ROTEIROS
DE TRABALHOS DO 1º BIMESTRE DE 2016 -
6º ANO
1) Educação Física – Profª Michele (6º
ano A) / Profª Milene (6º ano B)
Tema: OLIMPIADAS 2016
Objetivo: pesquisar sobre as olímpiadas e influência
no mundo dos esportes.
Desenvolvimento:
Abordar
os seguintes aspectos:
·
Histórico
com datas e país-sede que já ocorreram as Olímpiadas;
·
Países
que participarão em 2016 e o esporte favorito de cada um deles;
·
Modalidades
esportivas (falar um pouco sobre cada esporte);
·
Cronograma
da Olímpiadas 2016, com as datas, locais e esportes que ocorrerão em cada um
deles;
·
Destacar
as modalidades que o Brasil é favorito e seus atletas favoritos;
·
Sua
opinião em relação as influências da Olimpíada em seu país e no mundo dos
esportes.
Apresentação:
O
trabalho deverá ser manuscrito,
de acordo com as normas da ABNT-adaptada (capa, índice, desenvolvimento,
conclusão, bibliografia e anexos.
Critérios
de Avaliação: O trabalho será analisado e avaliado de
acordo com a pesquisa do aluno e valerá de 0,0 (zero) à (10,0). Observar a data
de entrega no cronograma do 1º bimestre/16. Poderá ser feito em grupo de até 3
integrantes ou individual.
OBSERVAÇÃO: as notícias em destaque dos jornais, revistas
e outros meios de comunicação relacionadas a Olimpíadas 2016 deverão ser
acompanhadas, coletadas, organizadas e arquivadas em ordem cronológica, porque o
trabalho do 3º bimestre será construído em cima deste material. As Olimpíadas
ocorrerão no período de 5 a 21 de agosto e a participação de cada aluno deverá
ser ativa para obter a respectiva nota no 3º bimestre. Esteja atento(a) e se
programe!!
2)
Filosofia
– Profª Margaret
·
Tema
:
Filosofia e Mito
·
Objetivo:
Observar e entender a origem da filosofia e do Mito.
·
Trabalho : O
aluno deverá realizar uma pesquisa sobre os seguintes tópicos de estudo:
a.
Mito na Antiguidade
b.
Mito na atualidade
c.
Origem da filosofia
d.
Sócrates
e.
Platão
·
Forma
de apresentação:
O
trabalho deverá:
-
Deverá ser individual;
-
ser realizado em folha de papel almaço ( manuscrito);
- Não poderá ser digitado;
-
Deverá ter capa, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e bibliografia
detalhada.
·
Critérios
de Avaliação:
O
trabalho será analisado e avaliado de acordo com a pesquisa do aluno. Receberá
um conceito de 0 a 10.
3)
ARTE – Profº
Leonardo Bandeira
Tema:
Contos de Fadas
Objetivo:
Pesquisar e conhecer
novos contos de fadas e apresenta-los aos demais alunos, pais e visitantes da
Festa Junina.
Desenvolvimento:
- Pesquisar
imagens de um conto de fadas e escolher uma para reprodução;
- Fazer a reprodução da
imagem escolhida em uma folha de cartolina e pintar com tinta guache;
- Fazer uma moldura
para a pintura usando materiais diversos por meio de colagem (exemplo: tecido,
recorte de revistas, lantejoulas, glitter, etc)
- Os alunos terão duas
aulas para preparar o trabalho na escola.
Apresentação:
O trabalho deverá
ser entregue até a data estipulada no calendário de provas e trabalhos do 1º.
Bimestre e poderá ser feito em grupo de até quatro pessoas.
Critérios de Avaliação:
O trabalho será analisado e avaliado de
acordo com a participação de todos do grupo, limpeza e capricho do trabalho.
4)
Língua Portuguesa – 6º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema:
“Desvendando os mistérios do Hino Nacional
Brasileiro”
Justificativa: O Hino
Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante
complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto
apresenta uma linguagem rebuscada,
repleta de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem.
Assim, a priorização da beleza da forma, na elaboração do Hino, fez com que a clareza ficasse comprometida. Como
exemplo, observe os versos de abertura: "Ouviram do Ipiranga as margens
plácidas/ de um povo heroico o brado retumbante". Muita gente pensa que
quem ouviu o brado retumbante foi o povo heroico. Mas não. O sujeito de
"ouvir", ou seja, o termo que ouviu o brado é "as margens
plácidas". Os versos não estão na ordem direta, por isso o sujeito não é
prontamente identificado. Mas, na ordem direta, fica mais fácil saber quem
ouviu: "As margens plácidas do
Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico".
Para que você comece a entender nosso
Hino Nacional, dedique-se a este trabalho, mostrando o quanto você é detentor
de sentimentos patrióticos. Seu trabalho será elaborado em duas partes:
- Parte
A: Buscar no
dicionário o significado das palavras sublinhadas,
indicando a classe gramatical e
a definição empregadas no contexto em questão (letra do Hino Nacional).
Faça a montagem de uma tabela, como no exemplo:
Entrada
|
brado
|
Classificação gramatical
|
sm – substantivo masculino (de
bradar)
|
Definição de acordo com o Hino
Nacional
|
clamor, grito.
|
·
Parte B: Escreva uma versão simplificada do Hino
Nacional Brasileiro, utilizando os significados mais simples e adequados
encontrados no dicionário (Parte A), a fim de facilitar o entendimento da
mensagem. Exemplo:
“Nas
margens tranquilas do riacho Ipiranga se ouviu um grito muito forte de um povo
heroico, e, nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu do Brasil, com
seus raios muito cintilantes”.
Objetivos:
- reconhecer a importância do
dicionário como uma fonte segura de informações;
- desenvolver o hábito de consulta
ao dicionário;
- atentar para a classificação da
palavra ao buscar seu significado no dicionário;
- utilizar as palavras-guia como
auxílio na consulta ao dicionário;
- identificar diferentes
significados de uma mesma palavra e escolher o mais adequado à frase.
a) Seu trabalho deverá ser realizado em
folha de papel almaço;
b) Na Parte A você deverá colar a letra do Hino Nacional impressa nesta
proposta; excetuada essa parte, todo restante do trabalho deverá ser
manuscrito.
Bom
trabalho!
Presidência da República
Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos |
HINO NACIONAL
|
|
Parte I
Ouviram
do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se
o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó
Pátria amada,
Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil,
um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante
pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra
adorada,
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! |
Parte II
Deitado
eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do
que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó
Pátria amada,
Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil,
de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado."
Mas,
se ergues da justiça a clava
forte,
Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra
adorada,
Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! |
Letra:
Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
Música: Francisco Manuel da Silva
Atualizado
ortograficamente em conformidade com Lei
nº 5.765 de 1971, e com
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.
art.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal, em 29.12.1943.
5) Língua Portuguesa – 6º ano B – Profª Sandra Pimentel
Trabalho em dupla.
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro em capítulos com a pesquisa que foi pedida
sobre os países que os alunos se interessaram.
A cada aula, eles farão um capítulo inserindo a pesquisa
para enriquecer o trabalho. Essas narrações serão corrigidas em sala pelo
professor e passadas a limpo em sala , se houver tempo hábil, na folha de
almaço que os alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do
trabalho, o livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na
Feira Cultural.
6) Matemática - 6o.ANO A - Prof.TIEMI
Tema: Pulos na circunferência
Objetivo:
Descobrir
que, usando os múltiplos ou os divisores de um número inteiro, podemos
construir polígonos regulares inscritos na circunferência.
Material:
Ø Padrão de circunferência utilizado para construção.
Ø Lápis, borracha, régua, lápis de cor, caneta hidrocor.
Procedimentos:
Trabalho individual, realizado em sala.
Os alunos, orientados pela professora, construirão polígonos inscritos na
circunferência. Trabalhar com as tabuadas do 2, 3, 4, 6, 9 e 12. Usando
especialmente a tabuada do 2, construirão um Cardióide. O padrão de
circunferência será entregue pela professora.
Critério de avaliação:
Ø
Construção
dos polígonos e classificação
Ø
Construção do Cardióide
Ø
Investigando contornos
Ø
Apresentação final
7)
Matematica
– profº Carlos – 6º ano B
O trabalho será realizado em sala de aula, individual com
aplicação de exercícios referente ao
conteúdo dado no bimestre.
8)
Historia
(Profª Cleonice ) e Geografia (Profª Loide)
MAQUETE
DO SISTEMA SOLAR
Ø O
trabalho deverá ser realizado com uso de materiais recicláveis.
Ø A
pesquisa para a formação da maquete deverá ser descrita na sua totalidade.
Ø As
fontes históricas para a execução da maquete deverão ser descritas.
Ø O
trabalho valerá nota de 0 a 10 nas disciplinas de História e Geografia.
Ø Poderá
ser feito individual ou em grupo de até 4 alunos.
o
Na avaliação para as disciplinas serão
considerados os seguintes pontos:
§ Pesquisa
§ Organização
§ Descrição
§ Exposição
9)
Inglês
– Profª Alexandra
O trabalho bimestral será
dado em sala de aula, em dupla, com uso do dicionário e o conteúdo será até a
última aula ministrada.
10) Ciências – Profº Celso
Ecossistema
na garrafa pet.
Utilizando como material de
base simples garrafas de plástico, podem recriar-se e construir-se modelos de
uma grande variedade de fenómenos naturais que existem no nosso mundo. Para
além da compreensão dos fenómenos, também se aprende que é possível realizar
atividades práticas utilizando materiais simples do nosso quotidiano e, muito
importante, reciclando e reutilizando materiais.
Uma vez construídos ou
visualizados alguns modelos, pode apelar-se aos interesses e à criatividade dos
jovens para construírem os seus próprios modelos.
É considerável a variedade
de conceitos que podem ser estudados: ecossistemas, decomposição, fermentação,
cadeias alimentares, ciclos de vida (por exemplo, insetos, fungos), poluição,
ciclos biogeoquímicos, habitats de seres de pequenas dimensões. Um modelo
pretende sempre representar, de forma simplificada, uma determinada parte do
real. Por exemplo, uma coluna de decomposição pode representar uma pilha de
compostagem ou a manta morta numa floresta. A exploração do modelo permite
investigar o efeito de determinadas variáveis.
Fazendo variar um dos fatores (variável
independente), podemos investigar de que forma uma variável afeta todo o
sistema.
Tipos de garrafas
Nem todas as garrafas
oferecem as mesmas possibilidades de trabalho.
Por vezes, garrafas que
parecem ser iguais podem haver uma diferença de 1 ou 2 milímetros no seu
diâmetro, o que vai causar alguma dificuldade na construção nas colunas
pretendidas. Deve haver muito cuidado na seleção das garrafas, procurando-se a
máxima similitude possível quer em termos de forma quer de tamanho. Uma forma
de garantir estes atributos será usar garrafas de determinada marca de bebida.
As garrafas lisas originam
colunas com maior resistência e maior duração.
A CONSTRUÇÃO
Retire os rótulos de uma garrafa de 2l. -
Efetue o corte de acordo com a figura.
Projeto BiblioCiência 20 -
Faça um furo de cerca de 1cm na tampa da garrafa e introduza um pavio
completamente molhado. O pavio tem de ser suficientemente longo para chegar ao
fundo do reservatório de água e atravessar o solo, deve também passar com
facilidade pela tampa. - Monte os diferentes componentes. Para observação da
condensação e precipitação, pode tapar-se o modelo, utilizando o topo de uma
garrafa. Notar que para os encaixes serem perfeitos os cortes com final curvo
devem encaixar em cortes com final direito. Projeto BiblioCiência 21 Para
facilitar a drenagem da água deve colocar-se uma camada de areia ou gravilha na
base da unidade com o solo. A água no reservatório inferior pode ter origens
diversas (torneira, lago, charco,...). O desenvolvimento das plantas permite o
estudo do seu ciclo de vida e da sua morfologia. Com a observação e a
exploração do modelo, podem ser explorados conceitos como equilíbrio,
interdependência e interação, assim como a importância da luz solar como a
fonte principal de energia na Terra. No funcionamento do modelo, ocorrem os
seguintes fenómenos: germinação e crescimento, capilaridade, evaporação,
transpiração, condensação, infiltração, percolação, precipitação. Podem também
ser explorados o fenómeno da poluição e os mecanismos naturais de purificação
que o ciclo da água apresenta. Adicionando substâncias (sais,
fertilizantes,...) ao solo ou à água pode verificar-se a sua influência na
evolução do modelo. O papel dos diferentes tipos de solo na purificação da água
pode ser estudado.
Conceitos
que podem ser abordados – ecossistemas, energia, ciclos
biogeoquímicos, cadeias alimentares, adaptação, predação, cooperação,
competição, propriedades da água, ciclos de vida, habitat e nicho ecológico,
decomposição, sistemas fechados e sistemas abertos.
Capacidades
associadas aos processos científicos – observar, registar,
interpretar, identificar variáveis, formular questões, construir modelos,
experimentar.
PS.
As garrafas devem vir cortadas de casa. O trabalho é individual e se
realizará em sala de aula. O professor estará à disposição para tirar dúvidas
ao longo do bimestre se necessário.
11) Espanhol – Profª Vera
Trabalho individual em
Espanhol.
Título: Estudiando en otro país
Trabalho:
1.Escolher um país em que se fala Espanhol.
2.Fazer um folheto de
propaganda de curso de Espanhol para estrangeiros na capital desse país.
3.O folheto deve dizer quais
são as vantagens de estudar no país escolhido, que atividades existem no curso
e o que se pode fazer na capital.
Formato
do trabalho: Deve ser feito como um folheto ou um
cartaz, pode ser digitado ou feito manualmente. Apresentar em qualquer tipo de
papel sem linhas. O trabalho pode incluir recortes, fotos, desenhos além do
texto. Colocar nome completo e série e identificar a profesora (Vera
Gherardini)
Serão avaliados texto e apresentação
(limpeza, clareza, capricho)
Textos comprovadamente
copiados de Internet serão ZERADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário