1) FILOSOFIA
(profª Cleonice)
Os trabalhos desse bimestre
serão realizados em sala com o auxílio de uma pesquisa cujo tema será explicado
em sala. Para tal ação os alunos deverão pesquisar de forma bem simples o tema
e trazer no dia estipulado em sala.
TEMA
: INCLUSÃO SOCIAL
2) Matemática - 7o.ANO A – Profª TIEMI
Objetivo:Cálculo de
porcentagem sobre juros, operações com os números racionais e preenchimento de
cheque.
Material:
Ø Folheto de
supermercado com produtos que tenha
juros no pagamento a prazo
Ø Folhas de sulfite
Ø Modelo de folhas de
talão de cheque
Ø Lápis, borracha,
tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø Apresentação do
material
Ø Cálculos sem
utilização de calculadora
Ø Preenchimento correto
das folhas do cheque
Ø Compromisso do aluno
na realização da prévia
Procedimentos:
O trabalho será iniciado em aula e deverá ser realizado
individualmente ou a critério da professora. O aluno deverá escolher um produto
no folheto de compras onde o valor a pagar a prazo seja diferente do valor a
vista. Na folha de sulfite deverão conter o recorte do produto, o resumo de
compra, os cálculos de juros e porcentagem. Na folha modelo de cheque, devem
estar preenchidos corretamente cada folha com sua respectiva data e saldo. Atenção ao saldo inicial
pré-estabelecido pela professora.
3) MATEMÁTICA (Profº Carlos) - 7º ano B – o
trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e
orientação do professor.
4) INGLÊS – (Profª Alexandra) 7º ano A e B
-– o
trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e
orientação da professora, em dupla e uso do dicionário.
5) Geografia – (profª Loide) Pesquisa:
Tema: Estatuto do Idoso
Considerar
os seguintes aspectos:
a)
O que é o Estatuto do Idoso;
b)
Quando foi aprovado;
c)
Quais os principais pontos do estatuto;
d)
O Estatuto e o trabalho do idoso no Brasil;
e)
Comentários pessoais sobre o Estatuto.
Poderá
ser feito individual ou dupla. Deverá ser entregue com a capa (identificação do
aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do
trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão,
bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
6) História – (profª Loide)
Pesquisa
Tema: As invasões francesas no Brasil.
Considerar
os seguintes aspectos:
a)
Motivações das invasões francesas;
b)
Áreas do território brasileiro invadidas;
c)
Alianças com os povos da terra (indígenas);
d)
Confederações dos Tamoios;
e)
Administração francesa no Rio de Janeiro e
Maranhão; e
f)
Como se deu a expulsão dos invasores
franceses.
Poderá
ser feito individual ou dupla. Deverá ser entregue com a capa( identificação do
aluno, sala, data e disciplina) e
contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice,
introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em
folha almaço e grampeado.
7) Português – 7º ano A Prof. Leo Chahad
Análise de conto policial, de suspense e mistério
Objetivo: Fazer com que o aluno identifique
elementos estruturais do gênero “conto”, fazendo-o perceber que se trata de uma
narrativa breve, condensada, estruturada por meio de personagens cujas ações (enredo
- situação inicial/conflito/clímax e desfecho) desenvolvem-se num determinado espaço
e tempo. Além disso, o presente trabalho permitirá ao aluno entrar em contato
com o universo de contos policiais, de suspense e mistério, por meio da escrita
enigmática de Agatha Christie - uma
das mais renomadas romancistas policiais, que vendeu bilhões de livros pelo
mundo e foi traduzida para 45 línguas, sendo ultrapassada em vendas somente
pela Bíblia e por Shakespeare.
Estrutura do trabalho:
I. Breve biografia de Agatha Christie;
II.
Compreensão/interpretação
do conto: “O caso do afogado misterioso”:
1) Com a autópsia do
corpo, o que descobriram sobre a morte da vítima?
2) Que sinais serviram
de disfarce para a verdadeira causa
mortis da vítima?
3) Como Melissa descreve
o(a) assassino(a)?
4) Quantas pistas
estavam sendo investigadas?
5) A identidade da
vítima pôde ser confirmada? Por quê?
6) Quem se tornou a
principal suspeita do crime?
7)
Qual
seria, supostamente, o motivo do assassinato?
8)
Retire
cinco palavras da obra e procure seu significado no dicionário, de acordo com o
contexto.
9)
Que
outro título você poderia dar à história?
10) Faça a ilustração do conto, inserindo
uma imagem representativa.
III. Análise
estrutural do conto:
1)
Informações
técnicas sobre o conto:
a) Título do conto;
b) Autor do conto;
c) Nome do livro em que o conto foi
publicado;
d) Ano de publicação.
2)
Descreva
as personagens que aparecem no conto, caracterizando-as quanto à função
(protagonista, antagonista, secundária).
3)
Descreva
o foco narrativo empregado no conto. Considere: 1ª pessoa –
narrador-personagem; 3ª pessoa narrador-observador. A seguir, destaque
fragmentos do texto que confirmem sua resposta.
4)
Faça
um resumo do conto lido mostrando como o enredo foi desenvolvido.
Divida-o em quatro partes, sintetizando a situação
inicial, o conflito, o clímax e o desfecho.
5)
O
enredo apresenta verossimilhança? Justifique.
6)
Destaque
o fragmento do texto em que o clímax
(ponto mais importante da história) aparece.
7)
O
tempo apresentado no conto lido é cronológico
ou psicológico? Justifique com
partes do texto.
8)
O
conto apresenta flashback? Se sim, destaque um fragmento em que essa técnica
foi empregada.
9)
O
espaço em que se passa o conto é físico
(geográfico) ou social (ambiente)?
Apresente elementos do texto que comprovem sua afirmação.
Observações
importantes:
ð
O
trabalho poderá ser realizado individualmente
ou em duplas;
ð
O
trabalho deverá ser manuscrito, com
letra legível, e não poderá ser escrito a lápis;
ð
Será
fornecida pelo professor, a cada aluno, uma cópia do conto “O caso do afogado misterioso”;
ð
O
trabalho deverá conter capa, índice e
divisão interna, seguindo a estrutura apresentada acima;
ð
As
perguntas deverão ser copiadas no trabalho, sendo seguidas das respostas;
ð
Cópias
entre alunos implicam na anulação do trabalho (plágio).
8) Português (profª Sandra – 7º ano B) O trabalho de Língua Portuguesa será um livro
de crônicas ,eventos aparentemente banais, que ganham
outra "dimensão" graças ao olhar subjetivo do autor. O leitor
acompanha o acontecimento, como uma testemunha guiada pelo olhar do cronista
que tem a pretensão de registrar de maneira pessoal o acontecimento. O autor dá
a um fato corriqueiro uma perspectiva, que o transforma em fato singular e
único.
A crônica tem
como objetivo mostrar ao aluno que as
personagens não têm descrição psicológica profunda, pois são caracterizadas por
uma ou duas características centrais, suficientes para compor traços genéricos,
com os quais uma pessoa comum pode se identificar. Em geral, as personagens não
têm nomes: é a moça, o menino, a velha, o senador, a mulher, a dona de casa. Ou
têm nomes comuns: dona Nena, seu Chiquinho, etc.
O trabalho será
em duplas ou individual.
O
aluno deverá trazer folhas de almaço e
reescrever a narração do dia EM SALA. Não dando tempo hábil, o aluno deverá
terminá-la em casa e deverá trazê-la na
aula seguinte.
Avaliar-se-á
a coerência textual, elementos coesivos, criatividade na apresentação dos fatos, legibilidade, uso
correto de paragrafação, ortografia.
9) Educação Física – (Profª Michelle – 7º
ano A) - Pesquisa
Tema: a importância de Educação Física
no ambiente escolar
Aspectos
a serem considerados:
a)
Por que a educação física é importante?
b)
A alimentação infere no desempenho desta
disciplina?
c)
Qual a importância de uma boa alimentação e a
atividade física para nossa saúde?
d)
Quais os alimentos que contem mais nutrientes
e os que têm mais gorduras saturadas?
e)
Cite
pelo menos 5 deles.
f)
Que efeito eles causam no organismo e como a
atividade física influencia
Poderá
ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do
aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do
trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão,
bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.
10) Educação Física ( Profº Bruno – 7ºano B)
Pesquisa
Tema:
Tênis
Aspectos
a serem considerados:
a)
História;
b)
Regras;
c)
Equipamentos (raquete, bola, quadra, etc.);
d)
Torneios;
e)
Jogadores;
f)
Tenistas famosos (masculino e feminino);
g)
Linguagem do esporte;
h)
Curiosidades.
Poderá
ser feito individual, dupla ou trio. Deverá ser entregue com a capa
(identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de
sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução,
desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e
grampeado.
11) Arte – Prof. Leonardo - Pesquisa
Historia e artística dos
movimentos contemporâneos: Escolher um dos movimentos a seguir: Neoclassicismo,
Romantismo, Realismo, Impressionismo, Expressionismo, Fouvismo, Cubismo,
Abstracionismo, Dadaismo ou Surrealismo. O trabalho deverá ser manuscrito e ter
ilustrações.
O trabalho é individual e
deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e
disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá
constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos
manuscritos em folha almaço e grampeado.
12) Ciências – Prof. Celso
Feito em 3 etapas
1ª etapa(2,0)
Em sala de aula os alunos
irão se reunir em grupos de 4
Elaboração de 4 questões com
as devidas respostas
Escolha feita pelo professor
das questões mais bem elaboradas (criativas)
Lista de questões montadas
com as questões elaboradas pelos alunos
3ª etapa (8,0)
Aplicação da lista de
exercícios em sala de aula (individual).
13)
Espanhol-Profª
Vanessa
Trabalho Bimestral será a Unidad de Repaso do
livro de Espanhol, referente às Unidades trabalhadas para o 4º Bimestre.Será
feito EM SALA, em grupos de 3, com consulta a livro, caderno e dicionário.TODOS
os membros do grupo deverão portar seu material no dia do Trabalho.Teremos
somente UMA aula para realização do trabalho. Como deverá ser entregue, cada
grupo deverá levar a fotocopia das páginas indicadas pela professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário