1)
GEOGRAFIA
– PROFª Loide – 9º ano B
Poderá ser feito em dupla – letra dos
dois componentes.
o
Capa
o
Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o
Manuscrito
o
Introdução
o
Índice
o
Conclusão
o
Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Pesquisar sobre o
Mercosul, se utilizar do apoio da apostila – página 58 e destacar os pontos
abaixo:
o
- Países que fazem parte;
o
- Quais os objetivos do Mercosul;
o
- Qual é a participação dos países
associados;
o
- Qual as dificuldades encontradas; e
o
- Registrar a sua opinião a respeito desse
tipo de associação
2) MATEMÁTICA E GEOGRAFIA - 9ºANO A - Profª Tiemi e ProfªLoide – 9º ano A
Tema: REPORTAGENS, SIGLAS E
GRÁFICOS
Objetivo:
Reconhecer as siglas
existentes em jornais bem como os seus significados e interpretar a reportagem
construindo sua conclusão. Leitura de gráficos e construir tabelas de dados
estatísticos.
Material:
Ø Folhas de sulfite
Ø Jornais ou revistas
que contenham reportagens com siglas e gráficos estatísticos
Ø Tesoura e cola.
Procedimentos: Trabalho
em grupo ou a critério da professora. Escolher no jornal, reportagens com
siglas (exceto estrangeiras ou de partidos políticos). Realizar a leitura e
conclusão do texto. Colar em folhas de sulfite, uma reportagem em cada página
(centralizada, cópia da sigla e seu significado, conclusão, fonte e data).
Montagem do trabalho com 15 reportagens (se for individual), 20 (se for em
dupla) e 25 (se for em trio), capa e índice. Incluir reportagens contendo
gráficos estatísticos variados, identificando o tipo de gráfico e sua
utilização e construindo uma tabela de dados.
Critério de avaliação:
Ø Apresentação do
material
Ø Clareza nas
conclusões
Ø Pesquisa de siglas
Ø Diversidade dos
gráficos estatísticos.
3)
Matemática
– Prof. Carlos – 9º ano B
O trabalho será realizado em duas etapas.
1ª
Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será
entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o
professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
2 Etapa:
70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação
com consulta no material didático)
4) FILOSOFIA – Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·
O
trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
·
O
trabalho deverá ser individual.
·
As
questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno
no trabalho.
CONTEÚDO :
·
O
objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler o texto sobre “ Ciência, tecnologia
e filosofia” e analisá-lo de acordo com questões filosóficas requeridas pelo professor.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·
Será
analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas,
pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos.
·
O
trabalho receberá um conceito de 0 a 10.
QUESTÕES DO TRABALHO
DE FILOSOFIA
·
De
acordo com o texto responda:
1. . Estabeleça as possíveis relações entre ciência,
tecnologia e filosofia.
2.
Como a tecnologia pode estar a serviço de objetivos humanos?
3.
Quais os riscos da tecnologia, em sua opinião?
4. Homem ou computador: quem vence a partida de xadrez? Na resposta o aluno
deve descrever todas as possibilidades.
6. É possível humanizar a tecnologia? Explique.
7.
Explique o que é bioética e o que ela investiga.
8.
Numa sociedade como a de hoje, dominada pela tecnologia e pela
sofisticação dos instrumentos à disposição do homem, ainda há lugar para a
filosofia? Justifique sua resposta.
Anexo para o 9° ano
Ciência, Tecnologia e Filosofia
Ciência,
técnica e tecnologia são palavras relacionadas entre si, ao se fazer referência
a uma delas, inevitavelmente as demais surgem em cena.
A ciência é uma das
formas de conhecimento elaboradas pelo ser humano para compreender racional e
objetivamente o mundo com a finalidade de nele poder intervir em seu próprio
benefício. Visa tornar a natureza inteligível ao aprender as regularidades
existentes em um conjunto de fenômenos; tais regularidades são expressas
posteriormente em leis e teorias que traduzem o esforço do homem em conhecer e
explicar tudo o que é - ou deja, tudo o que existe natural ou necessariamente.
Técnica, assim como tecnologia, provém do verbo grego techne, que significa
"arte" ou "habilidade". Embora procedam da mesma raiz
etmológica, técnica e tecnologia têm sido empregadas em sentidos diversos.
Técnica é
a parte material de uma arte ou ciência. Conjunto de processos de uma arte ou
ciência. Tecnologia é o conjunto dos processos especiais relativos a
determinada arte ou indústria.
A tecnologia a serviço de
objetivos humanos e os riscos da tecnologia
O avanço da tecnologia vem
promovendo nos últimos anos a chamada revolução tecnológica. Mas a tecnologia
deve estar a serviço da melhoria das condições de vida das pessoas.
Na
verdade, a tecnologia em si mesma não é boa nem má. O uso que se faz dela, no
entanto, pode trazer benefícios ou prejuízos para a humanidade.
No
entanto, a tecnologia tem sido alvo de críticas, por ser considerada dominação inconseqüente da
natureza, a serviço de interesses comerciais, industriais, militares, entre outros,
muitas vezes inescrupolosos, cujos resultados ser prejudiciais ao homem. A
tecnologia tem causado também o desemprego estrutural que é a perda do emprego
em decorrência da automação e da robotização da produção e dos serviços
produzidos pela revolução da microeletrônica.
A Bioética e a vida
No limiar do
século XXI, a descoberta e gradual decifração do código genético dos seres
vivos e a possibilidade de o homem interferir e dominar a natureza orgânica em
geral, e inclusive o seu próprio "eu", determinou uma revolução no
campo da biologia, especialmente da microbiologia, da qual resultou a
engenharia genética.
Tais avanços permitem ao homem modificar o código genético inato de plantas e
animais, bem como desenvolver novos códigos. Tornam possível a produção de
novas variedades de plantas e animais mais resistentes às doenças, mais
adaptadas às condições naturais desfavoráveis e mais ricas em componentes
necessários à subsistência do homem.
Diante disso, discute-se a clonagem dos seres vivos, inclusive a humana, os
alimentos transgênicos, a prática da fecundação in vitro, a criogenia,
pesquisas com células-tronco, doação de órgãos e a eutanásia. Para discutir
tais temas surgiu uma nova área do saber denominado Bioética. A bioética estuda
esses assuntos preocupada com a vida, principalmente a humana.
A sociedade do conhecimento e as
novas tecnologias da comunicação e da informação (robótica, internet,
telemática)
Na sociedade atual o
conhecimento é buscado e está relacionado com as novas tecnologias. As
conquistas espaciais, a automação de bancos, indústrias e escritórios, a
utilização de robôs nas linhas de montagem, a moderna tecnologia militar
apoiada na energia termonuclear, também resultam do avanço da microbiologia.
A
internet possibilitou, em grande parte, o desenvolvimento da globalização.
5)
INGLÊS – Profª
Alexandra
Os
trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas.
Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do
trabalho.
6) Língua
Portuguesa – 9º ano A - Prof.
Leo Chahad
uso da argumentação a partir de temas
polêmicos da atualidade e sua contribuição ao desenvolvimento da expressividade
em
apresentações públicas – técnicas de postura e oratória
Objetivo: Fazer com que o aluno
reúna informações sobre temas polêmicos
da atualidade, colete argumentos favoráveis e contrários que lhe permitam
assumir uma opinião sobre
determinado assunto, contrapondo-a com a de terceiros. Além disso, o referido
trabalho almeja ampliar a expressividade oral do aluno, fazendo com que este
desenvolva e internalize técnicas de oratória e postura diante do público.
Temas a serem escolhidos:
1.
A compra de armas pelo cidadão comum;
2.
A existência de vida após a morte;
3.
Eutanásia e o direito à morte digna;
4.
A legalização do aborto;
5.
Instituição da “pena de morte” no Brasil;
6.
Pesquisas com uso de células-tronco humanas;
7.
A comercialização de produtos pirateados;
8.
Redução da maioridade penal;
9.
Direito à legalização da união homoafetiva;
10.
A existência de vida inteligente fora da Terra.
Para apresentação, o
aluno deverá seguir a estrutura abaixo utilizando o programa Microsoft Office PowerPoint®
(ou similar voltado à elaboração de “slides” para projeção). A referida
apresentação deverá ser elaborada em duplas ou trios, conforme
orientações a seguir:
- 1º “slide”: Título da apresentação [informe o tema polêmico escolhido]
seguido de imagem representativa
(centralizados) e uma citação
(argumento de autoridade) sobre o assunto [lembre-se de identificá-la e
inseri-la entre aspas];
- 2º “slide”: Coleta de dados estatísticos
e/ou fatos relevantes sobre o
tema;
- 3º “slide”: Argumentos/opiniões
favoráveis;
- 4º “slide”: Argumentos/opiniões
contrárias;
- 5º “slide” Ponto de vista do grupo.
Observações importantes:
A avaliação será
realizada em duas etapas:
a) Confecção da apresentação em meio digital (5,0 pontos, de
caráter coletivo);
b) Apresentação ORAL, na forma de SEMINÁRIO (sem leitura do “slide” ou papel na mão). Nesta etapa será
considerada a aplicação das técnicas de oratória e postura vinculadas ao uso
das linguagens verbal e não-verbal, explicadas pelo professor (5,0 pontos, de
caráter individual).
Bom trabalho!
7) Língua
Portuguesa – 9º ano B – Profª Sandra
Trabalho individual.
Dissertação
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação. O
aluno fará dissertações com temas dirigidos respeitando a estrutura das mesmas.
Essas dissertações
serão corrigidas em sala pelo professor e passadas a limpo quando tiver
tempo hábil na folha de almaço que os alunos deverão trazer de casa, para
formar o livro. No término do trabalho, o livro irá para casa e os alunos
encadernarão para ser exposto na Feira Cultural.
8) Física – Prof. Eric Nakano - Pesquisa sobre Isaac Newton
- Pesquisar sobre a
biografia e obras de Isaac Newton, indicando principalmente suas principais
obras no campo científico.
- O trabalho deve conter as
normas da ABNT em termos de formatação.
- A pesquisa deve ser
entregue impresso.
- Os alunos poderão fazer
individualmente, em duplas ou no máximo em trios.
9) História – Profª
Cleonice
Tema: Revolução Russa
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO).
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue
no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo,justificado
por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
10)
Arte
– Profº Leonardo Bandeira
Releitura de obra de Artista brasileiro usando como base
uma tampa de caixa de pizza.
Material:
- Uma tampa de caixa de pizza (redonda);
- Uma caixa de guache com seis cores;
- Dois pincéis, sendo um fino e um médio;
- Pano para limpeza dos pincéis;
- Potinho para água (limpeza dos pincéis);
- Cópia em papel sulfite de uma obra do artista indicado.
Artista a ser pesquisado:
Anita Malfati
Execução do trabalho:
Serão disponibilizadas
duas aulas deArte para início da confecção do trabalho em sala de aula.
11) Educação
Física – Profª Michele
Participação =
Notas 0,0 a 10,0 Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas 0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles .
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas 0,0 a 10,0
Atividades
recreativas Atletismo
Modalidade: Velocidade.Atividade 5 - Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir o som do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.
Modalidade: Corrida de revezamento
Prova Bimestral = Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.
12) Educação
Física – Profª Milene – 9º ano B
A HISTÓRIA DO BASQUETEBOL NO BRASIL
- PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
O TRABALHO DEVE SER FEITO À MÃO, EM
FOLHA DE ALMAÇO E ILUSTRADO
13) Química – prof. Marco
- Forma de apresentação: Trabalho de
pesquisa
- Conteúdo: Artigo científico (o aluno
irá trazer)
- Critérios de avaliação: Análise de
normas ABNT (será apresentado), coerência com o tema, escrita.
9º
B – 17/03 (4ª feira)
- Forma de apresentação: Trabalho de
pesquisa
- Conteúdo: Artigo científico (o aluno
irá trazer)
- Critérios de avaliação: Análise de
normas ABNT (será apresentado), coerência com o tema, escrita.
14) Espanhol – Prof. Amilkar
Temática:
Canciones tradicionales
Estructura
del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos
personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.
Primera
parte: INDIVIDUAL
Investigar una canción típica (tradicional)
de algún país de habla española, presentando, por lo menos, 4 exemplos
distintos de figuras de lenguaje (estudiadas en lengua portuguesa).
Alumnos de números pares: explotar canciones
típicas de países de América de Sur.
Alumnos de números ímpares: explotar
canciones típicas de países de América Central u otros continentes.
Segunda
parte: EN EQUIPO DE 5 ESTUDIANTES
En equipo, deben discutir (charlar) sobre
esta canción estudiada y elegir una otra canción típica brasileña y hacer un
pequeño texto comparativo entre esas dos canciones, apuntando las similaridades
y las diferencias de las costumbres regionales de los dos países.
La parte del trabajo en
equipo también deberá contener tapa (portada) con todos los datos individuales
de todos los alumnos.
Pista: ordenar las
actividades individuales después de las actividades colectivas, en orden
numérica.
Utilizar siempre el
diccionário.
Entregar en la fecha
determinada en el calendario escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário