerir hospedaje, comentar sobre el transporte de la ciudad (tipo,valores), sugerir tres restaurantes diferentes y describirlos (Mc Donalds no vale!) y por lo menos 5 actividades/paseos que pueden ser hechos en la ciudad.
Formato do Trabalho: Presentar en forma de folleto o cartel. Puede ser digitado o hecho a mano. Incluir imágenes para enriquecer la presentación. Colocar nombre completo y año. Identificar la profesora (Vera Gherardini)
Van a ser evaluados texto y limpeza de la presentación.
Textos copiados de Internet van a ser ANULADOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário