quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ROTEIROS DE TRABALHOS DO 1º BIMESTRE DE 2016 - 6º ANO

ROTEIROS DE TRABALHOS DO 1º BIMESTRE DE 2016   - 6º ANO


1)    Educação Física – Profª Michele (6º ano A) / Profª Milene (6º ano B)

Tema: OLIMPIADAS 2016

Objetivo: pesquisar sobre as olímpiadas e influência no mundo dos esportes.

Desenvolvimento:

Abordar os seguintes aspectos:

·         Histórico com datas e país-sede que já ocorreram as Olímpiadas;
·         Países que participarão em 2016 e o esporte favorito de cada um deles;
·         Modalidades esportivas (falar um pouco sobre cada esporte);
·         Cronograma da Olímpiadas 2016, com as datas, locais e esportes que ocorrerão em cada um deles;
·         Destacar as modalidades que o Brasil é favorito e seus atletas favoritos;
·         Sua opinião em relação as influências da Olimpíada em seu país e no mundo dos esportes.

Apresentação:

O trabalho deverá ser manuscrito, de acordo com as normas da ABNT-adaptada (capa, índice, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos.

Critérios de Avaliação: O trabalho será analisado e avaliado de acordo com a pesquisa do aluno e valerá de 0,0 (zero) à (10,0). Observar a data de entrega no cronograma do 1º bimestre/16. Poderá ser feito em grupo de até 3 integrantes ou individual.

OBSERVAÇÃO: as notícias em destaque dos jornais, revistas e outros meios de comunicação relacionadas a Olimpíadas 2016 deverão ser acompanhadas, coletadas, organizadas e arquivadas em ordem cronológica, porque o trabalho do 3º bimestre será construído em cima deste material. As Olimpíadas ocorrerão no período de 5 a 21 de agosto e a participação de cada aluno deverá ser ativa para obter a respectiva nota no 3º bimestre. Esteja atento(a) e se programe!!

2)    Filosofia – Profª Margaret

·         Tema : Filosofia e Mito

·         Objetivo: Observar e entender a origem da filosofia e do Mito.

·         Trabalho : O aluno deverá realizar uma pesquisa sobre os seguintes tópicos de estudo:
a.    Mito na Antiguidade
b.    Mito na atualidade
c.    Origem da filosofia
d.    Sócrates
e.    Platão

·         Forma de apresentação:

O trabalho deverá:
- Deverá ser individual;
- ser realizado em folha de papel almaço ( manuscrito);
-  Não poderá ser digitado;
- Deverá ter capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e bibliografia detalhada.

·         Critérios de Avaliação:

O trabalho será analisado e avaliado de acordo com a pesquisa do aluno. Receberá um conceito de 0 a 10.

3)    ARTE – Profº Leonardo Bandeira
Tema:
Contos de Fadas
Objetivo:
Pesquisar e conhecer novos contos de fadas e apresenta-los aos demais alunos, pais e visitantes da Festa Junina.
Desenvolvimento:
 - Pesquisar imagens de um conto de fadas e escolher uma para reprodução;
- Fazer a reprodução da imagem escolhida em uma folha de cartolina e pintar com tinta guache;
- Fazer uma moldura para a pintura usando materiais diversos por meio de colagem (exemplo: tecido, recorte de revistas, lantejoulas, glitter, etc)
- Os alunos terão duas aulas para preparar o trabalho na escola.
Apresentação:
 O trabalho deverá ser entregue até a data estipulada no calendário de provas e trabalhos do 1º. Bimestre e poderá ser feito em grupo de até quatro pessoas.
 Critérios de Avaliação:
O trabalho será analisado e avaliado de acordo com a participação de todos do grupo, limpeza e capricho do trabalho.
4)   Língua Portuguesa – 6º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Desvendando os mistérios do Hino Nacional Brasileiro”
Justificativa: O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto apresenta uma linguagem rebuscada, repleta de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem. Assim, a priorização da beleza da forma, na elaboração do Hino, fez com que a clareza ficasse comprometida. Como exemplo, observe os versos de abertura: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/ de um povo heroico o brado retumbante". Muita gente pensa que quem ouviu o brado retumbante foi o povo heroico. Mas não. O sujeito de "ouvir", ou seja, o termo que ouviu o brado é "as margens plácidas". Os versos não estão na ordem direta, por isso o sujeito não é prontamente identificado. Mas, na ordem direta, fica mais fácil saber quem ouviu: "As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico".
Para que você comece a entender nosso Hino Nacional, dedique-se a este trabalho, mostrando o quanto você é detentor de sentimentos patrióticos. Seu trabalho será elaborado em duas partes:
  • Parte A: Buscar no dicionário o significado das palavras sublinhadas, indicando a classe gramatical e a definição empregadas no contexto em questão (letra do Hino Nacional). Faça a montagem de uma tabela, como no exemplo:
Entrada
brado
Classificação gramatical
sm – substantivo masculino (de bradar)
Definição de acordo com o Hino Nacional
clamor, grito.

·   Parte B: Escreva uma versão simplificada do Hino Nacional Brasileiro, utilizando os significados mais simples e adequados encontrados no dicionário (Parte A), a fim de facilitar o entendimento da mensagem. Exemplo:

“Nas margens tranquilas do riacho Ipiranga se ouviu um grito muito forte de um povo heroico, e, nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu do Brasil, com seus raios muito cintilantes”.
Objetivos:
  • reconhecer a importância do dicionário como uma fonte segura de informações;
  • desenvolver o hábito de consulta ao dicionário;
  • atentar para a classificação da palavra ao buscar seu significado no dicionário;
  • utilizar as palavras-guia como auxílio na consulta ao dicionário;
  • identificar diferentes significados de uma mesma palavra e escolher o mais adequado à frase.
Observações importantes:
a) Seu trabalho deverá ser realizado em folha de papel almaço;
b) Na Parte A você deverá colar a letra do Hino Nacional impressa nesta proposta; excetuada essa parte, todo restante do trabalho deverá ser manuscrito.
                                                                                              Bom trabalho!
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


             HINO NACIONAL
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!





Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Atualizado ortograficamente em conformidade com Lei nº 5.765 de 1971, e com
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.


5)   Língua Portuguesa – 6º ano B – Profª Sandra Pimentel
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula, eles farão um capítulo inserindo a pesquisa para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo em sala , se houver tempo hábil, na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.

6)  Matemática - 6o.ANO A - Prof.TIEMI
Tema:  Pulos na circunferência
Objetivo:
Descobrir que, usando os múltiplos ou os divisores de um número inteiro, podemos construir polígonos regulares inscritos na circunferência.
Material:
Ø  Padrão de circunferência utilizado para construção.
Ø  Lápis, borracha, régua, lápis de cor, caneta hidrocor.

Procedimentos:
Trabalho individual, realizado em sala. Os alunos, orientados pela professora, construirão polígonos inscritos na circunferência. Trabalhar com as tabuadas do 2, 3, 4, 6, 9 e 12. Usando especialmente a tabuada do 2, construirão um Cardióide. O padrão de circunferência será entregue pela professora.

Critério de avaliação:
Ø  Construção dos polígonos e classificação
Ø  Construção do Cardióide
Ø  Investigando contornos
Ø  Apresentação final

7)    Matematica – profº Carlos – 6º ano B

O trabalho será realizado em sala de aula, individual com aplicação de  exercícios referente ao conteúdo dado no bimestre.



8)    Historia (Profª Cleonice ) e Geografia (Profª Loide)
MAQUETE DO SISTEMA SOLAR
Ø  O trabalho deverá ser realizado com uso de materiais recicláveis.
Ø  A pesquisa para a formação da maquete deverá ser descrita na sua totalidade.
Ø  As fontes históricas para a execução da maquete deverão ser descritas.
Ø  O trabalho valerá nota de 0 a 10 nas disciplinas de História e Geografia.
Ø  Poderá ser feito individual ou em grupo de até 4 alunos.
o   Na avaliação para as disciplinas serão considerados os seguintes pontos:
§  Pesquisa
§  Organização
§  Descrição
§  Exposição


9)    Inglês – Profª Alexandra
O trabalho bimestral será dado em sala de aula, em dupla, com uso do dicionário e o conteúdo será até a última aula ministrada.

10) Ciências – Profº Celso
Ecossistema na garrafa pet.

Utilizando como material de base simples garrafas de plástico, podem recriar-se e construir-se modelos de uma grande variedade de fenómenos naturais que existem no nosso mundo. Para além da compreensão dos fenómenos, também se aprende que é possível realizar atividades práticas utilizando materiais simples do nosso quotidiano e, muito importante, reciclando e reutilizando materiais.
Uma vez construídos ou visualizados alguns modelos, pode apelar-se aos interesses e à criatividade dos jovens para construírem os seus próprios modelos.
É considerável a variedade de conceitos que podem ser estudados: ecossistemas, decomposição, fermentação, cadeias alimentares, ciclos de vida (por exemplo, insetos, fungos), poluição, ciclos biogeoquímicos, habitats de seres de pequenas dimensões. Um modelo pretende sempre representar, de forma simplificada, uma determinada parte do real. Por exemplo, uma coluna de decomposição pode representar uma pilha de compostagem ou a manta morta numa floresta. A exploração do modelo permite investigar o efeito de determinadas variáveis.
 Fazendo variar um dos fatores (variável independente), podemos investigar de que forma uma variável afeta todo o sistema.
Tipos de garrafas
Nem todas as garrafas oferecem as mesmas possibilidades de trabalho.
Por vezes, garrafas que parecem ser iguais podem haver uma diferença de 1 ou 2 milímetros no seu diâmetro, o que vai causar alguma dificuldade na construção nas colunas pretendidas. Deve haver muito cuidado na seleção das garrafas, procurando-se a máxima similitude possível quer em termos de forma quer de tamanho. Uma forma de garantir estes atributos será usar garrafas de determinada marca de bebida.
As garrafas lisas originam colunas com maior resistência e maior duração.
A CONSTRUÇÃO
 Retire os rótulos de uma garrafa de 2l. - Efetue o corte de acordo com a figura.
IMAGEM


Projeto BiblioCiência 20 - Faça um furo de cerca de 1cm na tampa da garrafa e introduza um pavio completamente molhado. O pavio tem de ser suficientemente longo para chegar ao fundo do reservatório de água e atravessar o solo, deve também passar com facilidade pela tampa. - Monte os diferentes componentes. Para observação da condensação e precipitação, pode tapar-se o modelo, utilizando o topo de uma garrafa. Notar que para os encaixes serem perfeitos os cortes com final curvo devem encaixar em cortes com final direito. Projeto BiblioCiência 21 Para facilitar a drenagem da água deve colocar-se uma camada de areia ou gravilha na base da unidade com o solo. A água no reservatório inferior pode ter origens diversas (torneira, lago, charco,...). O desenvolvimento das plantas permite o estudo do seu ciclo de vida e da sua morfologia. Com a observação e a exploração do modelo, podem ser explorados conceitos como equilíbrio, interdependência e interação, assim como a importância da luz solar como a fonte principal de energia na Terra. No funcionamento do modelo, ocorrem os seguintes fenómenos: germinação e crescimento, capilaridade, evaporação, transpiração, condensação, infiltração, percolação, precipitação. Podem também ser explorados o fenómeno da poluição e os mecanismos naturais de purificação que o ciclo da água apresenta. Adicionando substâncias (sais, fertilizantes,...) ao solo ou à água pode verificar-se a sua influência na evolução do modelo. O papel dos diferentes tipos de solo na purificação da água pode ser estudado.

Conceitos que podem ser abordados – ecossistemas, energia, ciclos biogeoquímicos, cadeias alimentares, adaptação, predação, cooperação, competição, propriedades da água, ciclos de vida, habitat e nicho ecológico, decomposição, sistemas fechados e sistemas abertos.
Capacidades associadas aos processos científicos – observar, registar, interpretar, identificar variáveis, formular questões, construir modelos, experimentar.
PS. As garrafas devem vir cortadas de casa. O trabalho é individual e se realizará em sala de aula. O professor estará à disposição para tirar dúvidas ao longo do bimestre se necessário.
11) Espanhol – Profª Vera
Trabalho individual em Espanhol.
Título: Estudiando en otro país
Trabalho: 1.Escolher um país em que se fala Espanhol.
2.Fazer um folheto de propaganda de curso de Espanhol para estrangeiros na capital desse país.
3.O folheto deve dizer quais são as vantagens de estudar no país escolhido, que atividades existem no curso e o que se pode fazer na capital.
Formato do trabalho: Deve ser feito como um folheto ou um cartaz, pode ser digitado ou feito manualmente. Apresentar em qualquer tipo de papel sem linhas. O trabalho pode incluir recortes, fotos, desenhos além do texto. Colocar nome completo e série e identificar a profesora (Vera Gherardini)
Serão avaliados texto e apresentação (limpeza, clareza, capricho)

Textos comprovadamente copiados de Internet serão ZERADOS.

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