ROTEIROS
DE TRABALHOS DO 1º BIMESTRE DE 2016 - 7º
ANO
1)
Educação
Física – Profª Michele (7º ano A) / Profª Milene (7º ano B)
Tema: OLIMPIADAS 2016
Objetivo: pesquisar sobre as olímpiadas e influência
no mundo dos esportes.
Desenvolvimento:
Abordar
os seguintes aspectos:
·
Histórico
com datas e país-sede que já ocorreram as Olímpiadas;
·
Países
que participarão em 2016 e o esporte favorito de cada um deles;
·
Modalidades
esportivas (falar um pouco sobre cada esporte);
·
Cronograma
da Olímpiadas 2016, com as datas, locais e esportes que ocorrerão em cada um
deles;
·
Destacar
as modalidades que o Brasil é favorito e seus atletas favoritos;
·
Sua
opinião em relação as influências da Olimpíada em seu país e no mundo dos
esportes.
Apresentação:
O
trabalho deverá ser manuscrito,
de acordo com as normas da ABNT-adaptada (capa, índice, desenvolvimento,
conclusão, bibliografia e anexos.
Critérios
de Avaliação: O trabalho será analisado e avaliado de
acordo com a pesquisa do aluno e valerá de 0,0 (zero) à (10,0). Observar a data
de entrega no cronograma do 1º bimestre/16. Poderá ser feito em grupo de até 3
integrantes ou individual.
OBSERVAÇÃO: as notícias em destaque dos jornais, revistas
e outros meios de comunicação relacionadas a Olimpíadas 2016 deverão ser
acompanhadas, coletadas, organizadas e arquivadas em ordem cronológica, porque o
trabalho do 3º bimestre será construído em cima deste material. As Olimpíadas
ocorrerão no período de 5 a 21 de agosto e a participação de cada aluno deverá
ser ativa para obter a respectiva nota no 3º bimestre. Esteja atento(a) e se
programe!!
2)
Filosofia
– Profª Margaret
·
Tema :
Filosofia e liberdade
·
Objetivo: Observar e entender o Mito de Édipo.
Observar
e entender o termo LIBERDADE ( conceito e definições)
Observar
e entender o filosofo da liberdade Jean-Jacques Rousseau.
·
Trabalho : O
aluno deverá realizar uma pesquisa sobre os seguintes tópicos de estudo:
a.
Mito de Édipo
b.
Liberdade (termo) – conceito e definições
c.
Jean-Jacques Rousseau (pesquisa completa sobre o filósofo –
inclusive sua relação com a ideia de liberdade)
·
Forma
de apresentação : O trabalho deverá :
-
Deverá ser individual.
- Ser
realizado em folha de papel almaço ( manuscrito) .
- Não
poderá ser digitado.
- Deverá
ter capa, introdução e bibliografia detalhada.
·
Critérios
de Avaliação : O trabalho será analisado e avaliado de
acordo com a pesquisa do aluno. Receberá um conceito de 0 a 10.
3)
ARTE – Profº
Leonardo Bandeira
Tema:
Contos de Fadas
Objetivo:
Pesquisar e conhecer
novos contos de fadas e apresenta-los aos demais alunos, pais e visitantes da
Festa Junina.
Desenvolvimento:
- Pesquisar
imagens de um conto de fadas e escolher uma para reprodução;
- Fazer a reprodução da
imagem escolhida em uma folha de cartolina e pintar com tinta guache;
- Fazer uma moldura
para a pintura usando materiais diversos por meio de colagem (exemplo: tecido,
recorte de revistas, lantejoulas, glitter, etc)
- Os alunos terão duas
aulas para preparar o trabalho na escola.
Apresentação:
O trabalho deverá
ser entregue até a data estipulada no calendário de provas e trabalhos do 1º.
Bimestre e poderá ser feito em grupo de até quatro pessoas.
Critérios de Avaliação:
O trabalho será analisado e avaliado de
acordo com a participação de todos do grupo, limpeza e capricho do trabalho.
4)
Língua
Portuguesa – 7º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Produção de poemas visuais: a palavra como linguagem verbal e
não-verbal”
Objetivos:
·
estimular a imaginação;
·
observar o uso da palavra como imagem;
·
produzir, com letras, signos verbais e não-verbais;
·
planejar e produzir um painel gráfico-visual.
Poemas
visuais são recursos
expressivos bastante utilizados em propagandas publicitárias, grafites,
cartazes, outdoors, dentre outros,
como elemento de comunicação visual. Exercite sua criatividade e aceite o
desafio proposto neste trabalho, que será dividido em duas partes:
I) Parte
A: Escolha três das
palavras do boxe abaixo e, com cada uma delas, escreva um poema visual. Você
pode usá-las como base do poema ou como o poema em si. Use sua imaginação!
meandro – DNA – constituição – esdrúxula
– organismo – impressionante – obrigatório – concreto – abstrato – frontispício
– enunciação – indústria – herbicida
Cada
poema será criado/escrito numa folha de papel branco, para posteriormente ser
colado numa folha de papel cartão (Papel Color Plus®), de cor diferente, promovendo um efeito de
contraste. Assim, você terá formado um cartaz com três poemas visuais; use as
cores que julgar convenientes...
Não se
esqueça de que um poema visual tem a seguinte estrutura:
·
a
eliminação do verso;
·
o
aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
·
a
exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos (sentido) dos vocábulos;
·
o
uso de neologismos (palavras novas, “inventadas”) e termos estrangeiros;
·
decomposição
das palavras;
II)
Parte B: Explique como se deu o processo de
composição de seu poema visual: cores utilizadas, ideia de movimento, imagem
formada, etc. Quais foram suas intenções ao criar essa imagem? Que sensações
seu poema causou naqueles que o observaram? Por quê? Dê respostas completas e
explique detalhadamente tudo que você pensou ao planejar seu trabalho.
Observações
importantes:
a) Seu trabalho deverá ser
realizado individualmente ou em duplas, numa folha de Papel Color Plus®;
b) Navegue pelo site www.poesiaconcreta.com.br e/ou busque no YouTube vídeos relacionados a “Poemas
visuais e/ou “Poemas concretos”.
Bom
trabalho!
5) Língua Portuguesa – 7º ano B –
Profª Sandra Pimentel
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi
pedida sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula, eles farão um capítulo inserindo a pesquisa
para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo
professor e passadas a limpo em sala , se houver tempo hábil, na folha de
almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do
trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na
Feira Cultural.
6) Matemática - 7o.ANO A - Prof.TIEMI
Tema: Temperaturas do mundo
Objetivo:
Localização dos números inteiros na reta numérica.
Material:
Ø Cartolina
Ø Lápis, borracha, canetinha colorida
Ø Jornal, adesivos ou etiquetas
Ø Régua, tesoura e cola.
Procedimentos:
Trabalho individual,
realizado em sala ou a critério da professora. Representar na reta numérica
pelo menos 10 (dez) temperaturas de cidades do mundo encontradas no jornal. O
aluno deverá usar cores diferentes para representar as temperaturas positivas e
negativas, e adesivos ou etiquetas para indicar a cidade.
Critério de avaliação:
Ø Apresentação do material
Ø Representação e divisão da reta numérica
Ø Criatividade e diversidade de temperaturas
Ø Apresentação final
7)
Matematica
– profº Carlos – 7º ano B
O trabalho será realizado em sala de aula,
individual com aplicação de exercícios referente ao conteúdo dado no bimestre.
8)
História
(Profª Cleonice) e Geografia (Profª Loide)
MAQUETE
DA SERRA PELADA
Ø O
trabalho deverá ser realizado com uso de materiais recicláveis.
Ø A
pesquisa para a formação da maquete deverá ser descrita na sua totalidade.
Ø As
fontes históricas para a execução da maquete deverão ser descritas.
Ø O
trabalho valerá nota de 0 a 10 nas disciplinas de História e Geografia.
Ø O trabalho
poderá ser feito individual ou em grupo de até 4 alunos.
o
Na avaliação para as disciplinas serão
considerados os seguintes pontos:
§ Pesquisa
§ Organização
§ Descrição
§ Exposição
9)
Inglês
– Profª Alexandra
O trabalho bimestral será dado
em sala de aula, em dupla, com uso do dicionário e o conteúdo será até a última
aula ministrada.
10) Ciências – Profº Celso
Tema: Classificação
seres vivos
Objetivos:Reconhecer as diversas formas de classificação dos
seres vivos.
Introdução:Vamos começar as atividades
fazendo um exercício de “treinamento de sua veia cientifica”.
Imagine-se no ano 2523, quando é descoberto um
sistema solar em uma nova galáxia. São encontradas muitas semelhanças entre
nosso sistema solar e este novo mundo, inclusive com um planeta que se
assemelha à Terra.
Uma sonda espacial é enviada a esse planeta, e ela
manda de volta para a Terra uma variedade de organismos vivos diferentes, por
uma coluna de transporte molecular (teletransporte).
Vocês, que são os cientistas que estudam estes
organismos, percebem que é necessário desenvolver um “esquema de
classificação”, para poder comparar as novas formas de vida encontradas neste
sistema (os “ETs”) aos organismos da Terra.
Para isso, todos os seres são desenhados e cópias
desses desenhos são distribuídas.
PS. As imagens serão distribuídas
no dia do trabalho que será realizado em sala de aula e em grupos
pré-estabelecidos pelo professor. Dúvidas, tirar com o professor em sala de
aula ao longo do bimestre.
11) Espanhol – Profª Vera
Trabalho individual em
Espanhol.
Título:
Conociendo São Paulo
Trabalho:
Producir una propaganda de turismo en São Paulo. Sugerir hospedaje, comentar
sobre el transporte de la ciudad (tipo,valores), sugerir tres restaurantes
diferentes y describirlos (Mc Donalds no vale!) y por lo menos 5
actividades/paseos que pueden ser hechos en la ciudad.
Formato
do Trabalho: Presentar en forma de folleto o cartel. Puede
ser digitado o hecho a mano. Incluir imágenes para enriquecer la presentación.
Colocar nombre completo y año. Identificar la profesora (Vera Gherardini)
Van a ser evaluados texto y
limpeza de la presentación.
Textos copiados de Internet
van a ser ANULADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário