sexta-feira, 23 de março de 2012

Exercícios de Física - 9ª ano A/ B


9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 2012
Prof. Marcelo Franco Moura

ATIVIDADE DE FÍSICA – GASES PERFEITOS

1)    Um gás perfeito ocupa, à temperatura de 250 K, um volume de 200 cm³. Em que temperatura esse volume se tornará igual a 300 cm³, se a pressão for mantida constante?

2)    Um gás ocupa um volume de 3,0 e à temperatura de 200 K. Que volume irá ocupar se a temperatura for alterada para 300 K, mantendo-se constante a pressão?

3)    Quinze litros de um gás foram medidos a 27ºC. Qual o novo volume ocupado a 47ºC, supondo que a pressão tenha se mantido constante?

4)    Um gás ocupa um volume de 5 litros e sua temperatura é de 127ºC. Através de uma transformação isobárica sua temperatura atinge 327ºC. Qual o volume ocupado pelo gás?

5)    Um gás, suposto ideal, está contido num recipiente cujo volume se mantém constante a qualquer temperatura. Se a pressão do gás é de 2.105 N/m², a 27ºC, A 327ºC qual será sua nova pressão, em N/m²?

6)    A temperatura de uma certa quantidade de gás ideal, à pressão de 1,0 atm, cai de 400 K para 320 K. Se o volume permaneceu constante, determine a nova pressão, em atm.

7)    Um recipiente hermeticamente fechado contém 20 litros de um gás perfeito a 50ºC sob pressão de 1 atm. Mantendo-se o volume constante, o gás é aquecido até uma temperatura T e pressão de 4 atm. Calcule a temperatura T.

8)    Em um recipiente de volume invariável, temos um gás a uma temperatura de 177ºC. Esse gás é aquecido passando sua temperatura para 227ºC a uma pressão de 2 atm. Qual era a pressão do gás antes de ser aquecido?

9)    Um recipiente contém 20 litros de oxigênio a 2 atm de pressão e 227ºC. Qual será o valor da nova pressão se esse gás for passado para um recipiente de 10 litros à mesma temperatura?

10) Sob pressão de 5 atm e à temperatura de 0ºC, um gás ocupa o volume de 45 litros. Determine sob que pressão o gás ocupará o volume de 30 litros, se for mantida constante a temperatura.

11) Qual o volume assumido por 40 litros de um gás cuja pressão pas­sa de 600 para 800 mmHg em temperatura constante?

12) Um gás perfeito, a uma pressão de 10 atm, ocupa um volume de 4 litros. Ele sofre uma transformação isotérmica e seu volume atinge 10 litros.
Determine a nova pressão exercida pelo gás, em atm.

13) Na temperatura de 300 K e sob pressão de 1 atm, uma massa de gás perfeito ocupa o volume de 10 litros. Calcule a temperatura do gás quando, sob pressão de 2 atm, ocupar o volume de 20 litros.

14) Um mol de gás Ideal, sob pressão de 2 atm, e temperatura de 27ºC, é aquecido até que a pressão e o volume dupliquem. Determine a temperatura final do gás, em graus Celsius.

15) Num recipiente de volume constante é colocado um gás à temperatura de 400 K e pressão de 75 cmHg. Qual é a pressão à temperatura de 1200 K?

16) Dois litros de um gás encontram-se a 27ºC, sob 600 mmHg. Qual será a nova pressão do gás, a 127ºC, com o volume de 10 litros?

17) Um gás ideal sob pressão de 4 atm ocupa um volume de 3 litros à temperatura de 127ºC. Determine em que temperatura o volume de 6 litros do gás exerce pressão de 4 atm.

18) Vinte litros de hidrogênio foram medidos a 27ºC e 700 mmHg de pressão. Após sofrer uma transformação, seu volume passou a 28 li­tros e sua temperatura para 87ºC. Qual a pressão no estado final?

19) Uma dada massa de um gás perfeito está a uma temperatura de 300 K, ocupando um volume V e exer­cendo uma pressão p.
Se o gás for aquecido e passar a ocupar um volume 2V e exer­cer uma pressão 1,5 p, determine a sua nova temperatura, em Kelvin.

20) Um gás perfeito tem volume de 300 cm³ a certa pressão e temperatura. Duplicando simultaneamente a pressão e a temperatura absoluta do gás, determine seu novo volume.

21) Um gás está inicialmente à temperatura T0, pressão p0 e volume V0. É submetido a um processo que o leva à pressão 2p0 e à temperatura 4T0. Determine o volume final VF.

22) Um gás perfeito é mantido em um cilin­dro fechado por um pistão. Em um estado A, as suas variáveis são: PA = 2,0 atm; VA = 0,90 litros; qA = 27ºC. Em outro es­tado, B, a temperatura é qB = 127ºC e a pressão é PB = 1,5 atm. Nessas condições, determine o volume VB, em litros.

23) Certa massa de hidrogênio ocupa o volume de 500 cm³ a uma pressão de 600 mm Hg e à temperatura de 27ºC. Calcule a pressão exercida pela mesma massa de hidrogênio, ocupando o volume de 250 cm³ à temperatura de 0ºC.

24) 60 ℓ de nitrogênio a 27ºC exercem uma pressão p. Se a temperatu­ra passar a 77ºC e a pressão for reduzida de 1/8, qual o novo volume?

25) Um gás perfeito, a 47ºC, ocupa um volume de 6,0 litros, exercendo uma pressão igual a 2,0 atm. Se reduzirmos o volume à metade e elevarmos a temperatura a 207ºC, qual será o novo valor da pressão?


quinta-feira, 8 de março de 2012

9º Ano A/B Espanhol -Tebeo


9º Ano :Tebeo


Objetivo:Aprimorar a habilidade escrita.

1º Bimestre: uma brevehistória em quadrinhos envolvendo o uso de falsos amigos
Procedimentos: O aluno deverá fazer uma representação com figuras e palavras, fazendo uso de falsos amigos, (falsos cognatos), apresentando um mal entendido entre um hispano falante e um brasileiro.
            2ºBimestre: uma fábula
Procedimentos:O aluno pesquisará uma fábula de sua preferencia e traduzirá aoespanhol; apresentando as duas versões do texto.
            3ºBimestre : um poema
Procedimentos: Espera-se que o aluno pesquise alguns poetas e poemas hispânicos para inspiração e escreva um poema de sua autoria.
4º Bimestre: uma narrativa
Procedimentos:Deverá escrever uma narrativa de própria autoria na língua espanhola.

8º Ano A/B Espanhol - Invenciones


8º Ano: Invenciones

Objetivo: Explorar a criatividade do aluno, juntamente comas habilidades linguísticas do espanhol/LE.
1º Bimestre: Juegos
Procedimentos: Em duplas, os alunos terão que criar um jogo baseado em um tema ( animais, números, profissões, comidas). O jogo pode ser baseado nos já existente: dominó, crucigrama, cartas, tabuleiro; e constar instruções.

2ºBimestre: Parodia Musical
Procedimentos: O aluno deve criar uma letra de música,em espanhol,  baseando-se em uma letra já existente.

3ºBimestre: Objeto
Procedimentos: Os alunos deverãocriar um objeto qualquer que tenha uma utilidade útil e criativa. Éinteressante apresentar a criação, mas não sendo possível, deve apresentar o desenho de sua invenção, juntamente com um informativo contendo o nome e a  justificativa do invento.

4ºBimestre:Os  alunos deverão  criar um anuncio publicitário para o seu invento e  apresentá-lo ao grupo. 





¡Sé creativo!

7º Ano A/B Espanhol - CULTURA HISPÁNICA


7º Ano: CULTURA HISPÁNICA

Objetivo:Conhecer os países hispânicos e sua diversidade artística/ cultura.
Justificativa:Aproximar nossos alunos da cultura hispânica, fazendo-os conhecer, através de pesquisas, um pouco da  diversidade  cultural, desfazendo-se qualquer imagem, estereótipo, preconceitoa respeito das diferenças culturais.
Procedimentos:Em duplas, deverão escolher um país hispano falante para pesquisarem:
1º Bimestre:
 - Dados sócio econômico e demográfico: localização, bandeira, moeda, número de habitantes, economia.
- Pontos turísticos.
2º Bimestre:
- Culinária
-Festas típicas
3º Bimestre:
-Representações artísticas: música, autores,pintores...
4º Bimestre:
-Apresentação: Os alunos deverão fazer um folheto do país pesquisado com o resumo da pesquisa para seus companheiros de salae fazer uma apresentação do país, podendo apresentar uma comida típica, um traje, uma música, objetos típicos etc.

6º ano A/B Espanhol Projeto: Diccionario Pictórico


6º ano Projeto: Diccionario Pictórico

Objetivo:Ampliar o conhecimento  lexical de diferentes temas em espanhol; adquirindo o vocabulário básico desta língua estrangeira.
Justificativa:Apresentar-lhes diferentes léxicos da língua espanhola, aumentando o vocabulário e incentivando - lhes a   autonomia de aprendizagem. O trabalho servirá para consultas futuras.
Procedimentos:Solicitar aos alunos recortes de ilustrações referente ao tema solicitados a cada bimestre e pesquisar o nome em espanhol. A cada bimestre serão 4 temas, relacionados com o conteúdo a ser estudado, e um número mínimo de figuras/palavras  a ser apresentada.