1) GEOGRAFIA
– Profª Loide
Poderá ser feito em dupla – letra dos
dois componentes.
o
Capa
o
Contra-capa = papel almaço sem pauta.
o
Manuscrito
o
Introdução
o
Índice
o
Conclusão
o
Bibliografia ou fonte de pesquisa
Tema: Pesquisar sobre a uma empresa Multinacional, que
possui sua filial no Brasil, se utilizar do apoio da apostila – página 49 e
destacar os pontos abaixo relacionados:
a) Mão
de obra (especializada ou não, se é em abundância ou não;
b) Matérias
primas usadas;
c) Facilidades
de exportação ou não;
d) Mercado
consumidor, se é pequeno ou grande.
2) FILOSOFIA
– Profª Margaret
FORMA DE APRESENTAÇÃO :
·
O
trabalho deve ser entregue em folha de almaço. Escrito à mão.
·
O
trabalho deverá ser individual.
·
As
questões avaliativas contidas neste relatório devem ser reescritas pelo aluno
no trabalho.
CONTEÚDO:
·
O
objetivo deste trabalho é fazer o aluno ler a letra da música “IDEOLOGIA –
CAZUZA” e analisá-la de acordo com questões filosóficas requeridas pelo
professor nas questões. Também entrar em contato com o conceito “Ideologia”
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
·
Será
analisada a interpretação do aluno sobre a obra e as relações estabelecidas,
pedidas nas questões, abordando os pontos filosóficos.
·
O
trabalho receberá um conceito de 0 a 10.
QUESTÕES DO TRABALHO
DE FILOSOFIA
1.
Faça
uma pesquisa sobre o termo “Ideologia”.
2.
Analise
a letra da música Ideologia de acordo com os seus conhecimentos sobre o
assunto.
3.
Por influência de Karl Marx, a palavra
ideologia tornou-se largamente utilizada na filosofia e nas ciências sociais,
caracterizando-se como tema polêmico. Para Marx, ideologia é um conjunto de
idéias e conceitos que corresponde aos interesses de uma classe social, embora
não obrigatoriamente professado por todos seus membros. Faça uma pesquisa sobre
Karl Marx.
Anexo para o 8°ano
MÚSICA
IDEOLOGIA - CAZUZA
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do "Grand Monde"
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do "Grand Monde"
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
3)
INGLÊS – Profª
Alexandra
Os
trabalhos serão redigidos em sala de aula com o uso do dicionário e em duplas.
Conteúdo do trabalho será ministrado até a aula anterior a data marcada do
trabalho.
4) Língua
Portuguesa – 8º ano A - Prof. Leo Chahad
Tema: “Identificando aspectos
sociolinguísticos em documentos históricos”
Objetivos:
- perceber
a língua como um fenômeno histórico e social;
- identificar
diferenças entre a língua falada e a língua escrita;
- identificar
a importância do documento escrito nas relações sociais;
- identificar
arcaísmos para perceber a evolução da língua portuguesa.
Seu trabalho deverá ser realizado em três partes:
I)
Faça
uma tabela contendo as principais alterações ortográficas observadas nas
palavras escritas em português arcaico, correlacionado-as com vocábulos do
português atual. Por exemplo:
Vocábulo
em português arcaico
|
Vocábulo
em português atual
|
sahiu
|
saiu
|
della
|
dela
|
II)
Reescreva
a sentença judicial datada de 1833, nos padrões atuais da língua portuguesa.
Lembre-se de que algumas palavras já não estão mais no dicionário; você terá de
inferir – deduzir – qual o sentido mais apropriado, de acordo com o texto;
III)
Elabore
um parágrafo no qual você expõe sua opinião acerca das diferenças socioculturais
sobre o tema em questão – o estupro. Como era tratado o crime em 1833? E hoje,
o que mudou? As leis tornaram-se mais “flexíveis” com o conceito de “Direitos
Humanos”? Explique sua resposta.
Observações
importantes:
a) Na primeira página do trabalho você deverá
colar o texto impresso nesta proposta; após, elaborará o trabalho seguindo a
ordem das questões I, II e III;
b) O trabalho poderá ser digitado e
impresso; entretanto, o aluno que optar por fazer o trabalho usando letra
cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra legível;
c) Use sua criatividade para montagem de
uma capa. Lembre-se que este é um documento antigo... que tal utilizar técnicas
artísticas de envelhecimento de papel?
Bom
trabalho!
5) Língua
Portuguesa – 8º ano B - Profª Sandra
Trabalho em dupla.
Suspense
com cartas
O trabalho será executado em sala nas aulas de Redação.
A dupla fará um livro de suspense com cartas .
A cada aula, a professora lerá um conto para que os
alunos sintam o clímax e percebam a estrutura do mesmo.
Farão também ilustrações para as cartas. Esses suspenses
em cartas serão corrigidos em sala pelo
professor e passados a limpo quando tiver tempo hábil na folha de almaço que os
alunos deverão trazer de casa, para formar o livro. No término do trabalho, o
livro irá para casa e os alunos encadernarão para ser exposto na Feira
Cultural.
6)
História – Profª Cleonice
Tema: Brasil no século XVIII
– a época do ouro
Todo trabalho deve seguir as
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou seja, deve
conter: CAPA, FOLHA DE ROSTO, RESUMO, ÍNDICE, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,
CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS. Para que essas normas possam ser cobradas o trabalho será digitado.
Mas a forma de avaliação será acima de tudo baseada na interpretação do tema
pelo aluno (e não no copia e cola caso isso ocorra, o trabalho terá nota ZERO).
O trabalho deverá ser encadernado, caso tenha mais de 8 laudas.
O trabalho deve ser entregue
no dia estipulado (valor 10) sem atrasos. Caso haja o contratempo justificado
por atestado médico,o valor do trabalho continua o mesmo. O trabalho terá peso
(7,0) se entregue no dia seguinte sem justificativa médica, depois disso será
zerado.
7)
Arte
– Profº Leonardo Bandeira
Releitura
de obra de Artista brasileiro usando como base uma tampa de caixa de pizza.
Material:
- Uma tampa de caixa de pizza
(redonda);
- Uma caixa de guache com seis
cores;
-
Dois pincéis, sendo um fino e um médio;
-
Pano para limpeza dos pincéis;
-
Potinho para água (limpeza dos pincéis);
- Cópia
em papel sulfite de uma obra do artista indicado.
Artista
a ser pesquisado:
Aldemir
Martins
Execução
do trabalho:
Serão
disponibilizadas duas aulas deArte para
início da confecção do trabalho em sala de aula.
8)
Educação
Física – Profª Michele – 8º ano A
Participação =
Notas 0,0 a 10,0 Aprendizagem/desempenho do aluno: grau de desenvolvimento das competências e habilidades, nível de participação, interesse, freqüência, assiduidade, pontualidade, relação com colegas e professores, dentre outros.
Trabalho = Notas 0,0 a 10,0 Trabalho em grupo máximo 4 alunos ou individual,com capa,anexos, em folha de almaço,com introdução,conclusão e manuscrito.
Fazer uma pesquisa sobre o atletismo, no mínimo 5 fundamentos e explicar cada um deles .
Em quadra um aluno de cada grupo ira demostrar um fundamente escolhido pelo grupo ou individual.
Prova Mensal = Notas 0,0 a 10,0
Atividades recreativas Atletismo
Modalidade: Velocidade.Atividade 5 - Serão fixadas no chão fitas adesivas formando dois retângulos, com a distância permitida pelo local quadra. No inicio de cada retângulo( pista) se localizará cada participante que devem partir em sentido o final do retângulo, ao chegar no final eles devem estourar uma bexiga que deixará claro qual aluno chegou em menos tempo. Os alunos serão distribuídos em grupos de participantes de quantidade impar organizam se para a corrida participando dois grupos por vez, sendo um aluno de cada grupo para correr. Inicia- se a corrida ao ouvir osom do apito, os alunos participantes devem partir para o final do retângulo e só então estourar a bexiga. Ganha a equipe na qual os integrantes estourar em todas as bexigas primeiro que a outra.
Modalidade: Corrida de revezamento
Prova Bimestral = Notas 0,0 a 10,0
Prova prática em quadra ,os alunos deverão aplicar as regras e os fundamentos de uma modalidade de Atletismo em questão.
9) Educação
Física – 8º ano B
A HISTÓRIA DO BASQUETEBOL NO BRASIL
- PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
O TRABALHO DEVE SER FEITO À MÃO, EM
FOLHA DE ALMAÇO E ILUSTRADO
10)
Ciências
– Prof. Celso
Amostra Fotográfica
Tema: Água
Ensino Fundamental II
Material: Foto colorida (impressa em papel fotográfico) e
papel cartão preto.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.
Método: Em sala de aula os farão a moldura da foto com o papel cartão preto.
Após o término do trabalho, as fotos ficarão expostas no colégio.
11)
Matemática - 8o.ANO
A - Prof.TIEMI
Tema: Desempenho nos estudos do Ensino Fundamental
Objetivo:
Levantamento de dados,
leitura e construção de gráficos
estatísticos .
Material:
Ø Folhas de sulfite
Ø Régua, transferidor,
lápis, borracha
Ø Lápis de cor e caneta
para contornar
Critério de avaliação:
Ø Apresentação do
material
Ø Clareza nas
informações e legendas
Ø Construções dos
gráficos
Ø Cálculo dos ângulos
Procedimentos:
Trabalho
individual, realizado em sala ou a critério da professora. Pesquise a
utilização dos gráficos de segmento e setores e suas construções.
1-
No
eixo das ordenadas (vertical) marcar 6 níveis de acompanhamento dos pais no
seu estudo. De baixo para cima nesta ordem: “ só olhava o boletim” ; “ só mandava estudar” ; “cobrava
resultados, mas não ajudava no estudo” ; “mandava estudar e olhava a lição” ;
“acompanhava nos estudos” ; “ cobrava resultados, mas ajudava no estudo”. E no eixo das abscissas (horizontal) marcar
as séries escolares, desde o jardim até o 8o. ano. Ligar os
pontilhados de acordo com a situação mais adequada e construir um gráfico de
segmentos.
2-
Preencher
uma tabela de atividades diárias; quantidade de horas; porcentagem;
ângulo e construir um gráfico de setores com cores diferentes e legenda.
ATIVIDADES
|
HORAS
|
PORCENTAGEM
|
ÂNGULO
(º)
|
Estudar na escola
|
|
|
|
Estudar em casa
|
|
|
|
Fazer curso
|
|
|
|
Praticar esporte
|
|
|
|
Dormir
|
|
|
|
Refeições
|
|
|
|
Tv e som
|
|
|
|
Computador
|
|
|
|
Leitura
|
|
|
|
Outros___________
|
|
|
|
Total
|
24
|
100
%
|
360
|
12) Matematica
– Prof. Carlos 8º ANO B
O trabalho será realizado em duas etapas.
1ª
Etapa: 30% da nota do trabalho. Lista de exercícios para casa. (A lista será
entregue ao alunocom uma semana de antecedência e deverá ser devolvida para o
professor na data estipulada pelo cronograma do colégio)
2 Etapa:
70% da nota do trabalho. Lista de exercícios feita em sala de aula. ( Avaliação
com consulta no material didático)
13) Espanhol – Prof. Amilkar
Temática:
Fiestas típicas
Estructura
del trabajo: contener una tapa (portada) con sus datos
personales como, por ejemplo, asignatura, nombre, serie, número.
Primera
parte: INDIVIDUAL
Investigar una fiesta típica de algún país de
habla española, presentando imágenes, fechas del año, comidas y trajes típicos
y, sobre todo, la letra de una canción típica de la fiesta específica.
Alumnos de números pares: deben explotar
fiestas típicas de países de América de Sur.
Alumnos de números ímpares: deben explotar
fiestas típicas de países de América Central u otros continentes.
Segunda
parte: EN EQUIPO DE 5 ESTUDIANTES
En equipo, deben discutir (charlar) sobre
esta fiesta estudiada y elegir una otra fiesta típica brasileña y hacer un
pequeño texto comparativo entre las dos fiestas, apuntando las similaridades y
las diferencias de las costumbres regionales.
La parte del trabajo en
equipo también deberá contener tapa (portada) con todos los datos individuales
de todos los alumnos.
Pista: ordenar las
actividades individuales después de las actividades colectivas, en orden
numérica.
Utilizar siempre el
diccionário.
Entregar en la fecha
determinada en el calendario escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário