sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ROTEIRO DE TRABALHOS DO 4º BIMESTRE - 9º ANO A/B

1)    FILOSOFIA- Profª Cleonice
Os trabalhos desse bimestre serão realizados em sala com o auxílio de uma pesquisa cujo tema será explicado em sala. Para tal ação os alunos deverão pesquisar de forma bem simples o tema e trazer no dia estipulado em sala.
TEMA : SAÚDE PÚBLICA

2)    HISTÓRIA  (profª Cleonice) e GEOGRAFIA (Profª Loide)
Os trabalhos desse bimestre serão realizados em sala com o auxílio de uma pesquisa cujo tema será explicado em sala. Para tal ação os alunos deverão pesquisar de forma bem simples o tema e trazer no dia estipulado em sala. A avaliação terá a participação de duas disciplinas e terão avaliação conjunta.
TEMA : DITADURA X DEMOCRACIA

3)    MATEMÁTICA  - 9.ANO A – Profª TIEMI
Objetivo:Cálculo de área de figuras planas.
Material:
Ø  Folha de sulfite ou cartolina branca
Ø  Folheto de lançamento de casa ou apartamento com a planta, as medidas e a área total
Ø  Lápis, borracha, tesoura e cola.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Estimativa de comprimento e largura
Ø  Esboço do cômodo e cálculo de área.
Ø  Apresentação final
Procedimentos:

            Trabalho realizado em dupla ou a critério da professora. Enumerar os cômodos da planta bem como os corredores e área de serviço. Refazer os formatos dos cômodos com suas medidas em folha de sulfite e calcular a área em m2 (se necessário, repartir o desenho em retângulos e somar as áreas após o cálculo).

4) MATEMÁTICA (Profº Carlos) - 9º ano B – o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação do professor.


5)    INGLÊS – (Profª Alexandra) 9º ano A e B – o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação da  professora, em dupla e uso do dicionário.

6) PORTUGUÊS – 9º ano A  -Prof. Leo Chahad
Cartaz de “Introdução aos Estudos de Literários” / Ensino Médio
Objetivo: Fazer com que o aluno reúna informações sobre os principais autores de literatura portuguesa e brasileira a serem estudados no Ensino Médio, de modo a estabelecer breve perfil sobre sua composição literária. Além disso, pretende-se que o aluno reconheça a presença de figuras de linguagem nos textos literários, tomando-as como recurso expressivo e estilístico na linguagem conotativa, criativa e poética.
Autores selecionados

1.        Luís Vaz de Camões;                                        
2.        Fernando Pessoa;
3.        José Saramago;
4.        Padre Antônio Vieira;
5.        José de Alencar;
6.        Castro Alves;
7.        Machado de Assis;
8.        Olavo Bilac;
9.        Monteiro Lobato;
10.     Augusto dos Anjos;
11.     Mário de Andrade;
12.     Oswald de Andrade;
13.     Manuel Bandeira;
14.     Guimarães Rosa
15.     Graciliano Ramos;
16.     Cecília Meirelles;
17.     Jorge Amado;
18.     ClariceLispector


O cartaz deverá ser elaborado individualmente ou em duplas, conforme orientações a seguir:
  1. Título do cartaz (no centro deverá ser colocado o nome do autor escolhido);
  2. Foto representativa (do lado esquerdo);
  3. Breve biografia do autor (abaixo da foto – lado esquerdo);
  4. Citação / trecho de um texto em prosa ou em verso representativo no qual se destaque uma figura de linguagem utilizada pelo autor (lado direito – porção superior);
  5. Explicação teórica sobre figura de linguagem encontrada no item anterior. (lado direito - porção inferior).
Exemplo:

 




Observações importantes:
a) As informações do trabalho deverão ser digitadas e/ou recortadas, e coladas no Papel Color Plus®
b) O aluno que fizer o cartaz usando letra cursiva (“de mão”) deverá ter uma letra impecável, pois os trabalhos serão expostos;
c) Os dados sobre o trabalho serão apresentados ORALMENTE, na forma de SEMINÁRIO, tal como fizemos no 1º bimestre! (Sem consulta ou papel na mão).

7)    Português (Profª Sandra – 9º ano B)
Os alunos confeccionarão um Roteiro de Viagem. Pesquisarão sobre vários lugares, sua geografia, parte histórica, cultura, gastronomia entre outros. Terão que imprimir fotos desses lugares e trazer para aula. Este trabalho será feito em sala de aula. As pesquisas serão pedidas com uma semana de antecedência. 
Trabalho em dupla ou individual.

8)    Educação Física – (Profª Michelle – 9º ano A) - Pesquisa
Tema: a importância de Educação Física no ambiente escolar
Aspectos a serem considerados:
a)    Por que a educação física é importante?
b)    A alimentação infere no desempenho desta disciplina?
c)    Qual a importância de uma boa alimentação e a atividade física para nossa saúde?
d)    Quais os alimentos que contem mais nutrientes e os que têm mais gorduras saturadas?
e)     Cite pelo menos 5 deles.
f)     Que efeito eles causam no organismo e como a atividade física influencia
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.

9)    Educação Física ( Profº Bruno – 9ºano B) Pesquisa
Tema: Tênis
Aspectos a serem considerados:
a)    História;
b)    Regras;
c)    Equipamentos (raquete, bola, quadra, etc.);
d)    Torneios;
e)    Jogadores;
f)     Tenistas famosos (masculino e feminino);
g)    Linguagem do esporte;
h)   Curiosidades.
Poderá ser feito individual, dupla ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos manuscritos em folha almaço e grampeado.

10) Química – Profª Daniela – o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação do professor.

11)     Arte – Profº Leonardo – Pesquisa
Tema: Arte Africana e Indígena. Suas influências na arte mundial. O trabalho é individual e ter ilustrações. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.

12)    Trabalho de Física  – 3ºBIM/2013 – Profº Eric – 9ªano A/B
INSTRUÇÕES GERAIS:
Tema: Experimentos de Física
1º Parte: Os conteúdos de Física dos experimentos serão apresentados e distribuídos pelo Professor.

ROTEIRO DE TRABALHOS DO 4º BIMESTRE - 8º ANO A/B

1)    FILOSOFIA -  Profª Cleonice
Os trabalhos desse bimestre serão realizados em sala com o auxílio de uma pesquisa cujo tema será explicado em sala. Para tal ação os alunos deverão pesquisar de forma bem simples o tema e trazer no dia estipulado em sala.

TEMA : IDOSO E SOCIEDADE


2)    HISTÓRIA (Profª Cleonice)  e  GEOGRAFIA (Profª Loide)
Os trabalhos desse bimestre serão realizados em sala com o auxílio de uma pesquisa cujo tema será explicado em sala. Para tal ação os alunos deverão pesquisar de forma bem simples o tema e trazer no dia estipulado em sala. A avaliação terá a participação de duas disciplinas e terão avaliação conjunta.

TEMA : POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE


3)     Matemática - 8o.ANO A – Profª TIEMI

Tema:  Figuras geométricas no plano cartesiano
Objetivo:Localizar e representar pontos no eixo cartesiano; Inserir e executar comandos.
Material:
Ø  Folha de papel quadriculado
Ø  Régua, lápis, borracha
Ø  Lápis de cor e caneta para contornar
Procedimentos:
                Trabalho individual, realizado em sala ou a critério da professora. Desenhe sobre a folha, figuras geométricas (polígonos) onde os vértices se localizem no ponto do quadriculado. Trace duas perpendiculares na folha de modo que passe por cima do desenho e enumere ponto por ponto nos eixos x e y (para melhor visualização, enumere de 5 em 5).
                Encontre todos os pontos cartesianos (x,y) de todos os vértices do desenho e escreva o comando. Por exemplo: ligar (2,3) a (-5,1). Indique qual cor deve ser pintada em cada figura geométrica, se houver mais que uma, indique um dos vértices. Por exemplo: pinte de verde o triângulo de vértice (-5,1).
                Entregar à professora, duas folhas, uma contendo o desenho original e suas coordenadas cartesianas, e outra folha, apenas com os eixos x e y e os comandos.
Critério de avaliação:
Ø  Apresentação do material
Ø  Clareza e execução dos comandos
Ø  5,0 pontos para a folha original
Ø  5,0 pontos na reprodução do desenho de outro colega.

TRABALHO DE MATEMÁTICA


NOME: _________________________________________________

                                               (nome de quem reproduziu)
ligar:                                                                                                  pintar:
(3,4) a (-2,9) a (-6,4)                                                                         o triângulo verde
(1,3) a (1,4) a (-3,4) a (-3,3)                                                             o retângulo azul
(2,3) a (-4,3) a (-4,-4) a (2,-4)                                                           o quadrado preto                    
(-4,1) a (-7,2) a (-7,-4) a (-4,-1)                                                        o trapézio amarelo
(1,0) a (0,2) a (-2,2) a (-3,0) a (-2,-2) a (0,-2)                o hexágono rosa




  

4)    MATEMÁTICA (Profº Carlos) - 8º ano B – o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação do professor.

5)    INGLÊS – (Profª Alexandra) – o trabalho bimestral será ministrado em sala de aula com a supervisão e orientação da  professora, em dupla e uso do dicionário.

6)    PORTUGUÊS – profª Sandra (8º ano B)
Os alunos  farão um jornal durante o bimestre nas aulas de Redação.
Toda semana, os alunos trarão artigos   referentes a Esportes, Economia, Cultura, Política, entre outros discutidos em sala. Assim poderão entrar em contato com várias notícias e participarão da produção das edições , tendo  contato com os gêneros jornalísticos.
Entregarão  no dia da entrega do Trabalho Bimestral.
Trabalho individual ou trio.

7) PORTUGUÊS – 8º ano A  Prof. Leo Chahad
Elaboração de um jornal escolar
Objetivos: De modo geral, o presente trabalho permitirá ao aluno entrar em contato com o universo jornalístico impresso, apropriando-se de sua estrutura, com vistas a compô-la de forma autônoma, com autoria. Como objetivos específicos, o aluno será capaz de não só de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico, mas também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá: a) Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia; b) Avaliar se o texto é claro; c) Compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos; d) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.
Estrutura do trabalho:
ð  Primeira página (nome do jornal, acompanhado de suas principais manchetes);
ð  Seção 1: Editorial do jornal (opinião do jornal, com qual objetivo o jornal foi elaborado, para quem?);
ð  Seção 2: Acontece na escola (agenda de atividades e eventos escolares);
ð  Seção 3: Opinião do aluno (fato e opinião sobre algum assunto do universo escolar);
ð  Seção 4: Com a palavra o aluno (denúncia);
ð  Seção 5: Destaque da vez (entrevista com algum funcionário da escola);
ð  Seção 6: Esporte e lazer;
ð  Seção 7: De olho nas notas... (dicas de estudos, cursos...);
ð  Seção 8: Cultura é tudo (indicação de filme, livros, músicas, teatro...);
ð  Seção 9: - Etc. e tal... (recadinhos, moda, humor, horóscopo, fofoca, aniversariante, curiosidades, passatempos, cruzadinhas, jogo dos 7 erros, tirinhas, entre outros).
Observações importantes:
  • O trabalho poderá ser realizado individualmente, ou em grupos de até 04 (quatro) alunos;
  • Cada seção do jornal deverá ocupar uma folha, acompanhada de fotos ilustrativas;
  • O trabalho deverá ser digitado em fonte Arial (texto no tamanho 12) com os títulos em “negrito” – observar a diagramação de um jornal, conforme explicitado em aula;
  • A última folha do trabalho deverá conter o nome dos integrantes do grupo.

8)Educação Física – (Profª Michelle – 8º ano A) - Pesquisa
Tema: a importância de Educação Física no ambiente escolar
Aspectos a serem considerados:
a)    Por que a educação física é importante?
b)    A alimentação infere no desempenho desta disciplina?
c)    Qual a importância de uma boa alimentação e a atividade física para nossa saúde?
d)    Quais os alimentos que contem mais nutrientes e os que têm mais gorduras saturadas?
e)     Cite pelo menos 5 deles.
f)     Que efeito eles causam no organismo e como a atividade física influencia
Poderá ser feito individual ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.


9)    Educação Física ( Profº Bruno – 8ºano B) Pesquisa
Tema: Tênis
Aspectos a serem considerados:
a)    História;
b)    Regras;
c)    Equipamentos (raquete, bola, quadra, etc.);
d)    Torneios;
e)    Jogadores;
f)     Tenistas famosos (masculino e feminino);
g)    Linguagem do esporte;
h)   Curiosidades.
Poderá ser feito individual, dupla ou trio. Deverá ser entregue com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos, manuscrito em folha almaço e grampeado.

10)     Arte - Leonardo
 Pesquisa sobre um grande arquiteto brasileiro e suas obras. O trabalho é individual e deverá ter ilustrações. Entregar  com a capa (identificação do aluno, sala, data e disciplina) e contracapa em papel de sulfite e o corpo do trabalho deverá constar índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexos,  manuscrito em folha almaço e grampeado.

11)    Ciências- Profº Celso
Feito em 3 etapas
1ª etapa(2,0) - Em sala de aula os alunos irão se reunir em grupos de 4
Elaboração de 4 questões com as devidas respostas
2ª etapa (0,0) - Escolha feita pelo professor das questões mais bem elaboradas (criativas)
Lista de questões montadas com as questões elaboradas pelos alunos
3ª etapa (8,0)- Aplicação da lista de exercícios em sala de aula (individual).

12)    Espanhol – Profª Vanessa
Trabalho Bimestral será a Unidad de Repaso do livro de Espanhol, referente às Unidades trabalhadas para o 4º Bimestre.Será feito EM SALA, em grupos de 3, com consulta a livro, caderno e dicionário.TODOS os membros do grupo deverão portar seu material no dia do Trabalho.Teremos somente UMA aula para realização do trabalho. Como deverá ser entregue, cada grupo deverá levar a fotocopia das páginas indicadas pela professora.