sexta-feira, 17 de abril de 2015

ROTEIRO DE TRABALHOS 2º Bimestre 2015 – 9º ANO A E B


1)    HISTÓRIA – PROFª CLEONICE
Tema: Era Vargas (1930 – 1945)
Todo trabalho deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado. Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO). O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso (7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será zerado.


1)     Filosofia – Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·         O trabalho deve ser apresentado em sala de aula (estilo seminário) – nas aulas de filosofia
·         O trabalho deverá ser em grupo – de 6 até 8 alunos
·         O aluno poderá usar os recursos de apresentação que desejar. Inclusive maquetes ou cartazes
·         Todos os alunos deverão participar da apresentação.

CONTEÚDO :
·         O objetivo deste trabalho é fazer o aluno ter contato com aulas de apresentação de seus próprios estudos em grupo. Com isso contribuir para a autoestima do aluno melhorando suas formas de compreensão da matéria.
·         O tema será :
-Filosofia e arte

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·         Será analisado o trabalho executado anteriormente pelo aluno e seu grupo.
·         Será analisada a apresentação e a compreensão do trabalho.
·         O trabalho receberá um conceito de 0 à 10.


3. Língua Portuguesa – 2º bimestre / 9º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Cordéis: a poesia na cultura popular”
Justificativa: Durante o 2º bimestre você aprenderá sobre os elementos que compõem um poema: métrica, rimas, organização em versos, estrofes etc. Para aprimorar seus conhecimentos sobre o gênero, o presente trabalho propõe-se a instrumentalizar o aluno para composição de poemas sob a forma de cordéis. Como forma poética de origem popular, os cordéis articulam forma e conteúdo por meio das rimas e ritmo, elementos essenciais à musicalidade de um poema.
Exemplos de cordéis:
Cordel de recepção
verso 1- Amigos aqui presentes
estrofe
 
verso 2- Neste dia de alegria (A)
verso 3- Queiram sentar, tomem tento
verso 4- Vai começar a folia (A)

verso 5- Sintam-se em pleno Nordeste
verso
estrofe
 
 6- Sob a luz do meio-dia (A)
verso 7- Lendo e ouvindo cordel
verso 8- Que é arte, graça e magia! (A)

verso
estrofe
 
 9- O que me aguarda hoje?
verso 10- Faça sua conjectura (B)
verso 11- Um causo, lenda, verdade,
verso 12- Verso de amor ou gastura, (B)

verso 13- Romance, ódio, paixão,
verso
estrofe
 
 14- Vingança, amor, formosura, (B)
verso 15- Tudo cabe no cordel
verso 16- E na roda de leitura. (B)
(versos)
   Maria Alice Armelin






ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVER O TRABALHO COM CORDÉIS:
·         Seu cordel deverá ter 8 (oito) páginas, considerando a capa. Assim, deve ser feito com 2 (duas) folhas de sulfite dobradas ao meio;
·         As folhas de sulfite utilizadas devem ser coloridas – todas de uma única cor;
·         A capa e as páginas escritas devem conter desenhos, feitos de acordo com a técnica ensinada pelo professor;
·         O texto será escrito em 4 (quatro) páginas; cada página deverá conter 2 (duas) estrofes de 6 (seis) versos cada. No total, você criará um cordel de 48 versos.


4. Portugues – Profª Sandra – 9º ano B
O trabalho de Língua Portuguesa será um livro de poesia. O aluno deverá entender que  há diferença entre poema e poesia. A  poesia  caracteriza-se por sua  subjetividade, ritmo,  metro, estrutura. Apresenta como sua maior qualidade os fatores imaterial e transcendente. Deve produzir, em quem o lê um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição surpreendente ou do modo como foi contado.  A brevidade, porém não pode comprometer a qualidade do texto. As figuras de linguagem serão de maior importância.
         O trabalho será individual.
O aluno deverá trazer folhas de  almaço e  reescrever  a poesia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá terminá-la em casa e   deverá trazê-la na aula seguinte.
Avaliar-se-á a  criatividade, linguagem emotiva, linguagem poética, uso da linguagem metafórica.
O Trabalho deverá ser entregue de acordo com a data no cronograma de  provas.
5.  Trabalho de Matemática - 9o.ANO A - Prof.TIEMI
Tema:  Nós e Pitágoras
Objetivo:
Aplicar o Teorema de Pitágoras.
Material:
Ø  Folha de papel quadriculado (de 0,5 cm ou 1 cm)
Ø  Régua, lápis, borracha
Ø  Fotos e figuras retangulares
Procedimentos:
         Trabalho em grupo, realizado em sala ou a critério da professora. Cada integrante do grupo deverá trazer recortes de figuras quadradas ou retangulares retiradas de revista ou jornal. Esses recortes deverão ser colados no  papel quadriculado, que servirá para determinar a medida do comprimento e da largura da figura utilizada e, em seguida, deverá então ser determinada a diagonal da figura utilizada, aplicando-se o Teorema de Pitágoras. Se o número encontrado for irracional, deve-se transformar esse número em uma raiz exata e em outra não exata, extraindo-se a raiz exata.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Estimativa de comprimento e largura
Ø  Cálculos
Ø  Apresentação final

6.    INGLÊS  – Profª  Alexandra
Os trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas. Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do trabalho.

7.    Arte – Profº Leonardo Bandeira

Confecção de cartaz sobre a História da Arte durante o Período da Arte Contemporânea
  • Neoclassicismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Impressionismo
  • Expressionismo
  • Forismo
  • Cubismo
  • Dadaísmo
  • Surrealismo
Poderá ser em grupo de até 3 ou 4 alunos que será dividido pelo professor em classe.

8. Espanhol – Profª Vera
Trabajo de dos (2) etapas: una individual y una en grupo
Etapa 1- individual
Elegir tres (3) pintores hispanos y escribir las características de su producción. (Período, técnicas, etc)
Elegir un cuadro de cada uno, describir las técnicas usadas y qué características del cuadro permiten identificar el pintor que lo hizo.
La Etapa 1 vale Nota de Participação.
Etapa 2 – en grupo
Hacer el guión de una escena en que tres (3) de los pintores elegidos se encuentran. El género “guión” será trabajado en sala para que los alumnos tengan un modelo de referencia.
¿Cómo entregar el trabajo?
Deben seguir las normas de ABNT para hacer la tapa, los espacios, párrafos etc. (obligatoriamente digitado)
El trabajo consiste en Etapa 1 y Etapa 2.
La Etapa 2 es más libre de normas, puede ser creativa.
La tapa del trabajo debe contener el nombre completo de todos del grupo.
Dentro del trabajo debe estar PRIMERO la parte en grupo (las entrevistas). DESPUÉS, las partes individuales, identificadas, en orden alfabético.

Si el trabajo presenta alguna parte copiada de Google/Internet, la nota del grupo será cero (0). Es responsabilidad de todos del grupo ayudarse para que todos cumplan bien todas las partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário