ROTEIROS DE TRABALHOS DO 8º ANO A/B
1)Português
Profª Silvia: Produção de um Jornal (pode ser em
dupla) – jornal escolar, jornal do bairro ou jornal da cidade. As orientações
serão dadas no decorrer das aulas bimestrais.
Profª Sandra - 8° B -Os alunos farão paráfrases durante o
bimestre nas aulas de Redação.
Toda semana, os alunos trarão artigos de jornal referentes a
Esportes, Economia, Cultura, Política, entre outros discutidos em sala. Deverão passá-las a limpo
em folha de papel almaço e entregá-las no dia da entrega do Trabalho Bimestral. Trabalho individual
2) História – Profª Cleonice
TEMA: A REPÚBLICA VELHA E SEUS MOVIMENTOS
Todo trabalho deve ser elaborado pelo aluno de forma
manuscrita com base nas normas da ABNT. Seguir a sequência do projeto elaborado
nas aulas de Filosofia, cuja sequência está no blog do colégio.
3) Filosofia – Profª Cleonice
Todas as séries estão realizando o trabalho de Filosofia no
projeto de metodologia. São aplicadas as aulas e a pesquisa feita em casa
baseando-se nas informações colhidas na pesquisa na sala de informática. As
datas de entregas são variadas, dependendo da sala, e todas terão retorno para
a conclusão dos trabalhos nas normas estabelecidas na ABNT.
4) Espanhol – Profª Ana Paula -
Invenciones -Objetivo: Explorar a
criatividade do aluno, juntamente com as
habilidades linguísticas do espanhol/LE.
1º Bimestre: Juegos -Procedimentos: Em duplas, os alunos terão que criar
um jogo baseado em um tema ( animais, números, profissões, comidas). O jogo pode
ser baseado nos já existente: dominó, crucigrama, cartas, tabuleiro; e constar
instruções. 2ºBimestre: Parodia Musical -Procedimentos: O aluno deve criar uma
letra de música, em espanhol, baseando-se em uma letra já existente. 3ºBimestre: Objeto -Procedimentos: Os alunos
deverão criar um objeto qualquer que tenha uma utilidade útil e criativa. É
interessante apresentar a criação, mas não sendo possível, deve apresentar o
desenho de sua invenção, juntamente com um informativo contendo o nome e a justificativa
do invento e modo de utilização em
espanhol.
4ºBimestre: Os alunos deverão criar um anuncio publicitário
para o seu invento e apresentá-lo ao
grupo.
4)
Educação Física –
8º ano A Profª Michelle - Os trabalhos e as provas do 4º
bimestre serão práticas.
Será
desenvolvido um circuito com cones, bolas e corridas.
Objetivo:
Desenvolver o controle de bola, agilidade, domínio e concentração.
Prova
bimestral jogo de futebol para a fixação de regras e fundamentos do
futsal
8º ano B
– Profº Bruno
Historia e regras da modalidade do Voleibol:
Surgimento
Quem inventou?
Quando veio ao Brasil?
Primeiro Comitê Internacional
Primeiro Comitê Nacional
Primeiro Titulo Importante
Regras:
Modificações de regras
Regras Atuais
Historia e regras da modalidade do Voleibol:
Surgimento
Quem inventou?
Quando veio ao Brasil?
Primeiro Comitê Internacional
Primeiro Comitê Nacional
Primeiro Titulo Importante
Regras:
Modificações de regras
Regras Atuais
* Seguir as
normas da ABNT que constam no blog do Colégio, para confecção do trabalho.
A realização
do trabalho ocorrerá durante as aulas de Arte e Geografia e consiste em criar
novos territórios, países, estados e ou cidades por meio da junção de
territórios existentes no Mapa do Mundo.
As classes
serão separadas em grupos de até quatro alunos que deverão recriar novos povos
por meio do entendimento da população humana no que se refere à sua
distribuição pela superfície terrestre.
O trabalho
será permeado de variantes do homem no espaço terrestre e no que lhe permite
ser construtor nesse espaço geográfico.
Durante o desenvolvimento do trabalho
os alunos deverão:
- Criar um
novo pais, estados ou cidades misturando territórios reais existentes no Mapa
Mundi;
- Definir
população, sistema de governo, demografia, economia, língua, cultura, espaço
territorial etc.
A
apresentação do trabalho se dará por meio de confecção de cartazes onde deverão
conter todos os itens citados acima. Professores responsáveis: Leonardo e Loide
6)Matemática -
8º ano A – Profª Tiemi/Sub. Profª
Melissa
Tema:
Figuras geométricas no plano cartesiano
Objetivo:
Localizar e representar pontos no eixo cartesiano; Inserir e
executar comandos.
Material:
Ø
Folha
de papel quadriculado
Ø
Régua,
lápis, borracha
Ø
Lápis
de cor e caneta para contornar
Procedimentos:
Trabalho individual, realizado
em sala ou a critério da professora. Desenhe sobre a folha, figuras geométricas
(polígonos) onde os vértices se localizem no ponto do quadriculado. Trace duas
perpendiculares na folha de modo que passe por cima do desenho e enumere ponto
por ponto nos eixos x e y (para melhor visualização, enumere de 5 em 5).
Encontre todos os pontos
cartesianos (x,y) de todos os vértices do desenho e escreva o comando. Por
exemplo: ligar (2,3) a (-5,1). Indique qual cor deve ser pintada em cada figura
geométrica, se houver mais que uma, indique um dos vértices. Por exemplo: pinte
de verde o triângulo de vértice (-5,1).
Entregar à professora, duas
folhas, uma contendo o desenho original e suas coordenadas cartesianas, e outra
folha, apenas com os eixos x e y e os comandos.
Critério
de avaliação:
Ø
Apresentação
do material
Ø
Clareza
e execução dos comandos
Ø
5,0
pontos para a folha original
Ø
5,0
pontos na reprodução do desenho de outro colega.
TRABALHO DE MATEMÁTICA
NOME: ____________________________________
(nome
de quem reproduziu)
ligar: pintar:
(3,4) a (-2,9) a (-6,4) o triângulo verde
(1,3) a (1,4) a (-3,4) a (-3,3)
retângulo azul
(2,3) a (-4,3) a (-4,-4) a (2,-4)
o quadrado
preto
(-4,1) a (-7,2) a (-7,-4) a (-4,-1) o trapézio amarelo
(1,0) a (0,2) a (-2,2) a (-3,0) a (-2,-2) a (0,-2) o hexágono rosa
8º ano B - Profª Carlos Grillo
O trabalho
de matemática será composto de duas fases:
- Primeira
fase (30% da nota): Lista de exercícios para serem entregues na data respectiva
no calendário escolar. A lista deve ser entregue com capa, nome da escola,
data, nome completo do aluno, nº de chamada, série, disciplina e professor.
- Segunda
fase (70% da nota): Trabalho feito em sala de aula, onde o aluno deverá
responder questões baseadas nos exercícios da lista feita em casa.
7) Inglês – 8º ano A/B – Profª Alexandra - o trabalho
será realizado em sala de aula com o uso de dicionário.
8) 8º ano A – Profª Melissa: trabalho dupla
Tema central: Reprodução
Subtemas: - Ciclo Reprodutivo Feminino
humano.
- Gravidez: desenvolvimento do feto.
- Diferenças na reprodução entre mamíferos, aves, répteis e
anfíbios.
- Desenvolvimento embrionário dos vertebrados.
As
duplas devem escolher um dos subtemas.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito
e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora
do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou
justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções
corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de
fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos
e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA:
Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)
RESUMO:
fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo
total do trabalho.
INTRODUÇÃO:
explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os
interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS:
Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de
legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO:
o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o
assunto.
CONCLUSÃO:
colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que
aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não
gostou.
BIBLIOGRAFIA:
citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Apresentação oral: as duplas devem se apresentar oralmente sobre o
assunto pesquisado. Dando aula a todos na sala. Será avaliado o domínio do
tema. Podem ser utilizados cartazes para ilustrar a explicação e fica à
critério dos alunos, lembrando que o capricho e a criatividade também será
avaliada.
8º anoB – Prof. Humberto: trabalho indivudual
Tema central: A saúde do Sistema genital masculino e
feminino
Subtemas: - Doenças sexualmente
transmissíveis (DST´s).
- Métodos contraceptivos.
O aluno deve
escolher um dos subtemas.
Trabalho escrito: deve ser manuscrito
e com data de entrega estabelecida. Não serão aceitos trabalhos entregues fora
do prazo, a única exceção será data mediante apresentação de atestado médico ou
justificativa dos pais ou responsáveis. O aluno deve seguir as instruções
corretamente, caso contrário haverá prejuízo na nota. Desenvolvido através de
fontes variadas como jornais, revistas, sites especializados, livros didáticos
e enciclopédias. Feito em papel almaço com páginas enumeradas. Deve conter:
CAPA:
Com nome, número e série do aluno; título do trabalho e ano (conforme modelo)
RESUMO:
fazer em no mínimo 2 parágrafos e no máximo 5 parágrafos. Um resumo do conteúdo
total do trabalho.
INTRODUÇÃO:
explicar por quais motivos se sentiu motivado a pesquisar o tema, quais os
interesses, o que esperava encontrar, as expectativas e o que encontrou.
FIGURAS:
Podem ser utilizadas para ilustrar o assunto, mas devem ser acompanhadas de
legendas explicativas.
DESENVOLVIMENTO:
o trabalho propriamente dito. Levantar pesquisa sobre o tema e discorrer o
assunto.
CONCLUSÃO:
colocar por escrito se a pesquisa sobre o tema mudou a forma de pensar. O que
aprendeu com a pesquisa. O que foi novidade e o que foi interessante. O que não
gostou.
BIBLIOGRAFIA:
citar o site, o livro, o autor, a data e o título da publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário